TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso: A FÁBRICA

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso: A FÁBRICA

João lidera uma equipe de 15 funcionários em um setor de produção de uma Fábrica. Sua experiência como líder já lhe renderam grandes desafios, e ao mesmo tempo, o amadurecimento profissional. No dia a dia, ele sempre procura observar o ambiente de trabalho e tomar às melhores decisões. Com intuito de ouvir seus colaboradores, João tem o hábito de todas às segundas feiras reunir sua equipe para discutir assuntos que possam trazer melhorias no desempenho das atividades. Um dia João ficou muito chateando com um fato ocorrido, e foi bem enfático com às regras e disse: aqui quem manda sou eu e acabou, façam o que eu mando e pronto. E todos sem hesitar, e sem questionar voltaram para o seu setor( AUTOCRÁTICO).

Muitos funcionários, vem demonstrando que precisam atualizar-se profissionalmente, e num grande esforço de João, ele mostrou que está atento para ajudá-los,e, conversando com seus funcionários individualmente para entender suas necessidades profissionais e se comprometendo em ajudá-los. Um dia houve um fato bem interessante, alguns funcionários estavam batendo boca sobre uma determinada tarefa, e todos estavam descontrolados e falando bem alto uns com os outros. O fato que discordavam de uma determinada tarefa, e não chegavam a nenhum acordo, então João com muita destreza entrou na discussão e ordenou que todos

desempenhassem de um único modo essas atividades, o qual ele havia ensinado, e todos sem questionar voltaram para os seus setores e deram prosseguimento em suas atividades. Este fato mostrou um forte equilíbrio emocional por parte de João e do seu papel como líder. Outro fato que João vem enfrentando é, alguns burburinhos que existem com um grupo de funcionários que vem fazendo piadinhas desnecessária com uma funcionária, pelo modo dela se vestir e prender seu cabelo. Em vários momentos ela o procurava para relatar que não estava mais agüentando aquela situação, várias foram às vezes que ela chegava chorando para relatar esses episódios. Novamente,.João teve que ser mais enérgico e convocou todos os funcionários, e mostrou o código de conduta e as implicações administrativas que poderiam acontecer caso fatos como estes continuassem a acontecer, e que a ética e o respeito devem permear o ambiente de trabalho, e todos deveriam respeitar às diferenças evitando qualquer tipo de estereótipos e lembrou que a empresa abomina qualquer tipo de descriminação.

Responda às perguntas abaixo:

1. No caso concreto há uma parte do texto que João demonstra uma característica do líder democrático. Copie a parte do texto em que ele demonstra essa característica. (0,5)

2. Existe um outro estilo de liderança que seria mais impositivo. João demonstrou perfeitamenteissoemuma situação ocorrida. A qual estilo de liderança se refere o texto?( 0,5).

.

3. Em que momento do texto João mostra através de uma atitude que devemos respeitar as diversidades? Copie parte do texto onde se verifica isso .( 0,5)

4. O líder coach é um dos estilos de liderança apresentado em nossas aulas. João consegue perfeitamente passear por este estilo, pela capacidade que tem de ouvir seus liderados. Copie parte do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com