TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.552 Palavras (23 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – UFRPE[pic 1]

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

UFRPE


PDI UFRPE 2006/2010

Avaliação das ações e resultados contemplados pelas dimensões três e quatro (referencial SINAES-Lei 10.681/2004)

Estudo de Caso apresentado à disciplina Administração Pública do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para composição de nota da 2ª V.A.

Professora: Rezilda Rodrigues Oliveira

Recife, Junho de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – UFRPE[pic 2]

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

UFRPE

ESTUDO DE CASO: PDI UFRPE 2006/2010- Avaliação das ações e resultados contemplados pelas dimensões três e quatro (referencial SINAES-Lei 10.681/2004)

DISCIPLINA: Administração Pública

PROFESSORA: Rezilda Rodrigues Oliveira

TURMA: ADM 5° Período.

ALUNOS:      José Antonio Simões de Souza

             Geraldo Calazans

            Maria Stela Alegre

            Juliana Costa F. de Oliveira

            Rafael Freitas

            Taynann Farias

            Mayara Vasconcelos

                                                                                   

         

O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes.”. 

                                                          (Peter Drucker)

Recife, Junho de 2011

Resumo

Este estudo pretende analisar à luz do Relatório Final da UFRPE-CPA (Comissão Própria de Avaliação) a dimensão três e quatro, respectivamente, de Responsabilidade Social da Instituição e Comunicação com a Sociedade (referência SINAES Lei 10.681/2004), do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2006/2010 da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, focado nas seguintes variáveis​​: aplicação, compreensão e economia, abrangência e viabilidade na aferição dos indicadores, a precisão da interpretação dos dados, e o auxilio ao processo decisório .

Palavras-chave: Avaliação; Planejamento Estratégico; Plano de Desenvolvimento Institucional; Administração Pública.

Abstract

This study seeks to analyze the light of the Final Report of the CPA-UFRPE (Assessment Own Committee) the dimension three and four, respectively, Social Responsibility of the  Institution and Communication with Society (reference SINAES Law 10.681/2004),of the Institutional Development Plan (IDP) 2006/2010 of UFRPE - Rural Federal University of Pernambuco  focused in the following variables: comprehension,application and abrangency,economie and feasibility in the aferition  the indicators,regarding  precision of interpretation  of the data, and   the decisional process's aid.

Keywords: Evaluation, Strategic Planning, Institutional Development Plan, Public Administration.


Apresentação

Para facilitar a leitura e compreensão, este estudo está dividido em três partes: em um primeiro momento teceremos um breve referencial teórico sobre Avaliação e Conceitos Básicos para Avaliação de Políticas Públicas e Programas governamentais, tentando ao abordar tal temática, demonstrar sua importância, como um instrumento que possibilita o conhecimento, a compreensão, o aperfeiçoamento e a orientação das ações do governo e dos órgãos da administração pública brasileira, em busca de um eventual realinhamento e um aperfeiçoamento constante de seus planos estratégicos. Em seguida, buscaremos traçar um breve referencial teórico quanto a Planejamento Estratégico destacando-se a avaliação de processos e de resultados com ênfase nos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, dada a sua relação direta com os processos, seus resultados e impactos. Em um segundo momento, transcreveremos a metodologia utilizada pela UFRPE para consecução do seu PDI, bem como as análises dos indicadores avaliados pela Comissão Própria de Avaliação-CPA/UFRPE, fazendo a nossa própria análise dos resultados apresentados pela mesma com base nas seguintes variáveis: compreensão, aplicação e abrangência, uniformidade na interpretação, compatibilidade com o processo de coleta de dados, economia e viabilidade na aferição dos indicadores, precisão quanto à interpretação dos dados e, auxílio ao processo decisório. Finalizando, apresentaremos as conclusões a que chegamos com base no estudo realizado.

Metodologia

A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, sendo utilizados apenas dados secundários. Os dados secundários são aqueles que se encontram à disposição do pesquisador em boletins, livros, revistas, dentre outros. Para Marconi e Lakatos (1991) “...as fontes secundárias possibilitam a resolução de problemas já conhecidos e explorar outras áreas onde os problemas ainda não se cristalizaram suficientemente.”.

  1.  Introdução

 Na década de 1990, as falhas gerenciais do setor público brasileiro originou uma busca por um novo modelo de gestão pública. A necessidade de modernização do Estado brasileiro ansiava por um modelo focado em resultados e orientado para o cidadão. O modelo de gestão pública à ser adotado deveria orientar as organizações durante essa transformação gerencial e, ao mesmo tempo, possibilitar aos gestores a realização de avaliações comparativas de desempenho entre as diversas organizações públicas brasileiras com organizações estrangeiras, empresas e demais organizações do setor privado. No ano de 1997, ao instituir o Programa da Qualidade no Serviço Público, o Governo optou pelos critérios de excelência utilizados na iniciativa privada no Brasil e em diversos países do mundo. Entretanto, a adoção sem adaptação dos modelos e sistemas então utilizados, mostrou-se inadequado em parte das organizações públicas, destacadamente as integrantes da administração direta, em função do choque entre a natureza dessas organizações e a linguagem de característica empresarial, utilizada por esses modelos. A saída estratégica encontrada foi a adaptação da linguagem, ou seja, a utilização dos conceitos sem perda do alinhamento com as características essenciais que definem todos os modelos tidos como de excelência em gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (482.1 Kb)   docx (179 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com