TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso do Outro Dado da Mesa

Por:   •  7/5/2023  •  Monografia  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade - Capítulo 01 - O outro lado da mesa

Leia o estudo de Caso: “O outro lado da mesa” e responda as seguintes questões:

1. Quais eram as competências de Sérgio, antigo chefe e antecessor de Humberto? Faça uma avaliação de suas competências como administrador, destacando seus eventuais pontos fracos.
 

  • Resposta: Sérgio, em um contexto geral era considerado um excelente gerente, se mostrando sempre preocupado com os objetivos de sua equipe. Isso se evidencia pelos follow up’s que ele realizava regularmente com seus colaboradores, abordando temas como, índices de desempenho, número de visitas, taxa de vendas, dentre outros. Um ponto fraco evidente na gestão de Sérgio era o não preparo de seus colaboradores para assumir a posições de liderança dentro da organização, que podemos afirmar a partir do relato de Humberto assim que recebeu a promoção, “estou como um homem jogado a água para aprender a nadar”.

2. Se você fosse Sérgio, como teria agido quando Humberto foi promovido para ocupar seu lugar?

  • Resposta: Instruído Humberto para assumir os novos desafios que o cargo de gestão o traria. Apresentaria as funções e os objetivos que deveriam ser cumpridos, e apresentação a equipe como o novo gestor.        
     

3. Quais eram as competências mais desenvolvidas de Humberto? Quais ele deveria desenvolver, para se tornar supervisor?

  • Resposta: De acordo com a narrativa, Humberto se mostrou um gestor com posse de ordem muito ativa diante dos seus liderados. Isso nos leva a entender que ele possuía facilidade em determinar as funções de cada membro da equipe. Entretanto, Humberto era falho na prestação de contas das atividades que designava aos seus liderados. Quando falamos sobre as competências a serem desenvolvidas, possivelmente organização técnica, comunicação, dentre outros.

4. Se você fosse Humberto, como teria agido, ao assumir o posto de seu antigo chefe?
 

  • Resposta: Teria questionado o mesmo sobre todas as atividades a serem desenvolvidas, o perfil de cada colaborador que ele iria gerir dali adiante, me preocuparia em conquistar a confiança dos meus liderados para garantir que a poderia contar com a equipe assim que precisasse de ajuda.

5. Em sua opinião, Humberto tem ou não as competências necessárias para ser supervisor de vendas?
 

  • Resposta: Acredito que um perfil de gestor seja moldado com o tempo. No caso de Humberto, com a capacitação necessária e instruções vindas de uma pessoa com vivência na área de gestão seja possível sim ele conseguir gerir a equipe de vendas da Afrodite.

6. Coloque-se no lugar do diretor de vendas. Qual problema ele deve resolver? Como você resolveria?

  • Resposta: O diretor de vendas deve resolver o problema de capacitação de liderança. Acredito que antes de uma nova pessoa assumir um cargo de gestão em qualquer organização deve ser medido o seu perfil, para verificação e competências profissionais e técnicas. No caso de Humberto o diretor resolveria o problema instruindo-o e acompanhando de perto o desenvolvimento de Humberto quanto gestor de equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (196 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com