TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.913 Palavras (16 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        03

2     CONSÓRCIO X FINANCIAMENTO .................................................................. 04

        2.1 - Consórcio ............................................................................................. 04

        2.2 - Financiamentos em longo prazo ........................................................ 05

        2.3 – Financiamentos com permuta ........................................................... 06

3    AQUISIÇÕES DE IMÓVEL ................................................................................ 08

        3.1 - Vantagens para aquisição de imóvel ................................................ 08

        3.1.1 – Financiamento com pequena entrada .......................................... .08

        3.1.2 - Crédito para construção ou reforma .............................................. 09

4    QUADRO COMPARATIVO PARA “FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO ............ 09

5     CONCLUSÃO         23

6     REFERÊNCIAS         24


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho estaremos abordando as diversas linhas de crédito e claro fazendo uma minuciosa avaliação e comparação entre elas. É um assunto de grande importância, por estar sempre muito presente na vida da maioria das pessoas.

Afinal quem nunca pensou ou precisou financiar um imóvel, automóvel ou então buscou uma linha de crédito para investir ou abrir o seu negócio.

E sempre nestas circunstâncias acabam ficando numa encruzilhada e as dúvidas sempre são muito frequentes. E não é somente nas questões de avaliar as taxas de juros, período e condições de pagamento, mas também se irão optar por fazer um empréstimo, financiamento ou consórcio.

Os números, a matemática financeira, a contabilidade, a gestão financeira e orçamentaria fazem parte da vida das pessoas físicas e jurídicas, das instituições financeiras e até mesmo do governo.

Resumindo: Tudo gira em torno de cálculos, números, custos, gastos, orçamento, etc., então com toda certeza valerá muito a pena se aprofundar neste assunto.

Vamos lá então!

  1. CONSÓRCIO X FINANCIAMENTO

2.1 - Consórcio 

A grande maioria das pessoas quando pensam em adquirir um automóvel novo avaliam todos os tipos de ofertas, com entradas variáveis, prazos flexíveis e inclusive oportunidade de fazer um consórcio. Sendo assim, é necessário verificar suas necessidades e disponibilidades para escolher a melhor alternativa para sua situação. Mas tudo precisa ser muito bem planejado.

A verdade é que se fossemos fazer uma avaliação fria em termos financeiros, a melhor opção sempre seria financiar o veículo com uma entrada maior, de 50% do valor, por exemplo, conseguindo uma taxa de juros mais baixa e sem alongar muito o prazo. Existem no mercado financeiro taxas até menores que 1% ao mês nessas condições e você pagaria um valor total na operação bem menor do que em parcelamentos de prazos muito prolongados.  

E em muitos destes casos, a atratividade também existe em relação aos consórcios, porque não há variação das prestações e você já sai com o carro na mão.  

Porém no caso de consórcios você não poderá ter pressa em adquirir o imóvel, pois pode demorar bastante tempo até você ser contemplado, a não ser que você tenha um bom valor para dar um lance e ser contemplado logo. Mas vale lembrar que nestes casos é muito importante ficar bem atento às taxas cobradas pelos bancos, tanto na abertura do crédito como também para a quitação antecipada, pois se você não ficar bem atento a estes detalhes eles poderão representar um grande impacto nos juros cobrados na operação, e grande frustração e decepção.  

Falo isso por experiência própria, pois quando decidi adquirir o meu primeiro carro fiz um consórcio e acabei desistindo depois de pagar várias parcelas e perceber que não é assim tão fácil ser sorteada. E ai acabei percebendo que conseguiria comprar logo o carro se negociasse direto com a concessionária e com uma pequena entrada adquiri meu automóvel tão sonhado e depois de muitos anos quando fui receber o equivalente aos meses que paguei do consórcio tive outra decepção pois sobrou muito pouco dinheiro, muitas taxas e precisei esperar encerrar o grupo para receber. Portanto hoje em dia nunca recomendo a ninguém entrar em consórcios, pois eu particularmente tive uma experiência muito negativa. Mas sei de pessoas que entram em consórcios para fazerem uma espécie de “investimento”, ou seja, uma economia às vezes “forçada" todo mês.

2.2 - Financiamentos em longo prazo

Nestes financiamentos em longo prazo de até 72 meses, geralmente o carro no final irá custar o dobro do preço sem contar na desvalorização normal que acontece todos os anos nos automóveis. Claro, valor das prestações fica menor, ou como se diz, suaves prestações, o que se torna interessante para muita gente, mas tem seus inconvenientes. Neste quesito os consórcios seriam menos onerosos. Porém como já citei logo acima, você não deverá pensar que o consórcio é o mapa da mina, como eu pensei na época quando entrei no tal consórcio. Lembre-se: no sistema de consórcio você não terá o bem logo de imediato e precisa contar com a hipótese de ser o último a ser sorteado, portanto não poderá ter pressa. Então vale a pena você avaliar criteriosamente o que vale mais a pena no teu caso, se você não tiver automóvel para usar nesse período, deverá considerar também todas as despesas pagas com transporte e ai sim, verificar se vale a pena reduzir os gastos com juros, tendo estes outros custos relevantes. Analise muito bem antes de assinar o contrato e leia atentamente todas as clausulas do contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (336.5 Kb)   docx (378.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com