TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: IKEA

Por:   •  13/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  4.817 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Estudo de Caso: IKEA

Ticiane, Pedro, Fabricio, Robson e Phelipe.

Introdução

A Ikea é uma loja de varejo de móveis que desenvolveu sua própria maneira de vender seus móveis. Fundada nos anos 50 na Suécia, todas as lojas seguem o mesmo modelo de design e filosofia da primeira loja. A origem da ideia veio do criador que vendia móveis por catálogo e percebeu que os clientes gostariam de um showroom para escolher seus móveis.

Assim, nasceu a abordagem “anti-serviço”, onde o cliente retira o produto direto do showroom que está disposto de maneira limpa por seções (Sofás com sofás, cadeiras com cadeiras) enquanto em outras partes há ambientes montados que permitem o cliente também ter uma noção do móvel no cômodo.

As lojas são padronizadas da seguinte maneira: facilidade de localização, estacionamento, movimentação em seu interior e simplicidade para fazer o pedido e retirar os bens adquiridos.

[pic 2]

Como o projeto de produção da Ikea difere da maior parte das operações de varejo de móveis?

A principal diferenciação do projeto é a simplificação das operações, diferente das outras empresas do varejo que se você deseja comprar um móvel será necessário ir à loja, receber um atendimento, ficar muito tempo na fila para então solicitar no estoque para posterior entrega e montagem técnica. Na IKEA o consumidor compra, leva o produto encaixotado de maneira fácil e monta sem grandes contratempos, a simplificação em todos os processos.

Quais você considera serem os maiores problemas em administrar operações como a Ikea?

O maior problema enfrentado pela empresa se refere a organização para administrar estas operações, o sistema deve ser funcional e correto, pois os produtos têm que estar exatamente onde a etiqueta indica. Como o produto é retirado pelo cliente, a falta de organização é o maior problema de administração destas operações.

O que você identifica como a função produção dentro da Ikea? Como ela difere da função de vendas?

Considerando a função produção como a reunião de recursos necessários para alcançar um bem ou um serviço, as funções de produção da Ikea buscam manter tudo pronto para a venda acontecer, seja de bem ou serviço como a limpeza da loja, televendas, planejamento, logística ou (bens como móveis, kits de instalação). Já a função de vendas são as abordagens do consumidor (auto-venda), responsável pela transferência do bem ou serviço da loja para o cliente.

[pic 3]

PROCESSO DE CRIAÇÃO E DESIGN

[pic 4]

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA CADEIRA

[pic 5]

PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DE LAYOUT DA LOJA

[pic 6]

TIPOLOGIAS:

  • VARIEDADE: A Ikea possui como lema “Variedade de produtos – nossa identidade”, a grande variedade da empresa se conjuga com a qualidade e preço baixo.
  • VOLUME: Sendo inversamente proporcional a variedade, quando consideramos o setor é baixo o volume. Por exemplo, são 50 possibilidades de sofá, mas não grande volume, a apenas alguns modelos do mesmo sofá no estoque.
  • VARIAÇÃO DA DEMANDA: A variação de demanda sofre pouco pelo tamanho da empresa e multiplicidade de consumidores, havendo somente aumento principalmente perto de datas comemorativas, principalmente feriados familiares.
  • VISIBILIDADE: Mesmo possuindo alta variedade, possui um baixo grau de visibilidade, pelo engessamento de suas operações e não personificação. Você pode escolher em uma grande gama de variedades, porém não pode personalizar/interferir no projeto em si.

[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (684.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com