TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Ana Paula de Souza Chagas

Ana Paula Rocha Guimarães

Marcos Eduardo

PROJETO APLICADO - CONSULTORIA

[pic 1]

Belo Horizonte

2013


Ana Paula de Souza Chagas

Ana Paula Rocha Guimarães

Marcos Eduardo

PROJETO APLICADO - CONSULTORIA

[pic 2]

Trabalho apresentado como pré-requisito para as disciplinas de Projeto Aplicado e Gestão de Projetos do curso de graduação em Administração de Empresas do Centro Universitário Una Campus Aimorés. Professor Orientador: Alex Barbosa.

Belo Horizonte

2013

SUMÁRIO

1.        Introdução        

2.        A Empresa        

3.        Diagnóstico        

4.        Proposta de Consultoria        

5.        Referência        


  1. INTRODUÇÃO
  1. A EMPRESA

A Lancheteria Pan Mel iniciou suas atividades em 14 de março de 2013 na Rua Jacuí 3437 loja A bairro Ipiranga.

Está enquadrada na condição de microempreendedor individual em nome de Mário Sérgio Toyama Okuma, nome fantasia Pan Mel. Seu capital social inicial gira em torno de R$ 5000,00.

De acordo com o site da Receita Federal a atividade principal é descrita como lanchonetes, casa de chá de sucos e similares. Sendo a atividade secundaria como comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não descritos anteriormente.

A empresa declarou na data da abertura que esta ciente e atenta aos requisitos legais exigidos pelo Estado e pela Prefeitura do Município para a emissão do Alvaraá de Funcionamento do Estabelecimento, compreendidos os aspectos sanitários, ambientais, tributários, de segurança, uso e ocupação do solo, atividades domiciliares e restrições de uso de espaços públicos.

No mesmo dia da abertura foi concedido pela prefeitura municipal de Belo Horizonte o Alvara de Localização e Funcionamento Microempreendedor Individual–MEI número 2013136225.

A Lancheteria Pan Mel esta sob o recolhimento Simples Nacional-MEI. A empresa foi aberta em sociedade com Ana Paula Rocha Guimarães que administra conjuntamente com Mário Sérgio Toyama Okuma todas as questões referentes a empresa. A organização possui um funcionário.

A contabilidade da empresa é terceirizada, assim todas as questões tributárias são controladas externamente.

O projeto original da empresa era montar uma lanchonete para atender a região que estava carente deste tipo de comércio, porém surgiu a proposta de incluir sorvetes da marca Creme Mel Sorvetes no mix de produtos da lanchonete. Assim se criou a idéia da Lancheteria.

Os principais fornecedores da empresa são:

  • Padaria Pan Mel (salgados, pães e outros produtos);
  • Creme Mel (sorvetes e picolés);
  • Bem Mineiro (pão de queijo);
  • Coca Cola (bebidas);
  • Açaí Supremo (creme de açaí).

 Alguns equipamentos foram adquiridos em contrato do tipo comodato com os fornecedores. A condição para adquirir os equipamentos em comodato com as empresas era a de exclusividade de seus produtos na lanchonete.

Os equipamentos e outras utilidades adquiridos em forma de comodato com a Padaria Pan Mel são:

  • Misteira;
  • Estufa;
  • Extrator de suco;
  • Micro-ondas.

Os equipamentos e outras utilidades adquiridos em forma de comodato com a Creme Mel são:

  • Freezers;
  • Lixeira.

O equipamento adquirido em forma de comodato com a Bem Mineiro é:

  • Forno elétrico.

A Creme Mel Sorvetes também forneceu em forma de bonificação pela exclusividade R$ 3000,00 em produtos, placa interna de publicidade e a placa da fachada da loja.

2.1Missão

Oferecer produtos alimentícios e serviços com qualidade proporcionando o bem-estar de todos nossos clientes.

2.2Visão

Tornar-se referência no setor de lanches rápidos e sorveteria na região.

2.3 Valores

        

2.4 Organograma

A Lancheteria por ser uma microempresa, trabalha com um funcionário e os sócios. Com isso, o atendente será diretamente subordinados aos sócios. A seguir o organograma da empresa (Figura 1):

[pic 3]

Figura 1: Organograma da empresa

Fonte: Elaborado pelos alunos

  1. DIAGNÓSTICO

A Lancheteria Pan mel é uma empresa que trabalha com a comercialização de produtos no setor alimentício inaugurada recentemente  une a casualidade de uma sorveteria com a versatilidade de uma lanchonete, conta com seus sócios e funcionário para atender seus clientes e satisfazer a suas necessidades.

A lancheteria funciona como já foi dito em parceria com a padaria Pan Mel, os mesmos produtos produzidos na padaria são vendidos na lancheteria atendendo aos padrões de produtos que cada uma comercializa.

Por se tratar de uma nova empresa do segmento na região, a lancheteria apresenta algumas dificuldades para definição de seu real público alvo e divulgação de sua marca para atrair clientes de diferentes localidades. Seu principal objetivo é maximizar suas vendas.

O principal ponto identificado pelos sócios da empresa para seu melhor desempenho inicialmente está no estabelecimento de ações de marketing para promover de forma mais ampla a marca da Lancheteria.

Para promover a análise de quais as necessidades prioritárias a serem abordadas dentro da instituição foram realizadas reuniões com os sócios da empresa e um questionário estruturado para os funcionários afim de identificar quais os fatores internos devem ser trabalhados para o melhoramento do desempenho organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (249.3 Kb)   docx (70.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com