TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Cervejaria

Por:   •  22/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 6

Questões

  1. Descreva a cadeia de suprimentos da Guiness

O fornecedor primário da cadeia de produção é o agricultor que planta e que realiza a colheita para então encaminhar a cevada para o fornecedor secundário da Guiness, que é o produtor de malte. Nesse primeiro momento, é interessante destacar que os agricultores são cuidadosamente selecionados para que apenas as melhores colheitas se encaminhem para a fábrica BoortMart. Então, começa todo o processo de conversão da cevada em cevada maltada. Após essa etapa, os cereais são transportados para a fábrica Guiness e armazenados no armazém de cereais. As etapas que ocorrem dentro da fábrica envolvem a torrefação, mistura, filtração, mistura com o lúpulo, fermentação com auxílio da levedura, que transforma açúcar em álcool e maturação.

Outro ponto que merece destaque se refere aos processos de transporte interno que ocorre através de três túneis subterrâneos, onde circula o vapor, a cerveja fermentada e pessoas que precisam passar de uma parte da fábrica para outra. Nesse ponto, percebe-se a preocupação da empresa com investimentos que visem a melhoria da cadeia de suprimentos.

Depois da etapa de provação feita por especialistas nos sabores da cerveja, caminhões recebem a cerveja em tanques e se encaminham ou para os centros de empacotamento ou para navios que levarão os tanques para localidades além-mar. Nesses centros, a cerveja é armazenada em um tanque maior e é empacotada em diversas embalagens, tanto primárias (garrafas, latas) como secundárias (caixas de diversos tamanhos, embalagens de papelão). Então essas embalagens recebem a embalagem terciária com a finalidade de transportar a cerveja mais uma vez, agora para os centros de venda que englobam, principalmente, bares tradicionais da Irlanda (No entanto, mundialmente podem ser encontrados outros tipos de pontos de venda).

Portanto, a cadeia de suprimentos da Guiness pode ser considerada como parte da função estratégica da empresa, uma vez que coordena os fornecedores, clientes, serviços terceirizados, fábricas e consumidor final de modo a produzir o que o cliente quer e receber informações constantes dos seus desejos e aspirações. Ademais, a empresa preza constantemente pela criação de valor nos elos da cadeia produtiva, ou seja, a cada etapa mais qualidade e controle são agregados com o objetivo de produzir uma cerveja reconhecida.

  1. Que tipo de atitudes a empresa toma para elevar seu nível de serviço?

Primeiramente, ela opta por um fornecedor de malte que mantenha o nível de qualidade elevado, demonstrado no documentário através dos rigorosos testes que as sementes de cevada são submetidas antes do aceite para a produção de malte como, por exemplo, umidade e consistência da semente. Depois, logo na entrada da fábrica Guiness, as sementes maltadas passam por outros testes para conferir se estão adequadas e durante todos os outros processos, o controle constante é mantido tanto por maquinários precisos quanto por pessoas que levam à risca os padrões de qualidade, por exemplo, através da retirada de um barril do processo por hora para que haja verificação da qualidade da cerveja. Inclusive a água vem de um lugar nas montanhas para garantir que seja pura e com pouco cálcio, substância que é ruim para a produção de uma boa cerveja. Além disso, depois de todo o processo de fabricação, os tanques ainda passam por peritos para comprovar se realmente o sabor está adequado.

Outro fator que faz com que a empresa eleve seu nível de serviço é a promoção do evento Arthur’s Day com concertos de rock da própria fábrica, isso fez com que a cerveja ganhasse uma espécie de cultura que as pessoas querem participar e compartilhar. Durante esse evento, a Guiness envia funcionários para inspecionar os bares que fazem parcerias com a empresa e exigem temperatura adequada e processos corretos para se servir a cerveja

Mais um ponto que deve ser observado são as inovações constantes buscando agregar valor a experiência do consumidor, como, por exemplo uma espuma mais estável e que não ocupe muito o espaço do copo, mas sim que assente de maneira adequada depois de um tempo. Para chegar nisso, foram feitas inúmeras pesquisas buscando a quantidade certa de gases dissolvidos. A Guiness também ouviu o consumidor, pois eles queriam experimentar em casa a mesma sensação da espuma que experimentam no bar. Por isso criaram a tecnologia “widget” que libera nitrogênio quando a lata é aberta.

  1. Como o excesso na entrega de grãos foi tratado no vídeo? Você considera correto? O que deveria ser feito para melhorá-lo?

Como os armazéns não tem tamanho suficiente para guardar as 4 mil toneladas de cevada que chegavam freneticemente todos os dias, ela é armazenada no pátio para que os caminhões não parem com as entregas, visto que a fila alcança quilômetros de extensão. A fábrica então tem 12 horas para receber toda a cevada e não a danificar, sendo que a mudança de local da cevada começa 20h. O administrador da planta afirma que ela deve ser retirada do pátio o mais rápido possível.

Do meu ponto de vista este não é o tratamento adequado para os grãos, pois podem acontecer imprevistos, como fortes chuvas, neblina, aumento da umidade do ar e fortes ventos que acabam prejudicando as sementes ou até mesmo causando um desperdício. Pensando na questão de melhoria, existem duas alternativas que eu consideraria implantar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com