TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Exportação

Por:   •  5/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

ADMINISTRAÇÃO

ESTUDO DE CASO - EXPORTAÇÃO

EMPRESA CURTUME CENTRO OESTE

Andressa Louisie De Paula Adorno Ferreira Da Costa

Andrey Camilo da Silva

Érika Thaís Moreira Zumba Martins

Guilherme Abraão Silva Araújo Brito de Fleury

Isabela de Oliveira Maia

Karine dos Santos Primo

Raysa Stecca de Sousa Ferreira

Goiânia

2018

Introdução

        O presente trabalho acadêmico é uma exigência da disciplina de Gestão de Negócios Internacionais e visa permitir aos alunos o conhecimento in loco das etapas do processo de exportação de uma empresa, possibilitando aos mesmos  o aprendizado real do funcionamento de uma organização que exporta seus produtos e serviços.

        A empresa que serviu como fonte de pesquisa foi a Curtume Centro Oeste que trabalha com beneficiamento de peles bovinas e já apresenta um processo de exportação bem estruturado já que exporta para diversos países e apresenta grande preocupação ambiental. O trabalho apresenta as informações gerais da empresa a partir da sua caracterização e processo de intercionalização (o que a empresa permitiu que tivéssemos acesso).

1 Caracterização da empresa:

  1. História da organização

Fundado em 1991 na cidade de Senador Canedo – Goiás, próxima a Goiânia, a Curtume Centro Oeste iniciou suas atividades de beneficiamento de peles bovinas para atender a demanda de abate de um frigorífico próximo a sua sede.

Como todo começo, o CCO (como chamamos) iniciou suas atividades com instalações modestas e poucos maquinários.

Em 2007 sob nova administração, jovem e arrojada, a Curtume Centro Oeste iniciou um intenso processo de modernização de suas instalações e equipamentos, bem como um forte investimento em treinamento e valorização de seus colaboradores além de uma preocupação constante com as políticas ambientais.

Atualmente conta com fornecedores nos diversos estados do país.

Sintonizado com o segmento coureiro inovou em diversos aspectos o beneficiamento de peles, criando novas formulas e processos industriais.

Atualmente, o CCO conta com clientes em todo território Nacional e também exporta para diversos países do continente Europeu e Asiático, conseguindo assim inserir seus produtos no mercado mundial, elevando o nome de Goiás no setor coureiro.

  1. Nome, local, endereço

        Curtume Centro- Oeste, Rodovia Goiás, 20, km 10, Zona rural - Jardim de Todos Os Santos, Senador. Canedo - GO, 75250-000

  1. Missão

        Oferecer sempre o melhor produto, o Curtume Centro Oeste vive um momento de constante e forte crescimento, procurando a cada dia oferecer a seus clientes produtos de altíssima qualidade e valor agregado.

  1. Produto:

        Couro acabado e semi-acabado

  1. Questões ambientais

Por se tratar de uma organização de Curtume que meche com produtos químicos, o Curtume Centro Oeste possui Política Ambiental e diretrizes ambientais que orientam a sua forma de atuação em todas suas atividades, buscando continuamente a melhoria da utilização dos recursos naturais, principalmente o uso de águas.

O Curtume Centro Oeste, através de levantamento periódico junto aos seus clientes, elaborou e mantém uma Lista de Substâncias Restritas que estabelece níveis máximos para: Cromo IV, metais pesados, nonilfenóis, pesticidas, Ortofenilfenol, PCP, TeCP & TCP e outras. São realizadas análises periodicamente dos couros em laboratório selecionado e credenciado internacionalmente para atestar o atendimento dos níveis estabelecidos de substâncias restritas.

Como parte da política de compras a escolha de fornecedores e produtos químicos utilizados pela organização, leva em consideração o controle de substâncias restritas por meio da exigência de atestado/declaração do fornecedor quanto isenção das mesmas.

A CCO, realiza reaproveitamento de aproximadamente 85% da água, para isso existem vários tanques de água instalados na mesma, e os outros 15% desabam nos córregos, porem é realizado todo o tratamento da mesma para que não ocorra poluição dos córregos e do rio Meia Ponte. Parte dos resíduos líquidos, denominadas pela empresa como reciclo são levados aos interiores próximos como por exemplo Caldazinha e Senador Canedo, para serem utilizados como fertilizantes, pois as substâncias contém cal e sulfato de Amônia, para adubar a terra dos agricultores, e muitos desses vêem até a mesma em busca desse líquido. Os retalhos que não são utilizados são separados para serem comercializados às empresas que fabricam gelatina, chicletes, cápsulas de colágeno entre outros.

