TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Empreendedorismo

Por:   •  23/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

  WrapItUp: Desenvolvendo um novo plano de remuneração

[pic 4]

Resumo

Uma cadeia de restaurantes sediada na Califórnia oferece sanduíches feitos sob encomenda, usando ingredientes frescos e saudáveis. Os fundadores da empresa assumem um papel muito ativo nos negócios do dia-a-dia e controlam rigorosamente todos os aspectos da operação do restaurante, desde a contratação dos gerentes da loja até o planejamento do cardápio. A administração teme que a rotatividade de funcionários seja alta, a satisfação do cliente esteja diminuindo e o crescimento da receita seja estável. O líder de recursos humanos recém-contratado acredita que lidar com a rotatividade de funcionários pode ajudar a resolver outros problemas. Ela desenvolve um programa de participação nos lucros como piloto em dois restaurantes. Os gerentes do programa piloto têm sua remuneração vinculada diretamente aos lucros dos restaurantes. O programa também permite que os gerentes personalizem menus, trabalhem com fornecedores locais e experimentem diferentes idéias de promoção. Após seis meses, os lucros nas unidades piloto melhoram enquanto as opiniões dos clientes são variadas. O gerente de RH deve revisar os resultados completos e decidir se deve lançar o programa piloto em mais locais, modificar o programa ou abandoná-lo completamente.

Objetivo do aprendizado

Explore o papel de fundador/empresário em um negócio em expansão. Entenda o poder e os riscos da privação de funcionários. Analise a importância de coordenar um sistema de recursos humanos dentro de um sistema operacional.

Questões propostas:

Questão 1

Pesquise a respeito de perfil do empreendedor. Analise os sócios Shawn Jackson e Simon Sethi como empreendedores, descrevendo suas características e conferindo se podem ser consideradas adequadas ao negócio que criaram.

O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Está em uma constante busca de novas oportunidades e soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. São necessários traços de personalidade para se tornar um empreendedor de alta performance. Entre eles o trabalho duro, o apetite por tomar riscos, a competitividade e a coragem, resiliência. Integridade. E a mentalidade? Orientadora para o crescimento. O mundo do empreendedorismo é um constante lidar com incertezas de uma atmosfera arriscada. E o empreendedor tem que abraçar esse risco. Ser apaixonado e acreditar nos seus objetivos, além de buscar informações especializadas e aproveitar as oportunidades do negócio. O perfil é altamente interpessoal, é saber gerenciar pessoas, organizá-las e criar uma sinergia com os objetivos da empresa.

Shawn Jackson e Simon Sethi  tem uma grande paixão e dedicação pelo negócio, fundar a empresa e buscar. Participar pró ativamente das unidades associadas da rede. Além de incentivar fornecedores locais e o empreendedorismo local.

Quando a rede ainda possuía poucas unidades, a participação pró-ativa foi funcional, porém, com o aumento da rede, existiu a necessidade de flexibilidade por parte dos fundadores, que deveriam delegar funções e possibilitar a Liberdade criativa dos gerentes de cada unidade. No entanto se mantiveram inflexíveis frente aos seus pensamentos, o que acarretou uma alta rotatividade de funcionários por causa dos gerentes e baixa satisfação dos colaboradores.

No início do projeto, em 2002, os sócios eram adequados, no entanto, com o aumento da rede em 2021. Onde já operava com mais de 30 restaurantes, o perfil desses empreendedores passou a ficar cada vez menor adaptado ao negócio. Eles deveriam ter sido flexibilidade e se adaptar um novo modelo de negócio em maior escala.

Com o crescimento da empresa, ambos notaram que estavam agindo de forma inadequada e perceberam a necessidade de mudanças e, principalmente, se tornaram dispostos e mudaram a gestão e implementaram novas estratégias. Como incentivar a meritocracia e pró atividade, além de dar liberdade criativa aos gestores em troca de resultados financeiros.

Questão 2

Avalie o negócio da WrapItUp sob a ótica da inovação, do ciclo empreendedor e estratégia competitiva.

Por se considerarem extremamente seletivos na sua alimentação, quando estavam na sua pós-graduação, ficaram frustrados com as gorduras oferecidas no restaurante da faculdade e, assim começaram a fazer wraps saudáveis, que eram customizados na cozinha do apartamento do campus e utilizavam ingredientes frescos e saudáveis. Pouco tempo depois os wraps Já estavam no gosto do universitários que faziam filas para poder adquirir os produtos. Com o dinheiro que conseguiram com a venda dos wraps construíram um negócio em tempo integral depois de sua formação.

No pequeno texto acima, podemos observar a inovação, o ciclo empreendedor e a estratégia competitiva que ambos os sócios tiveram ao realizar uma nova opção no cardápio para os estudantes de pós-graduação, podemos observar que da ótica da inovação, eles apresentaram uma nova Alimentação saudável, que não tinha disponibilidade de compra dentro do campus da universidade. Com isso, criaram inicialmente poucos produtos para verificar se a aceitação dos compradores era positiva E posteriormente criaram redes de restaurantes que ofereciam esses produtos em grande escala.

O ciclo empreendedor se inicia ao identificarem a necessidade de um novo produto saudável para ser vendido entre os universitários e, posteriormente, com a aceitação o ciclo continua ao encararem o desafio de colocar seus produtos à venda. E, finalmente, criar uma rede de restaurantes que vendia esses mesmos produtos em grande escala para não atender apenas os universitários, mas sim toda uma população que buscava alimentação saudável de qualidade e com a presença de produtos frescos.

A estratégia competitiva aparece inicialmente ao criar um produto relativamente inovador dentro do universo dos estudantes, Visto que o que era oferecido era uns produtos gordurosos e pouco saudáveis. Inicialmente, a primeira loja foi aberta próximo ao campus da universidade Pois os consumidores buscavam refeições rápidas e saudáveis. Um estudo sobre o restaurante que, realizado em 2011 apontou que 70% dos consumidores estavam tentando se alimentar de uma maneira mais saudável. Com esse tipo de característica do consumidor alvo de seus produtos, Os sócios viram a necessidade e a oportunidade de ampliar seus negócios. Onde a empresa chegou a operar em 2011 com 30 restaurantes. No norte, sul da Califórnia, bem como nas regiões metropolitanas de Seattle, Portland, Phoenix e a maioria de seus restaurantes estavam localizados próximos a universidades onde estavam localizados maior parte de seu público-alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com