TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Introdução à Ciência da Administração

Por:   •  30/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Santa Maria

Curso de Química Industrial

Disciplina: Introdução à Ciência da Administração I

Professora: Clandia Maffini Gomes

Nome: Luana Becker         

Estudo de Caso – A Farinha Vitaminada

1. Avalie os aspectos éticos do enfoque publicitário adotado pela empresa para iniciar a promoção da farinha.

A empresa optou por um marketing agressivo onde deixava claro que o uso da farinha era quase uma questão de vida ou morte. A empresa cogitou por vários espaços para fazer a divulgação, destes espaços, somente alguns serão realmente uteis por conta do nível de classe social em que o grupo alvo se encontra. A divulgação é feita quase que de forma apelativa.

2. Dentre os vários tipos de meios de comunicação que a empresa está cogitando para divulgação do produto, quais devem ser adotados para melhor atingir o público-alvo e por quê?

Sem dúvidas a publicidade é muito importante para que as pessoas conheçam o produto, mas nada é mais publicitário que o boca-a-boca, as pessoas confiam mais no que as outras pessoas falam do produto. A melhor forma seria fazer o uso da terceira frente citada no texto, ainda mais que as pessoas que fariam a recomendação do produto seriam pessoas influentes na sociedade. Juntamente com o uso da segunda frente, onde a equipe ensinaria como fazer o uso da VITARINHA. A primeira frente não acho muito viável, pois o público alvo são pessoas de baixa renda, e muitas famílias não tem aparelhos eletrônicos ou quase não tem seu tempo em casa para poder assistir ou ouvir a um rádio, da primeira frente, o mais viável seria a publicidade nos pontos de vendas.

3. Qual a estrutura de distribuição a ser utilizada, considerando-se a necessidade de que seja rentável a produção de VITARINHA?

Como o público alvo são pessoas de baixa renda, muitos não terão condições de comprar sacos de 12 ou 35 kg, a melhor forma seria a venda em sacos de papel, assim as pessoas comprarão a quantidade que estiverem em condições de pagar.

4. Analise a estratégia de responsabilidade social da empresa ALIMENTOS BRASILEIROS S/A.

A responsabilidade social de uma empresa vai muito além da ajuda prestada a comunidade ou da atenção dada ao meio ambiente. A responsabilidade social diz respeito também a inclusão de pessoas minoritária no círculo empregatício, a atenção dada aos funcionários dentro e fora da empresa. Como o texto não nos fornece tais dados, podemos pensar que a empresa pode não ter essas políticas inclusas na sua lista, sendo assim, a responsabilidade social da empresa ALIMENTOS BRASILEIROS S/A esta findada somente para a ajuda externa, não há preocupação com a responsabilidade social interna na empresa.

5. Se você fosse o Diretor de Recursos Humanos da empresa, o que faria para gerenciar a política de Recrutamento e Seleção?

Manteria o foco de selecionar mão-de-obra da comunidade, pois o público alvo são pessoas desta região, além de diminuir a taxa de desemprego os moradores da região veriam que pessoas conhecidas trabalham para a empresa e assim é muito mais fácil de confiar no que se compra. No processo de seleção contrataria as pessoas mais proativas, interessadas em trabalhar e ofereceria um treinamento para que essas pessoas possam adquirir conhecimento e capacidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com