TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 3

        Alunas: Larissa dos Santos Flor, Rosangela Lima, Tais dos Santos.

Estudo de Caso: Dimensões burocráticas como estratégia de reorganização e de organização da empresa Beca

  1. Não. Pois com essa forma de organização e reorganização acaba se negligenciando o potencial criativo, a flexibilidade (que é importante pois se o funcionário também conseguir realizar outras funções além da dele, ele pode auxiliar o colega, substituir, etc), limitando o conhecimento do funcionário que fica preso apenas naquela função, ele também diminuiu a interação entre os funcionários o que causa insatisfação e afeta no rendimento.

  1. Ele verticalizou a empresa, consequentemente deixando o poder centralizado, definiu metas e objetivos que deveriam ser seguidos à risca pelos funcionários e dividiu o trabalho e as rotinas onde cada funcionário tinha rigorosamente sua função específica.

  1. Ele deveria ter deixado estrutura organizacional horizontal, de forma que a liderança e os liderados ficassem interconectados, as metas e os objetivos deveriam sim ter sido traçados, porém, levando em consideração os possíveis imprevistos, criando estratégias para caso as coisas não saíssem como planejado. As rotinas e o trabalho poderiam sim ter sido divididos, mas não isolados um do outro, permitindo a interação entre os funcionários, pois essa interação é indispensável para a produção como um todo.
  1. O primeiro problema foi com as equipes vinculadas as chefias de setor e de seção das gerências de vendas e de compras, pois ficaram irritadas com os fluxos de rotinas implantados pelo estagiário. O problema poderia ser resolvido com um planejamento, como foi feito, mas o contato entre os funcionários é importante para até mesmo trocarem ideias e saber onde cada um pode melhorar e dar o melhor de si, pois dentro de uma caixa, como um funcionário cita, é impossível saber o que falta para se desenvolver e melhorar.
  2. O segundo problema é derivado do primeiro, como as relações entre funcionários, dirigentes e gerentes ficaram impessoais, as relações com os clientes e entre os gerentes também se agravaram. Antes as relações do vendedor com o cliente era mais informal e amistosa tinham mais liberdade para fazer a venda e negociar, com as mudanças os funcionários ficaram praticamente amarrados na cartilha, dificultando o fechamento das vendas, a melhor forma que o estagiário tem pra resolver o problema é estipular para cada vendedor o valor que eles podem dar de desconto e um prazo definido, sem que o funcionário precise ir ao chefe cada vez que um cliente peça prazo ou desconto, beneficiando assim o cliente e deixando o vendedor mais familiarizado com as regras
  1. Na nossa opinião, foi uma atitude tomada sem ter o conhecimento da história da empresa, ao invés de ajudar pode até mesmo afundar uma empresa, as decisões devem ser tomadas com base primeiro no histórico da empresa como os funcionários e clientes, definindo pontos positivos e negativos, para depois colocar normas, acompanhando o andamento e podendo fazer modificações a qualquer momento, dependendo do que todos decidirem que vai ser melhor para a empresa, para funcionários e clientes.
  1. Porque seus funcionários não estavam satisfeitos com aquela situação, era muito desconfortável por estarem acostumados com o antigo regimento da empresa no qual eles tinham liberdade de vender do jeito que eles queriam e que na nova organização eles não poderiam, ficando limitados e também pela baixa na produtividade.
  1. Autoridade predominante no período anterior era informal e no posterior formal. No período informal todos tinham a mesma autoridade e quando mudou a organização da empresa para formal eles não tinham tempo de se comunicar para melhorar o rendimento da empresa e deles mesmo.
  1. Racionalidade instrumental, porque eles iriam utilizar de um pensamento racional fechado, que considerasse apenas o lucro, submetendo seus funcionários a um rígido controle de obediência e formalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com