TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Biogood - Adm Estratégica

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Campus de Joaçaba

Área das Ciências Sociais Aplicadas – ACSA

Curso: Administração

Disciplina: Administração Estratégica

Professor: Juliano Danilo Spuldaro

Acadêmicas: Ana Cássia de Barba e Karinne Schazmann

ATIVIDADE – Análise do Caso Biogood à luz de conceitos da Estratégia

Questão 1 – Michael Porter (1991) propõe uma noção genérica de estratégias para aquisição de vantagem competitiva por uma organização em relação aos seus concorrentes, segundo ele as organizações podem atuar:

a) Visando a liderança no custo: Não, pois:

- Não há evidencias no caso aprontado para um trabalho especifico de minimização de custos;

- Há um grande investimento em manter a reputação perante o elo principal do canal de distribuição que é composto pelos médicos;

- Há grandes dispêndios em P&D relatados no caso assim como profissionais altamente capacitados que certamente implicam em custos altos para a empresa.

b) Investindo na diferenciação de seus produtos: Sim, pois:

- Todo o caso aponta para a ação intensiva da empresa em agregar valor ao produto por meio da tecnologia empregada em sua fabricação;

- Os investimentos na construção de reputação com o canal de distribuição atuam como propaganda e marketing dos produtos possuindo eficiência muito alta nessa tarefa;

- A diferenciação ocorre especialmente no contato do médico com as mães e pelo fato de o produto ser bastante tradicional.

c) Determinando seu enfoque de atuação: Não, pois:

- A indústria dos substitutos do leite materno se mostra um setor bastante amplo;

- Os subsídios apontam para a empresa atender todos os segmentos e não apenas um dentro da referida indústria.

Questão 2 – A forma mais difundida no campo de estratégia para se compreender os determinantes da vantagem competitiva e do desempenho superior é identificar os recursos essenciais das firmas que competem na indústria em questão. A Biogood é certamente uma empresa que possui vantagens competitivas ante suas concorrentes e que usufrui de retornos superiores em termos financeiros. Para compreender a origem dessa vantagem competitiva deverão ser analisados pelo menos um recurso que ela possui de cada um dos tipos abaixo:

Recurso

Valioso

Raro

Difícil de imitar?

Difícil de substituir?

Essencial?

RFin – Alta margem de lucro (reinvestido)

S

S

S

S

S

RFis – Plantas de fabricação altamente desenvolvidas e eficientes

S

S

S

S

S

RHI – Equipe de pesquisa altamente qualificada

S

S

S

S

S

RO – Reputação perante os canais da distribuição

S

S

S

S

S

Conclui-se a existência de recursos essenciais em todas as categorias apresentadas. Certamente, a articulação destes recursos tona a empresa mais eficiente e os recursos difíceis de serem movidos ou transacionados. A curva de experiência decorrente da articulação dos recursos leva a inferir que no geral eles são heterogêneos em relação às demais concorrentes.

Por fim, o desempenho superior e a vantagem competitiva existentes no caso da empresa aparentam ser sustentados pelos recursos apresentados em uma situação bastante favorável mesmo que se prospectando o longo prazo.

Questão 3 – Porter argumenta que novos entrantes são encorajados a ingressarem em mercados porque as empresas que já estão estabelecidas nele estão tendo retorno financeiro acima do normal. As empresas que buscam uma fatia desse lucro acima do normal, entram no mercado e podem aumentar a competição na indústria e fazer também reduzir (ou redistribuir) a rentabilidade de outras empresas com guerra de preços. As empresas já estabelecidas podem criar barreiras para os novos entrantes e a estes por sua vez cabe tentar analisar da melhor forma possível a existência dessas barreiras. Suponha que um grupo de acionistas percebeu os resultados positivos da empresa Biogood e resolveu entrar neste mercado, inicialmente, no Brasil, e solicitou a você que desenvolva uma análise das dificuldades inerentes a isso utilizando as proposições de Porter (elencadas abaixo). Procure inferir os resultados a partir dos dados constantes no caso (mesmo que eventualmente eles pareçam insuficientes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com