O Curtume Centro Oeste contratou uma empresa para realizar o estudo geral na mesma a fim de se verificar as questões da alimentação dos funcionários, a estocagem dos materiais químicos, estação de tratamento da água, o reflorestamento entre outros, tanto que houve a necessidade de plantar eucaliptos para que houvesse a diminuição do mau cheiro, gerados nos processos de preparação do couro. Com toda essa preocupação, atenção e agregação da política ambiental a empresa conquistou o certificado internacional Gold Rated.

2 Internacionalização/Exportação

2.1 Mercado-alvo: Brasil, Inglaterra e Itália (todo território nacional e grande partes de países do exterior).

  1. Características: A empresa importa e exporta o couro de gado de diversos estados do Brasil, possui conservantes e em alguns casos o couro é comprado salgado a fim de se preservar o estado de conservação da mercadoria. O couro possui diferentes tipos de qualidade, sendo que isto varia de acordo com seu peso e pelo estado de preservação da peça, pois na tentativa de retirada dos ossos com a pele pode ocorrer cortes indesejáveis que danificam o couro, e isso permitirá que se tenham diferentes tipos de classificações do couro para que este seja comercializado. O Curtume Centro Oeste possui sistemática de rastreabilidade dos seus couros por meio de um procedimento que estabelece todos os controles necessários (marcação couro a couro com código especifico, documentação de origem e acompanhamento na produção, registros no sistema informatizado, identificação/formação de pallets,.) que permitem assim que seja possível rastrear a origem de cada couro produzido chegando até o frigorífico fornecedor, dia de abate e fazendas de origem do gado. O processo de tratamento do couro é realizado na indústria da mesma.

 

  1. Aspectos gerais: Possuem um departamento comercial no qual é responsável por todas as vendas nacionais e três representantes comerciais externos, que não possuem vinculo com a mesma, no qual realizam as vendas internacionais, onde há um agente (vendedor externo), que eventualmente vai para a Itália, traz os clientes internacionais e classifica o tipo de couro que o mesmo precisa, realizando a entrega dentro do prazo de 30 dias, onde a mercadoria é enviada através de caminhões da empresa para o porto de Santos. A maioria das empresas compradoras estão situadas na Itália. Os clientes de outros países algumas das vezes preferem estarem presentes no momento do abate do gado para se certificarem que o mesmo foi realizo dentro dos padrões legais de abatimento. A empresa possui uma licença de certificação internacional para garantir não somente a qualidade de seus produtos, mas para garantir a comercialização nacional e internacional.

  1. Porquê das escolhas do mercado: O Curtume Centro Oeste iniciou suas atividades de beneficiamento de peles bovinas para atender a demanda de abate de um frigorífico próximo a sua sede.

2.2 Definição das estratégias:

  1. Promoção: A empresa não possui uma promoção de seus produtos por meio de propagandas nas mídias, mas acontece por meio do departamento comercial, onde a mesma possui representantes autônomos que estabelecem um relacionamento com os clientes externos  e demonstram os produtos da empresa

  1. Marca:

[pic 2]

  1. Rótulo: No produto vaio certificação de qualidade, certificação internacional, certificado de inspeção assinado por um Veterinário especificando sobre a procedência da matéria-prima.

  1. Embalagem: A embalagem do Curtume é realizada em paletes tratados para evitar mofo, cupim.
  1. Publicidade: Não há marketing especifico para o couro, pois, de acordo com o entrevistado, não há sentido em fazer propaganda para o couro, pois as pessoas têm interesse em comprar o produto final em que o couro é utilizado, sendo assim a publicidade dos produtos da empresa acontece por meio do departamento comercial através do relacionamento dos representantes com as empresas compradoras.
  1. Impressos: A empresa não possui impressos e impressos digitais, a mesma para demonstrar os seus produtos, envia amostras para clientes.
  1. Feiras: O gerente industrial e comercial participam de feiras nacionais e internacionais voltadas à produção e tecnologia.
  1. Produto: padronizar ou adaptar; competitividade:

        A empresa trabalha somente com a comercialização de couro, e no momento da compra o cliente especificará qual será o seu fim, para que a produção realize o preparo do mesmo de acordo com a espessura apropriada, para atender a necessidade do cliente.

        Também conta com serviço terceirizado, parcerias para adaptar o couro de acordo com o pedido do consumidor, pois na CCO, o produto final é comercializado na cor azul e quando o cliente necessita de outra cor em especifico, o couro já acabado  é encaminhado para uma das empresas parceiras que realizam a coloração e em seguida realizam o envio dessa mercadoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com