TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - Gestão Financeira

Por:   •  30/7/2016  •  Dissertação  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  2.347 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso – Maximizar Riqueza

QUESTÕES PROPOSTAS

Para ajudar o administrador financeiro da empresa a tomar a decisão certa realize as seguintes tarefas:

1. Identifique com base nos dados apresentados qual das estratégias tem o poder de maximizar o valor de mercado da empresa.

2. Elabore um relatório com a exposição de motivos.

Relatório:

Ao analisar os dados apresentados no quadro de “Retornos Esperados” e ao subtrair o índice “PESSIMISTA do OTIMISTA”, cheguei a um resultado negativo, indicando que a empresa está longe de conseguir investir em quaisquer das duas estratégias; mas, ao analisar de modo contrário, subtraindo o índice “OTIMISTA do PESSIMISTA”, assim como informado no livro “Administração financeira: uma abordagem brasileira”, indicado no conteúdo apresentado, percebe-se que nenhuma das duas estratégias de aproximam mais do índice “MAIS PROVÁVEL”, sendo impossível tomar qualquer atitude baseada somente nessas informações.

Ao analisar o segundo quadro, a situação inicial parece ainda mais confusa, uma vez que não foi possível analisar os dados através do “RETORNO ESPERADO”, porque os valores apresentado nesse item do quadro são diferentes e precisam ser iguais para levar esse índice em consideração. Concluí então a análise através do item “DESVIO PADRÃO”, onde cheguei ao mesmo resultado apresentado de “COEFICIENTE DE VARIAÇÃO”. E através dessa análise pude concluir que a estratégia “A”, é a que apresenta menos riscos.

Porém, tenho algumas ressalvas a fazer. Por tudo que aprendi até o momento, não sei se tomaria essa decisão somente pela “ANÁLISE ESTATÍSTICA”, uma vez que um bom administrador deve estar muito bem informado a fim de reduzir os riscos para sua empresa.

Primeiro item a ser analisado com mais atenção é que a intenção desde o princípio é a de “Maximizar a Riqueza dos Proprietários”, porém o recurso que está sendo utilizado será apenas recursos próprios. Nesse caso para atingir sua meta de Maximizar a Riqueza dos Proprietários, o ideal seria utilizar parte desse valor em recursos de terceiros, pois assim, poderia deduzir parte desse investimento através do Imposto de Renda, contribuindo assim para atingir seu objetivo.

Outro item a ser levado em conta, é que em momento algum foi apresentado dados financeiros da empresa, como por exemplo, a estrutura de capital da empresa, sua capacidade de crescimento e os lucros da mesma no presente. O ideal seria ter acesso a todos esses dados para que assim pudesse conhecer o Custo de Oportunidade da empresa e somente assim tomar uma decisão segura minimizando os riscos para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com