TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Dudalina

Por:   •  29/11/2018  •  Artigo  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CCHS – CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

PROFESSOR SABRINA BARBOSA

ANNE CRISTINA SOUSA SILVA VIEIRA

 

Prática Profissional II



Estudo de caso: Dudalina












ANANINDEUA - PA

2018

A história da empresa tem início em 03 de maio de 1957, na cidade de Luís Alves, Santa Catarina, quando o casal Adelina Clara Hess de Souza e Rodolfo Francisco de Souza Filho (Duda), unindo seus nomes, criam a marca DUDALINA. O começo se deu quando seu Duda, em viagem a São Paulo para compra de mercadorias para abastecer o estoque de sua loja de secos e molhados, acabou por adquirir de um comerciante turco, um grande lote de tecidos. Dona Adelina, preocupada com o que fazer com tanto tecido - uma vez que na região não havia demanda suficiente desse produto - decidiu transformar tudo em camisas.

Nos últimos anos a DUDALINA vem se tornando uma empresa de destaque no segmento em que atua, se tornando a maior camisaria da América Latina e após mais de 50 anos de experiência expandiu suas atividades para o varejo, realizando a abertura de lojas próprias e franquias (nacional e internacionalmente), além de continuar mantendo seu compromisso com a transparência, ética e sustentabilidade.

A empresa possui atualmente cinco marcas registradas, com uma variada linha de produtos, sendo elas: Dudalina, Base, Individual, Dudalina Feminina e Base Feminina.

Atualmente a empresa conta com uma sede, cinco unidades produtivas e dois showrooms, além de ter fechado o ano de 2014 com um total de 110 lojas (entre próprias e franquias). Do total de 110 lojas, 76 são próprias, 31 são franqueadas no Brasil e três encontram-se abertas no exterior, sendo uma em Milão – Itália, uma na Cidade do Panamá – Panamá e uma em Quito – Equador.

Nos últimos anos a DUDALINA aumentou a variedade de produtos e com isso se tornou necessário buscar matérias-primas cada vez mais diversificadas e novos fornecedores capazes de apresentar material de qualidade. Tendo em vista que a atividade principal da empresa é a confecção, e esta não fabrica tecidos, a aquisição destes é realizada com fornecedores nacionais e internacionais. No ano de 2014, aproximadamente 70% da compra de tecidos foi feita com fornecedores externos, via importação e o restante foi adquirido com fornecedores nacionais. A empresa possui o diferencial de produzir mais de 90% dos produtos em fábricas próprias, o que impacta diretamente na qualidade e no controle da produção e estoques. Em 2014, apenas 9,23% do percentual de produtos foi confeccionado por terceiros, divididos em 18 fornecedores no Paraná e em Santa Catarina. A principal atividade de terceirização ocorre nos serviços de acabamento mais específicos dos produtos, como bordados, costura, embalagem, estamparia e lavanderia e em picos de maior produção

A Dudalina iniciou suas atividades como uma empresa familiar, de produção própria, em pequena escala, fabricando apenas camisas masculinas e enfrentou ao longo dos anos dificuldades internas e externas antes de alcançar o crescimento e expansão esperados. Dentre as dificuldades externas, a abertura econômica no início da década de 1990 criou um cenário desfavorável para as empresas do setor, uma vez que permitiu a entrada de produtos importados mais baratos no país, levando diversas empresas com a saúde financeira comprometida à falência. Com isso, se torna necessária uma reestruturação do setor, com novas estratégias, para que as empresas que se mantiveram ativas consigam se adequar ao novo padrão de concorrência. A dificuldades internas ficam por conta das discordâncias entre os 16 irmãos, que passaram a se dividir entre estratégias diferentes como solução para retomar o crescimento após a abertura do mercado. Uma parte estava voltada para uma estratégia mais conservadora, apenas com a manutenção da produção já consolidada e a continuidade das vendas para lojas multimarcas, porém o restante estava voltado para a expansão das atividades para o varejo, com a abertura de lojas próprias. Essas mudanças nas estratégias só começaram a ser concretizadas a partir da entrada de Sônia Hess de Souza na presidência da Dudalina, consolidando-se um novo período de prosperidade e crescimento para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com