TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  25/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.877 Palavras (20 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE DAS ÁGUAS EMENDADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SARA CARLOS ALVES

GESTÃO DE PESSOAS: Um estudo de caso sobre recrutamento e seleção na Embrapa Cerrados de Planaltina-DF

PLANALTINA-DF

2015

FACULDADE DAS ÁGUAS EMENDADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

SARA CARLOS ALVES

GESTÃO DE PESSOAS: Um estudo de caso sobre recrutamento e seleção na Embrapa Cerrados de Planaltina-DF

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina TCC I, ministrada pelo Prof. David Vieira de Souza no curso de Administração, na Faculdade das Águas Emendadas.

PLANALTINA – DF

2015

1 INTRODUÇÃO04

1.1 Problemas 05

1.2 Objetivos05

1.2.1 Geral05

1.2.2 Específicos 05

1.3 Justificativa05

2 REFERENCIAL TEÓRICO06

2.1 A administração como ciência06

2.2 Conceitos e finalidades das organizações06

2.3 Recrutamento07

2.3.1Recrutamento interno09

2.3.2 Recrutamento externo10

2.3.3 Recrutamento misto11

2.4 Seleção de pessoas12

2.4.1 Técnicas de seleção de pessoas12

2.4.2 Entrevistas de seleção13

2.4.3 Provas de conhecimentos ou de capacidades14

2.4.4 Teste psicológico14

2.4.5 Teste de personalidade14

2.4.6 Técnica de simulação15

3 METODOLOGIA16

3.1 Tipo de metodologia16

3.1.1 Quanto aos meios16

3.1.2 Quanto aos fins

3.2 A empresa

Referencias

1 INTRODUÇÃO

As organizações e as pessoas convivem em contextos que são infinitamente mutáveis, sendo essa uma de suas principais características. Atualmente, mais que em qualquer outra época, veicula-se que as organizações existem com a finalidade de servir a um público alvo e fazê-lo, preferencialmente, com qualidade.  

Isso significa que a razão de toda e qualquer empresa, seja em que segmento ela atue, é propiciar ao seu cliente, um elemento chave chamada satisfação, partindo-se da premissa de que o ator social, consumidor de serviços e produtos, está a cada dia mais exigente, dado que o mesmo dispõe de variadas opções numa mesma estrutura social e cenários produtivos diversos, transpondo barreiras geográficas, sob várias formas. 

  1. Problema

        Atualmente tem–se passado por conflitos dentro do mercado de trabalho, pois vem surgindo muita mão de obra qualificada assim aumentando a concorrência. Desta forma, as organizações vêm tentando selecionar os profissionais mais qualificados para exercer as funções e garanti-los dentro de sua empresa.

        Diante do exposto, quais são as dificuldades de recrutamento e seleção dentro das organizações?

  1. Objetivos
  1. Objetivo geral

Analisar as estratégias de recrutamento e seleção aplicada pelas organizações;

  1. Objetivos específicos
  • Identificar as diferentes formas de recrutamento e seleção nas organizações.
  •  Pesquisar a importância das pessoas dentro de uma organização.
  •  Analisar a influência na produtividade das organizações.
  1. Justificativa

        

        Acredita-se que levar uma breve reflexão acerca da importância de recrutar e selecionar torna-se oportuno, uma vez que as mutações registradas no próprio mercado requerem comportamentos disciplinados e profissionais humana e tecnicamente qualificado para exercer suas funções, pois em cada posto de trabalho eles representam a organização na qual atuam e essa imagem afeta bem ou mal a empresa, dependendo da postura e do desempenho.

O processo de recrutar e selecionar pessoas e uma atividade de metodologia própria de cada empresa e não pode ser visto como sem importância. Através deste estudo de caso, dessa pesquisa, justifica-se o desenvolvimento de tal projeto e a necessidade de identificar técnicas de recrutamento e seleção que sejam aplicáveis nas organizações.

2. REFERENCIAL TEORICO

2.1 A administração como ciência

A administração passou a ser vista e tratada de forma científica, a partir da Revolução Industrial, movimento que trouxe à tona inúmeras mudanças no que concerne ao modelo de produção adotado e, por consequência, na forma de administrar/gerir os recursos pertencentes à organização, de modo a aperfeiçoar sua utilização e consequentemente os seus resultados. A partir desse tratamento (administração como ciência), começou-se a pensar formas de melhorar os resultados apresentados pelas empresas e assim iniciou-se a aplicação de métodos científicos à busca por essas melhorias. 

No início a administração estava relacionada em como tornar o trabalho individual cada vez melhor, mais fácil e mais bem sucedido depois passou a envolver trabalho grupal.

A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. (Chiavenato 2011, p.02)

A administração a função básica dela e fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz. Administração tem – se destacado por causa das complexas mudanças e incertezas que vem atravessando nos dias de hoje

Conforme Chiavenato (pág.02,2011) “o administrador define estratégias, efetua diagnósticos, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade”

2.2 Conceitos e finalidades das organizações        

A existência de qualquer bem, justifica-se pelo desejo de obtê-lo em face de uma necessidade. Assim, a empresa é um bem, formado por outros bens que transcendem à simples noção de lucro, uma vez que engloba em seu patrimônio elementos como cultura, valores, expectativas, conceitos, ideias e emoções de seus idealizadores e colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (190.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com