TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

CASO DE SALÃO DE BELEZA LAURA COIFFEUR

        Estimulada por amigos e parentes, Laura do Carmo, há cerca de três anos atrás, abriu, em botafogo, um salão de beleza: Laura Coiffeur.

        Na época, sem nenhuma prática/experiência, neste segmento econômico, decidiu ela mesma cuidar da locação de imóvel, da decoração, da aquisição dos equipamentos, da seleção e do treinamento dos recursos humanos, que comporiam a força de trabalho do salão, bem como contatou/ e contratou os fornecedores dos produtos que fariam parte da estrutura do salão.

         A falta de prática de Laura, neste setor específico, nos primeiros doze meses, fez com que ela tivesse alguns dissabores, tais como: problemas com a clientela por conta da falta de preparo das manicures e das cabeleireiras; mau atendimento; teve problemas no que diz respeito à manutenção precária, por parte de algumas empresas, nos equipamentos de uso intensivo do salão; e problemas de fluxo de caixa.

        Fora que, alguns produtos de beleza, adquiridos de forma pouco criteriosa, afizeram amargar um prejuízo indesejado. Ainda, por conta desta falta de experiência, ela “abriu as portas” do salão, apenas, com o tradicional/básico que os salões têm: corte de cabelo feminino, alisamentos, escovas, coloração e reflexos e lavagem capilar; e serviço de manicure e pedicure.

        Após estes três anos, Laura aumentou sua bagagem de experiência neste ramo. Ou seja, diversificou o portfólio de serviços do salão, a saber: a aplicação de henna nos cabelos, apliques, hidratação e sobrancelhas; e no que diz respeito a manicure e pedicure, agregou os seguintes serviços: reflexologia podal, unhas personalizadas e decoradas, hidratação de pés e mãos. E ainda mais, uma novidade: depois de pedidos das clientes, inaugurou o Espaço Laura de Depilação e Estética, dentro do próprio Laura Coiffeur. Nele ela anexou novo serviços básicos: depilação artística personalizada, trabalho exclusivo de pintura pubiana, fora a depilação propriamente dita.

        Laura hoje quer partir para novos desafios. Ou seja, quer investir num segmento que não para de crescer: os Centros de Estética. O Centro de Estética de Laura vai privilegiar: Maquiagem definitiva, preenchimento de rugas com perlane ou restylane aplicado com prévia avaliação do dermatologista responsável, e aplicação para reduzir gordura localizada no pescoço, entre outros.

        Estas ações são com uma única intenção: i) manter o Laura Coiffeur na mente das clientes e ganhar uma maior parcela de mulheres que moram e trabalham em Botafogo; ii) melhorar o padrão de qualidade e de satisfação das clientes; iii) aumentar a margem de lucro e diminuir a estrutura de custo; e, iv) avançar em novos nichos de mercado. Isto porque, ela quer continuar crescendo a uma taxa anual de cinco por cento/ao ano (5%).

Trabalho de Aula.

1. Após leitura do estudo de caso, pede-se refletir, em grupo, que estratégias deverão ser implementadas para atender a este desafio?

2. Será que Laura, abrindo tantas frentes em tão pouco tempo, não pode se perder administrativamente, e com isto perder sua clientela e seu foco?

3. Qual (ou quais) deve(m) ser a(s) principal(is) preocupação(ões) da Laura nesta nova etapa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com