TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Cervejaria

Por:   •  21/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Previdência social é um dos fatores que contribuem para o déficit público brasileiro

Ela é o seguro social para a pessoa que contribui com o objetivo de reconhecer e conceder direitos dos segurados e sendo assim, transferir renda para o contribuinte quando este perde a capacidade de trabalho. ( doença invalidez idade avançada etc.)

Sistema previdenciário: cada indivíduo custeia a sua própria aposentadoria por meio da capitalização prévia dos próprios recursos, ao longo da sua vida ativa as contribuições são feitas.

Sistema de repartição: as aposentadorias dos inativos de hoje serão financiadas pelas contribuições dos ativos de hoje. Sistema solidário.

Sistema híbrido: mecanismo de capitalização junto com o mecanismo de repartição.

O Brasil iniciou com o sistema de capitalização e por conta dos desequilíbrios trocou pelo sistema de repartição.

Os problemas do regime previdenciário que acabam por apresentar déficit são resultado de 3 fatores: envelhecimento da população l, benevolência e generosidade do estado e problemas atuarios nos cálculos da relação das receitas e benefícios ( desequilíbrio entre os cálculos das contribuições frente aos cálculos dos benefícios.

O volume de contribuição é menor que o volume de benefícios.

Constituição de 88

Aumento dos direitos (como extensão da aposentadoria proporcional para mulheres e redução de 5 anos da idade da aposentadoria dos trabalhadores rurais) sem esforço do aumento da receita da previdência, aumentando os gastos da previdência ao longo do tempo

Sistema federativo (União estado e municípios) e o fenômeno da descentralização

A descentralização é a distribuição do poder de recursos e responsabilidades entre as 3 esferas do governo, dando maior autonomia aos Estados e municípios.

Motivos para descentralização (3)

1 fatores econômicos busca de alocação de recursos mais eficientes, determinar qual das esferas do governo pode administrar de forma eficiente os impostos, gastos, transferências ..

2 fatores culturais políticos e institucionais: o Governo central transfere recursos p/ os gov. Subnacionais. A descentralização promoverá uma maior participação política da população local. Fortalecendo a governabilidade, as instituições democráticas e tem maior envolvimento dos cidadãos.

3 Fatores geográficos para nações de grande área territorial, a descentralização tende a promover maior eficiência na gestão dos recursos e no atendimento às demandas locais.

Modelos de descentralização

1 modelo do agente principal: governo estabelece as responsabilidades de cada unidade subnacionais. Unidades recebem recursos do governo central e prestam contas.

Problema: falta de autonomia do governo

2 modelo da eleição publica: o processo de decisão é por parte dos cidadãos, por meio da eleição dos governos locais. Tem maior autonomia dos governos subnacionais que devem financiar maior parte de suas despesas com recursos próprios.

Problema: dificulta execução de atividades com objetivos nacionais.

O modelo brasileiro é híbrido, uma combinação dos dois modelos, pois os governos estaduais e municipais recebem transferências da União e também usamos a eleição para eleger o poder público local.

Falhas do governo

Accountability trata-se do controle dos atos dos governantes em relação ao programa do governo a corrupção ou a preservação de direitos fundamentais dos cidadãos.

Responsabilização politica: mecanismos institucionais por meio Onde os governantes respondem por seus atos ou omissões perante os governados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com