TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Laboratório Óptico

Por:   •  28/6/2016  •  Artigo  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

Prime Optical Indústria e Comércio de Artigos Ópticos LTDA

A EMPRESA

A Prime Optical Indústria e Comércio de Artigos Ópticos LTDA, filial Espírito Santo surgiu a 8 anos, sendo fruto da união de duas grandes empresas, Laboratórios Rigor e Embralentes, que juntas possuem mais de 40 anos de história no mercado óptico brasileiro, por isso, é dito em meio aos funcionários e administradores que a Prime nasceu com experiência, somando a isso, todo um espírito inovador.

A filial capixaba localiza-se no bairro Ilha dos Ayres, no município de Vila Velha/ES, a Matriz fica em São Cristovão/RJ tendo mais uma filial em Campos/RJ.

Como operação, a empresa Prime Optical, transforma blocos semi-acabados produzidos em resina ou policarbonato (matéria-prima) em lentes (produto final) de acordo com a necessidade de seus clientes. Entende-se que existe um processo de produção, transformando os materiais em propriedade física.

A PRODUÇÃO

Como colocado anteriormente, a Prime Optical produz lentes, portanto, o início da cadeia de valor se da quando há o pedido realizado pela ótica parceira ao nosso laboratório. Esse pedido pode ser realizado via email, skype, malote, sedex ou ainda motoboy.

O atendente do laboratório digita o pedido em sistema, dando entrada na solicitação. O referido pedido é emitido no setor de cálculo, onde é definida a base e as curvas da lente gerando assim a dioptria do cliente físico.

Após a realização do cálculo, o pedido é encaminhado para o estoque, que por sua vez separa o produto e a base correta, definida anteriormente no setor de cálculo. Este produto e base são direcionados ao setor de produção, que importa o cálculo onde foi gerado a dioptria do cliente, realizado previamente no primeiro momento após a entrada do pedido. Neste momento são surfaçadas as lentes. Surfaçagem é o processo de transformação dos blocos oftálmicos em lentes, através de polimento e lixamento.

Após o processo de surfaçagem, as lentes são encaminhadas para o setor de controle de qualidade do laboratório, neste setor será avaliado se a dioptria que foi produzida na lente esta de acordo com a calculada, se há algum arranhão ou avaria na lente, enfim, é avaliada a qualidade do serviço realizado. Estando as lentes de acordo com o desejado, é encaminhada ao setor de montagem se assim houver a necessidade, não havendo, segue ao setor de expedição, que por sua vez irá finalizar o processo de produção, gerando e emitindo a nota fiscal do produto, preparando-o para envio às óticas via motoboy ou malote por Correios, que por sua vez, fará a adaptação ao cliente final.

GESTÃO DE INSUMOS E FORNECEDORES

A Prime tem como principal fornecedor a Essilor Solutions, tendo como vantagens a proximidade entre as empresas, rapidez na entrega, o relacionamento entre as partes, dentre outras. Há também fornecedores de São Paulo (GBO e Segmente), aos quais a Prime trabalha somente havendo falta de material na principal fornecedora. Vale ressaltar que GBO e Segmente, dois dos fornecedores citados, contam com vantagem competitiva relacionada a preço.

Diariamente são realizadas compras de matéria-prima, baseadas sempre em um relatório igualmente diário gerado via sistema que calcula a média de saída de cada produto, indicando assim, qual a prioridade em compras. A empresa conta com grande estoque em arquivos gaveteiros com blocos acabados para entrega imediata ao cliente parceiro, e blocos semiacabados, estes para confecção de lentes de acordo com a necessidade de cada usuário. No setor de montagem, são montadas as lentes produzidas de acordo com o tipo de armação escolhida por cada usuário, além das medidas padrões do mesmo.

LOGÍSTICA EXTERNA E SISTEMA DE PRODUÇÃO

A Prime Optical conta com os serviços de motoboys, e possui contratos com os Correios e transportadoras para auxiliar na logística externa, além de contar com Gestores de Relacionamento que visitam periodicamente as óticas fazendo o relacionamento, mostrando novas tabelas, negociações, fechando novas parcerias, e auxiliando as referidas óticas no pós venda.

No sistema de produção da Prime Optical, observamos todas as características de um processo por tarefas, tais como pedidos “exclusivos”, a movimentação do produto durante a fabricação, o investimento direcionado para a tecnologia de processos de aplicação geral, dentre outros, sempre um setor alimentando o outro. São utilizados na produção Kambans sinalizando as prioridades e os serviços atrasados, assim como jitbox, como são chamadas as caixas diferentemente coloridas para informar as perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com