TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Oficina do Sabor

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.565 Palavras (31 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 31

OFICINA DO SABOR: UM GRANDE PASSO PARA O SUCESSO NO

MERCADO ALIMENTÍCIO

Ananda Carvalho[1]

Bruna Letícia Nunes Pereira

Dardânia dos Santos Normand

Isabelle Eduarda Silva de Oliveira

Mylena Gabriella Pereira

Shirley Mirelle de Pinho Portilho

Thalita Aparecida da Silva

Maria Aparecida de Oliveira[2]

Mariela Janice[3]

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar os métodos inovadores que a empreendedora Eliane Freitas adotou na cidade de Sete Lagoas Minas Gerais, através de suas competências empreendedoras, visionária e inovadora identificou uma oportunidade de mercado no ramo alimentício e no ano de 1996 e criou a Oficina do Sabor que hoje é uma empresa bem-sucedida e referência no nicho de mercado que a mesma atua. O artigo mostra as estratégias de inovação que foram utilizadas para tornar um produto atrativo e diferenciado no mercado, os problemas que a empresa tem diante o produto não ser comum na sociedade e a inovação proposta da empresa Oficina do Sabor. Quanto à metodologia através de referências teóricas e visita técnica utilizando-se os recursos de entrevista com aplicação de questionário, este estudo buscou demonstrar alguns dos caminhos que podem ser seguidos para que novos empreendimentos possam ter sucesso, através de ideias e práticas inovadoras.

Palavras-Chaves:Criatividade.Empreendedorismo.Estratégia.Inovação.Oportunidade.

INTRODUÇÃO

O conceito de inovação depende da sua aplicação. Considera-se que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, o que propiciará sucesso para as empresas, por exemplo, através do aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, modelos de negócio, processos e métodos organizacionais ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.

Inovação também pode ser definida como algo novo para a organização, porém ela por si só não acontece, é necessário haver interação com a sociedade, capital intelectual e investimento financeiro. As mudanças constantes e a tecnologia cada vez mais avançada tornam os clientes mais exigentes, obrigando as empresas a inovarem para satisfazê-los. Dessa forma, a dimensão de inovação remete a diferencias competitivos. Pode-se dizer que o processo de inovação é pensar e distribuir coisas renovadas, que ao serem consumidas, deveram ter como valor agregado políticas permeadas pelas vertentes sociais, econômico, e ambiental, ou seja, políticas sustentáveis.

O conceito de inovação tem sido apresentado de forma ampla e diversa na literatura de administração; de modo geral, os estudos têm completado com foco especifico que é a inovação tecnológica.

A inovação é uma oportunidade que se deseja instituir, crescer ou até mesmo manter um negócio dentro do mercado competitivo, tendo em vista que a inovação é uma estratégia empresarial que vem crescendo e se tornando cada vez mais importante para as gerações futuras. Portanto, sempre que se pensa em inovação, seja ele de um produto, serviço, técnica ou de métodos, as organizações encontram-se em novos desafios para executar os planos, resultado de incertezas que ela gera, pois envolve a gestão de produtos, preços, aceitação do mercado em busca de superar o que os clientes desejam.

Nesse contexto, através dos conceitos apresentados no referencial teórico será analisada a forma de estratégia de inovação no mercado da empresa Oficina do Sabor, com objetivo de respondera seguinte questão: Quais estratégias de inovação a Oficina do Sabor utilizou para incrementar os seus produtos?

O objeto geral deste artigo é apresentar a inovação como uma estratégia, podendo agregar valor aos produtos de uma organização, diferenciando-o no mercado. Tendo em vista que ao inovar, acrescenta-se ou mudam-se produtos ou serviços, podendo gerar vantagem competitiva.

Como objetivos específicos serão apresentados: 1) Verificar se a inovação pode ser a resolução de problemas financeiros dentro da organização; 2) Verificar se as estratégias utilizadas para levar inovação para o público desejado são eficazes, bem como verificar se os meios de publicidade são eficientes para propagação dos produtos inovadores; 3) Analisar como a inovação pode ser utilizada de forma a sobreviver às resistências do mercado; 4) Apresentar a Inovação da Oficina do Sabor - Mostra de Projetos Acadêmicos- através de Feira de Inovação.

Com intuito de melhorar a qualidade dos serviços e produtos, reduzir custos, buscar novos mercados, explorar as vendas, incentivar pessoas. Independentemente do objetivo, os projetos de inovação ganham posição de destaque nas organizações dos mais diversos segmentos e tem como meta principal a necessidade de concretizar as ideias, estando ciente dos possíveis riscos e em busca constante da qualidade. Nesse sentido a Oficina do Sabor, realiza investimentos em equipamentos industriais para melhoria do processo produtivo e treinamento através de cursos e palestras para capacitar seus colaboradores, ações estas que serão abordadas de forma detalhada no estudo de caso no corpo deste artigo.

Outro aspecto a ser abordado neste estudo é a interdisciplinaridade, vivenciada através da análise da participação das disciplinas do 4º período de Administração: A disciplina Matemática Financeira irá contribuir com a importância de um balanço social para uma empresa. Já em Comunicação Empresarial entrará com a proposta de como é o departamento de comunicação da empresa, suas atividades, como se comunica. .Administração Logística e Patrimonial será analisada quais estratégias logísticas utilizadas com relação a sua gestão de estoque. Na disciplina Administração Mercadológica serão apresentados à visão do Marketing e as estratégias organizacionais que atendam as necessidades, os desejos e as demandas entre oferta e procura. Por fim, em Administração de Pessoas II, serão avaliados como é o treinamento com os funcionários da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.8 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com