TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Dudalina

Por:   •  8/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  5.837 Visualizações

Página 1 de 5

Pós-graduação

Especialização em MBA

Planejamento e Gestão Organizacional

Atividade em Equipe: Estudo de caso: Dudalina.

Recife, Setembro/2018

Questões:

Como as forças competitivas afetam a lucratividade do setor de varejo de vestuário, onde opera a Dudalina?

As forças competitivas elencadas abaixo afetam a lucratividade da seguinte forma:

1. Ameaça de Substitutos:

Por conta da situação econômica do país, a maioria da população que procura consumir produtos do setor varejista, busca comprar produtos mais em conta, tornando o cenário mais desafiador para quem adota a estratégia de diferenciação, ou mesmo, enfrenta o mercado de venda de réplicas com preços mais acessíveis.

2. Concorrência:

Dentro do âmbito do setor de varejo e vestuário, a igualdade de produtos tem como consequência a escolha do menor preço pelo consumidor final. Desta forma, as empresas precisam criar mecanismos para consolidar seu produto e posicionar a marca para ter agregado o poder de escolha do cliente pelo seu produto.

3. Barreira de entrada - Diferenciação

A diferenciação do produto é ponto fundamental para que o setor varejista possa enfrentar a concorrência. As empresas que chegam ao mercado, acabam por perder poder de venda, já que se deparam com as marcas já consolidadas. O processo diferenciação, não só do produto, mas também de todo o setor, envolvendo a qualidade o produto, o marketing, e a distribuição nos pontos de venda, sendo fatores determinantes para superar a barreira de entrada.

4. Fornecedores:

No setor varejista, é preciso um planejamento estratégico para que as empresas não fiquem dependentes de um grupo de fornecedores dominante no mercado, afetando a diferenciação e os custos dos seus produtos. Dentro deste mercado, não ter uma rede de fornecedores, acarreta prejuízos.

5. Poder de barganha dos compradores: Como esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto ao preço e qualidade, o poder de barganha fica mais latente quando a estratégia optada pelo varejista é a venda pelo menor preço, pois há uma equidade na qualidade do produto.

Como o posicionamento de diferenciação da Dudalina lhe permite lidar com as forças competitivas?

Nos últimos anos a Dudalina colocou em prática ações estratégicas para posicionar suas marcas no mercado de vestuário no Brasil, enfrentando as forças competitivas da seguinte forma:

1. Ameaça de Substitutos:

A Dudalina, no segmento premium tem como principais concorrentes as lojas monomarcas de shoppings, o que restringe a ameaça de substituição dos seus produtos.

2. Concorrência:

O maior investimento da Dudalina para enfrentar a concorrência foi sedimentar sua marca como única a produzir camisas especializadas para mulheres, criando uma solução de vestimenta padronizada e adequada para mulheres que só tinha no universo masculino.

3. Barreira de entrada - Diferenciação

Como seu maior investimento foi a produção de camisas para mulheres, o próprio produto enfrentou as barreiras de entrada com sucesso, se diferenciando de tudo o que o mercado têxtil tinha.

4. Fornecedores:

O diferencial da Dudalina em termos de fornecedores foi investir na própria produção de suas roupas, conseguindo manter a qualidade do produto como também, não ficar reféns de fornecedores.

5. Poder de barganha dos compradores: Como a Dudalina vende roupas especializadas, o poder de barganha dos compradores não impede a lucratividade da empresa, já que os consumidores não encontram concorrentes, e com isto, não barganham o que não existe em abundancia no mercado. Se precisam, compram.

Como os recursos e capacidades da Dudalina contribuem para o alcance de vantagem competitiva? Avalie os recursos e capacidades identificados.

Primeiramente o design das roupas tornam a Dudalina uma empresa diferenciada dentro do setor têxtil, sendo para a empresa “um desafio permanente, pois é preciso inovar, mas procurando fazer diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com