TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso 5 Administração

Por:   •  22/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

      Aluno: Gabriel Marcato Oliveira – Curso: Economia – Matrícula: 201551031 – Data: 27/11/2015

                       ESTUDO DE CASO REFERENTE AO CAPÍTULO 5 - GOL

1- A Gol, ao entrar no mercado, usou do modelo eficiente de baixos custos. Basicamente, esse modelo permite que a maioria dos gastos sejam diminuídos ou, de certa forma, poupados para que a receita final da empresa seja máxima e as tarifas sejam menores ao público também! Sua ideia foi estabelecer uma companhia com tarifas inferiores a fim de atender a demanda das classes mais baixas que não tem necessidade (ou, simplesmente, abrem mão) de serviços luxuosos e também custosos. O modelo é famoso por transformar pequenas companhias em potências e é denominado "Low cost, Low fare".

2 - A missão da Gol parece ser proporcionar um vasto e eficiente atendimento às classes sociais do país na área de aviação de acordo com um sistema de preços diferenciado ("Low cost, low fare"). A empresa possui própria "Diferenciação" no modelo comercial.  O público alvo seria as classes mais baixas e medianas e, a visão da empresa seria tornar-se a empresa líder nacional, além de uma potente prestadora de serviços internacionais. Os dois aspectos da Gol (Missão e Visão) baseavam-se, inicialmente, na concentração em voos e serviços domésticos e, posteriormente, havia planos para rotas internacionais. É exatamente o que ocorre nos dias de hoje, a Gol não mudou seus ideais, apenas adaptou-se à necessidade da população.

3 - • Dentre as oportunidades, destacam-se, primeiramente, o fato de que a companhia pode ofereceu um serviço de boa qualidade, atrelado a um preço acessível às massas. Além disso, a tecnologia avançada proporciona um grande avanço em diversas áreas.

• Os pontos fortes da empresa são, principalmente: O baixo custo de acordo com seu modelo de desenvolvimento; A mão-de-obra especializada oriunda de outras grandes empresas; O número de aeronaves e as características delas; A tecnologia avançada; As rotas de voos diferenciadas de acordo com a demanda (e sua possível mudança devido ao monitoramento dos voos).

• O ponto fraco da empresa é, principalmente: A simplificação dos serviços, ou seja, serviços sem luxo algum e a inexperiência no setor.

• Dentre as ameaças, destacam-se, principalmente: As grandes empresas concorrentes nesse ramo e suas estratégias.

4 – De acordo com a tipologia de Michael Porter, a estratégia de negócio seguida pela Gol é a liderança em custos. O preço baixo adotado pelos métodos da empresa inibe a entrada de novas empresas nesse tipo de mercado. A empresa se concentra e se compromete a apresentar serviços coerentes, preços acessíveis e boa qualidade. Dentre as vantagens competitivas, temos: O menor tempo de permanência em solo; Mais voos por aeronave; Horários diferenciados; Melhor aproveitamento do espaço de carga e preços competitivos.

5 – A Gol traçou suas estratégias utilizando dos planos de ação. Usou uma grande estratégia de publicidade a fim de atrair as classes mais baixas. Na parte dos recursos humanos, adquiriu mão-de-obra especializada e experiente para desempenhar funções específicas previamente definidas. Esses trabalhadores são cercados por ofertas de planos de participação nos resultados e de compras de ações relativas à empresa (Motivação). A empresa fixou-se no mercado e tornou-se uma das maiores companhias, conseguindo desbancar concorrentes poderosas e tradicionais. Os objetivos são cada vez mais cumpridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com