TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Sempre Aliança

Por:   •  6/6/2016  •  Ensaio  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

O departamento financeiro da empresa Aliança Nutricao é um setor independente estando acima dos demais no organograma da empresa, a função do departamento financeiro consiste em pagar e receber contas, pagamento do pessoal, emissão de notas ficais, controle do relatório de títulos a receber e controle do fluxo de caixa. Trata –se de uma empresa de médio porte, três colaboradores são responsáveis por essa área.

A empresa se situa na prestação de serviços, representando três marcas na área de nutrição e reprodução animal. Com a empresa a “A” é apenas representante comercial, ou seja, os vendedores externos efetuam as vendas e a parte de cobrança financeira é direto com a empresa que entrega o produtor, ou seja, a empresa “A”. A empresa Aliança, possui apenas como forma de controle financeiro, o controle de comissões dos vendedores.

Já a empresa “B”e “C”, os produtos são revendidos como forma de varejo – compras e revenda, a Aliança possui o controle de pagamento dos fornecedores e recebimento dos clientes.

O planejamento é feito em curto médio e longo prazo, e é feito pelos gerentes da empresa em conjunto com todos os funcionários internos da organizaçao. A empresa utiliza o sistema TJ para controle de compras e vendas. As compras com fornecedores são feitas sempre a vista, os investimentos são todos planejados com antecedência. Utilizando o planejamento de compras somente a vista. As vendas dos produtos da empresa “A” são feitas com boletos, a vista com sete dias, trinta ou sessenta dias. Já a empresa “B” e “C” os produtos podem ser vendidos em boletos ate 90 dias.

A empresa possui duas contas bancarias, que são controladas pelo setor financeiro e proprietários. O controle é feito diariamente, a organização possui um rigoroso controle sobre as entradas e saídas, seus gastos e suas contas a receber.

 A empresa tem um capital de giro alto, mais mesmo assim evitar vender com prazos grandes, dessa forma tem mais controles sobre as contas e consegue receber mais rápido tendo maior poder de investimento.

As decisões tomadas pela organização no que diz respeito à questão financeira é feita por seus proprietários e gerentes. A organização dificilmente recorre a empréstimos bancários para a compra de produtos e materiais, existe um planejamento muito detalhado envolvendo todos os setores, dessa forma projeta suas compras de modo que não afete o seu alto capital de giro.

Em relação aos produtos de estoque, a empresa “A” despachada o produtos vendidos pela Aliança direto de sua sede dessa forma não existe estoque. Já os produtos da empresa “B” e “C” são comprados por lotes, então o produtos é estocado na empresa, o tempo máximo que um desses lotes fica na empresa são de 40 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com