TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Estratégia genericas

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso estratégias genericas

1.        Como se caracteriza o cenário competitivo do segmento tratado no caso? De que forma as empresas podem obter vantagem competitiva em mercado de commodities?

R:

Se utilizava da segmentação de consumidores pois viram a importância de se manter produtos de alta qualidade onde os clientes buscavam produtos diferenciados para consumo.

2.        Considerando a estratégia de liderança de custo e a estratégia de diferenciação, qual é a mais viável para a Cooperativa A? Por quê?

R: A estratégia de diferenciação teve um pequeno impacto nos 02 primeiros anos, após isso os concorrentes se equipararam e conseguiram montar suas linhas de produção igual a da empresa pesquisada, neste ponto creio que o mais viável seria liderança por custo.

3.        Após escolher a sua estratégia, quais as ações tomadas pela empresa para obter vantagem competitiva em seu mercado de atuação? Que benefícios a cooperativa obteve?

R:

A empresa adotou uma estratégia de reposicionamento ao manter os produtos e optar por uma política de investimento em novos atributos que potenciariam a capacidade da empresa de alcançar mais clientes. Com isso, algumas ações foram tomadas para que a estratégia gerasse de fato uma vantagem competitiva em relação ao mercado, como a adaptação industrial através de um projeto de modernização logística e da linha de produção. As ações foram substituir a terceirização de seu escoamento pela gestão própria, o que permitiu mais agilidade na entrega e maior controle na qualidade do transporte dos produtos.   Com a modernização da planta industrial e investimentos em novos equipamentos a empresa além de ganhar mais agilidade nos processos de produção conseguiu garantir confiabilidade no mercado através das certificações internacionais.

4.        Quais poderiam ser os próximos passos da Cooperativa para conseguir manter ou criar vantagens competitivas em um mercado que assimilou as adaptações que outrora eram seus diferenciais?

R:

•        Manter a qualidade do produto

•        Buscar uma certificação internacional.

•        Aumentar a qualidade da logística fazendo um follow-up para entrega dos produtos.

•        Manter um preço

5.        Como a estratégia utilizada pela Cooperativa A proporcionou vantagens competitivas diante dos concorrentes em relação aos clientes diretos (B2B) e consumidores (B2C)?

R:

Houve uma ampliação no setor trade marketing oferecendo novas ferramentas de gestão para monitoramento das atividades de campo. Houve um aumento nas campanhas de vendas com seus clientes no quesito B2B por fim o posicionamento da marca proporcionou o aumento da publicidade, a empresa aumento o aporte financeiro em redes sociais além da restruturação de seu site institucional. Com estas ações a empresa conseguiu o engajamento tentando dos clientes B2B quanto dos consumidores B2C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com