TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso “Os 33 do Chile”

Por:   •  22/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  1.378 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM

Título: Estudo de Caso “Os 33 do Chile”.

Rio de Janeiro
2019

QUESTÕES

1. Identifique no texto onde há evidencias da função Planejamento, explicando todo o conceito apresentado para esta função do processo de gestão.

Conceito de Planejamento:  O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo.

Resposta: O planejamento se deu ao garantir-se em primeiro lugar a saúde de todos os 33 mineiros. Pois, após o desmoronamento da mina, foram realizadas análises para que os mineiros fossem retirados através de um túnel. Os processos foram divididos em três planos, conhecido por eles por: Plano A,B e C.

2. Identifique no texto onde há evidencias da função Organização, explicando todo o conceito apresentado para esta função do processo de gestão.

Conceito de Organização: é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Normalmente é formado por uma, duas ou mais pessoas que executam funções de modo controlado e coordenado com a missão de atingir um objetivo em comum com eficácia.

Resposta: Com a divisão dos três planos de resgate, foi-se necessária uma grande equipe para trabalhar na retirada dos 33 mineiros de maneira com que suas saúdes físicas e mentais fossem preservadas. O trabalho simultâneo de todas as máquinas em funcionamento também foi um modelo de organização. A orientação da NASA no resgate, foi de uma organização muito valiosa, pois os mesmos já haviam realizados resgates dessa proporção.

3. Identifique no texto onde há evidencias da função Direção, explicando todo o conceito apresentado para esta função do processo de gestão, principalmente sobre os conceitos de Motivação, Liderança e Grupos.

Conceito de Direção: é a função administrativa que conduz, coordena e lidera as pessoas da organização na execução das atividades planejadas e organizadas para o atingimento do objetivo proposto. Exige do gerente a capacidade de coordenação, liderança, processos decisórios e motivação.

Resposta: É notória no estudo de caso, a participação do engenheiro chefe das operações de resgate e do Presidente Pinera, pois os mesmos, em meio a todas as atividades buscavam sempre melhorias tanto na comunicação com os mineiros, quanto na rapidez de todo o resgate, diminuindo assim, o tempo planejado por eles. Pois a utilização de máquinas próprias para este tipo de trabalho, estavam diminuindo o tempo de resgate pela metade. Havia também muita motivação na equipe que realizava o resgate, e também em todos os mineiros que estavam na mina, pois em meio a todas as dificuldades estavam fortalecendo uns aos outros.

4. Identifique no texto onde há evidencias da função Controle, explicando todo o conceito apresentado para esta função do processo de gestão.

Conceito de Controle: define o domínio ou poder de fiscalizar e administrar determinada coisa; ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo.

Resposta: Verificar o andamento de todas as atividades propostas e manter contato com todos os mineiros envolvidos no acidente a ponto de obter respostas positivas dos mesmos foi a maior demonstração de controle da situação que ocorria naquele instante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (263.9 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com