TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Apontem corretamente o nome legal e descreva as atividades de um espaço de participação democrática existente em seu município.

Em Belo Horizonte, temos um bom exemplo de participação democrática. Citarei o Orçamento Participativo, que foi criado para possibilitar que a população escolha a destinação dos investimentos públicos e também participar ativamente na melhoria da cidade, democratizando assim a gestão e o planejamento público. Criado em 1993, as mais de 1.000 obras realizadas na cidade são a prova definitiva de que o OP é uma ferramenta fundamental na parceria entre a Prefeitura e os cidadãos. Atendendo a demandas de moradores de todas as regiões do município o OP passou a ter votação digital para escolha das obras a serem realizadas. O OP Digital é fundamentado pela Lei nº 10.515 de 20 de julho de 2012.

Elaborem uma crítica ao espaço de participação democrática, argumentando sobre os limites e as possibilidades de radicalizar o parágrafo único do art. 1º da Constituição. Evitem elogios e apresentem propostas, sempre fundamentadas em nosso direito.

Em análise ao parágrafo único do art. 1º da Constituição Federal nos remete a ideia de que a autoridade e a soberania de um Estado decorrem da vontade da maioria do povo, caso contrário não poderia ser chamado de Estado. Vale destacar também que o poder exercido deve ter como propósito único o de assegurar os direitos e interesses do povo. Porém, como asseguraremos os nossos direitos se o poder público não se preocupa em politizar o povo, deixando todos a mercê da mídia que manipula os acontecimentos políticos do nosso país em prol de benefícios próprios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com