TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Congêneres

Por:   •  22/11/2017  •  Seminário  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 8

Congêneres da Fundação Abrinq

Instituições que participam do Terceiro Setor, são instituições que não competem diretamente entre si, sobrevivem de doações e de investimento privado e na maioria das vezes possuem os mesmo objetivos e beneficiários. Assim torna-se difícil classificar as instituições do mesmo ramo da Fundação Abrinq como concorrentes, pois apesar de cada uma atuar no mercado de uma maneira diferente, uma contribui com a outra para atingir a missão estabelecida que é a construção de uma infância mais saudável e próspera. Dessa forma essas instituições são nomeadas de congêneres, que tem por definição algo que se assemelha, similar ou semelhante, que possui a mesma origem que outro.

A Fundação Abrinq é uma das maiores entidade nacional voltada ao atendimento da criança e do adolescente. E tem como congênere direto as seguintes instituições:

AACD

Associação de Assistência à Criança Deficiente que é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha há mais de 60 anos pelo bem-estar de pessoas com deficiência física. Fundada em 1950 pelo Dr. Renato da Costa Bomfim. Tem como missão, promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social.

E para preservar o compromisso de qualidade e excelência, manifestado em cada atendimento na AACD, foram criados diversos canais de captação de recursos, entre eles a sua principal estratégia para a obtenção de recursos, visibilidade e sensibilização que é o Teleton, que tem por objetivo garantir à Instituição autonomia e proposta de sustentabilidade, e todo ano reúne artistas, apresentadores e personalidades numa maratona televisiva em busca de doações, sendo este evento o responsável por mais de 50% de toda a arrecadação anual da AACD.

Instituto Ayrton Senna

Que é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Há mais de 20 anos, a sua missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida em todas as suas dimensões. São impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, onde atuam em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências.

Suas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estão em 17 Estados e mais de 660 municípios e beneficiam a educação de mais de 1,5 milhão de alunos por ano.

GRAACC 

É uma instituição sem fins lucrativos, criada para garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida. O hospital do GRAACC possui cerca de 3.000 crianças atendidas anualmente, entre sessões de quimioterapia, consultas, procedimentos ambulatoriais, cirurgias, transplantes de medula óssea e outros. Além de diagnosticar e tratar o câncer infantil atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa.

Nasceu em 1991, graças à iniciativa do Dr. Sérgio Petrilli, chefe do setor de Oncologia do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, o engenheiro voluntário Jacinto Antonio Guidolin e Sra. Léa Della Casa Mingione, voluntária do Hospital do Câncer.

Além desses, verificamos por meio de pesquisas que o Instituto Ronald McDonald também pode ser considerado um congênere da Fundação Abrinq apesar de não ser citado no estudo de caso, ele atende os pré-requisitos para tal.

Instituto Ronald McDonald

Tem por missão promover a saúde e a qualidade de vida de adolescentes e crianças com câncer. É uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve e coordenam programas que possibilitam o diagnóstico precoce, o encaminhamento adequado, o acolhimento e o atendimento integral de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.

Desde sua fundação, em 8 de abril de 1999, tem ajudado a transformar a história da oncologia pediátrica brasileira. Em 18 anos de dedicação já destinou mais de R$ 330 milhões, beneficiando cerca de 3 milhões de crianças e adolescentes.

O Instituto faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, responsável pela coordenação dos Programas Globais Casa Ronald McDonald e Espaço da Família Ronald McDonald.

Beneficia mais de 60 mil famílias que recebem o diagnóstico de câncer no Brasil, por meio de seis Casas Ronald McDonald, três Espaços da Família Ronald McDonald, cerca de 80 instituições parceiras para o Programa Atenção Integral e mais de 15 mil profissionais de saúde que receberam capacitação por meio do Programa Diagnóstico Precoce.

Congênere do Projeto Creche para Todas as Crianças

A Fundação Abrinq apresenta programas com foco específico na primeira infância (criança de 0 a 3 anos), como no caso do Projeto Creche para Todas as Crianças, esse projeto envolve não somente a construção e gerenciamento de creches, mas todo o processo que garante a participação de criança de até 3 anos em instituições socioeducativas, sejam privadas ou públicas. E em relação a esse projeto os congêneres podem ser considerados instituições que prestam serviços similares, priorizando saúde, educação e proteção para crianças dessa faixa etária, como por exemplo, as organizações:

Lar da Tia Maria

Fundado em 1969, pela Tia Maria, onde mães deixavam seus filhos na casa da mesma, que de coração aberto às acolhia, bem cedinho os ainda bebês e os maiores, após o período das aulas, uma forma de protegê-los dos perigos das ruas e dar total tranquilidade das mães. Nas escolas do entorno, professores e gestores que já conheciam o trabalho, também indicavam a Casa da Tia Maria. Gradativamente começaram a chegar pessoas que oferecia ajuda, trazendo comida, roupas e calçados.

À medida que o tempo passava, algumas mães deixaram de buscar suas crianças as quais acabaram sendo criadas por Tia Maria, como seus próprios filhos, sob sua total responsabilidade; contando com o apoio de doações para sustentá-los dia-após- dia vivenciando uma batalha incansável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com