TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Quintessência

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        GESTÃO DE PESSOAS        

2.2        RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta o estudo de case da empresa Quintessência de acordo com as disciplinas de Gestão de pessoas I e II e Responsabilidade Socioambiental do semestre, fazendo uso das ferramentas e do conhecimento adquirido.

O trabalho apresentara um breve histórico da empresa farmacêutica Quintessência, sua formação, seu plano de gestão e sua responsabilidade social com seu publico interno.

A empresa antes tinha uma gestão por Administração de RH, e implanta uma gestão por competência, onde é feita uma avaliação das competências da empresa.

 


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. GESTÃO DE PESSOAS
  1. Analisar as Ações de Gestão de Pessoas no que diz respeito ao Planejamento Estratégico da Organização (histórico da organização; Missão, Visão e Valores organizacionais).

 Na década dos anos 80, quatro jovens farmacêuticos, resolverão montar uma sociedade: uma farmácia homeopática, com o objetivo de dar assistência farmacêutica desde o recebimento da receita, a manipulação dos medicamentos e informações úteis sobre os cuidados com a terapia.

A primeira farmácia foi fundada em 29 de Novembro de 1986, em Bonsucesso, e recebeu o nome de Quintessência, que foi uma alusão a Aristóteles e posteriormente aos alquimistas. O negocio cresceu e novas filiais foram abertas em 1988 no Flamengo, 1993 na Tijuca e 1997 no Méier

.Em 1998 os sócios sentiram a necessidade de estruturar melhor a capacitação de seus colaboradores e criaram um pequeno Centro de Treinamento (CTQ) e Serviço de Atendimento ao Cliente Quintessência (SAC-Q), por meio de programas anuais de treinamentos e um canal de comunicação de clientes e profissionais da saúde. A Quintessência também desenvolveu cerca de dez anos um laboratório de manipulação alopática, com o objetivo de atender a crescente demanda em todas as áreas nesse mercado, seja em homeopatia ou em alopatia.

Em 2007 foi inaugurada a mais recente loja na Barra da Tijuca. A Quintessência atualmente tem cinco lojas, dois laboratórios, um de manipulação de medicamentos homeopáticos e outro de alopáticos. A empresa conta com certa de 100 funcionários sendo 15 funcionários farmacêuticos. A empresa nesses 22 anos trabalha com um planejamento estratégico em consolidação e já recebeu alguns prêmios e certificações tanto na área farmacêutica quanto na área de gestão de pessoas.

A missão da Farmácia Quintessência é a melhoria da qualidade de vida e bem estar de seus clientes e colaboradores, onde ela oferece produtos desenvolvidos com ética e responsabilidade social. A empresa trabalha com algumas ações como programas, projetos e parcerias com ONGs, visando atender a preservação do meio-ambiente e problemas sociais do nosso país.

A visão (2009-2012) da empresa é ser líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços. Se a empresa no presente continuar com a missão que tem ela conseguira alcançar os seus objetivos futuros.

Os valores da empresa são voltados para a Ética, valorização das pessoas e preocupação com seu publico tanto interno como externo. A empresa promove ações positivas tanto com seu publico interno como também com seu publico externo.

  1. Avaliar o plano e Gestão de Pessoas que está sendo elaborado pela empresa (verificar se as ações propostas correspondem com a Gestão de Pessoas estratégica); refletir sobre a implantação do processo de Gestão por Competências na empresa e relacionar as atribuições / funções dos colaboradores com o desenvolvimento de competências.

A empresa implantou uma gestão por competência, os diretores e gestores tinham conhecimento profundo nas atividades relacionadas à gestão farmacêutica e não na gestão de pessoas. Apesar de em todas suas lojas possuir conjuntos de normas e manuais para correta padronização e garantia de qualidade na realização de seus serviços e produtos, mesmo assim a analise total de competências por colaborador identificou-se elevadas taxas de desníveis de conhecimento dentro de uma mesma loja e ocupante de uma mesma função.

 O modelo de gestão de pessoas por competência é mais eficiente para organização, pois nele os colaboradores poderão desenvolver suas competências interpessoais, facilitando o seu desenvolvimento, como também uma equipe de alto desempenho.

  1. Verificar a descrição das competências apresentadas e se elas condizem com as necessidades estratégicas da organização.

A empresa realizou a gestão de competências por meio de mapeamento, descrição de competências, identificação dos processos e dimensões essenciais, funcionais e gerenciais. A empresa descreveu as competências apenas com os funcionários envolvidos no processo de vendas e marketing, por serem considerados os mais estratégicos para a empresa, concentrando nas habilidades, atitudes e conhecimentos requeridos destes funcionários.

Os processos referenciados e suas respectivas atividades foram descrito em percentual de conhecimento tácito e explicito para cada loja.O funcionamento dos processos-chave bem como as atribuições para cada função foi em vendas e Marketing em relação ao atendimento ao Cliente.

A gestão por competência é importante porque se preocupa com os aspectos estratégicos da organização e com o seu posicionamento no mercado.

  1. Descrever qual seria o melhor método para recrutar e selecionar pessoas para o cargo de gerente da Quintessência.

A empresa Quintessência pode optar pelo recrutamento interno, que busca atrair candidatos que já trabalham na empresa, e empresa tem funcionários com muitos anos de casa. Esse tipo de recrutamento pode gerar nos funcionários motivação, crescimento e desenvolvimento profissional, além disso, um ponto positivo desse processo é que ele estimula os funcionários a se aperfeiçoarem, pois muitos funcionários podem se interessar pela possibilidade de mudança e de relacionamento com outros setores e pessoas. Esse recrutamento é mais viável financeiramente para a empresa. Ele deve ter normas definidas, transparentes e conhecidas por todos para evitar os eventuais problemas que possam ocorrer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (317.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com