TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Farmácia do Povo

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

Empresa 01 – FARMÁCIA DO POVO

Apresentação da empresa:

Após 15 anos trabalhando no segmento de farmácia, Leandro Ribeiro de Almeida percebeu que tinha um grande potencial e uma grande visão para ser empreendedor na área que já conhecia há muitos anos. Ele tinha um sonho, que era ter o seu próprio negócio. E assim, ele juntou com alguns amigos que trabalham na área de comunicação e administração e realizou um plano de negócio. Após uma pesquisa e um estudo bem detalhado, ele resolveu abrir o seu próprio negócio.

O nome do empreendimento é Farmácia do Povo. Como já tinha muito tempo trabalhando na área, ele precisava criar uma identidade própria. Assim, nasceu a ideia de se ter uma farmácia onde o povo participasse em tudo, inclusive na decisão de escolha do nome. Por isso surgiu o nome FARMÁCIA DO POVO. Leo da Farmácia, como é mais conhecido pela comunidade da cidade de Itapetinga, está com negócio desde Janeiro de 2012 e, graças a sua humildade, vem crescendo de maneira acentuada.

Por se tratar de uma empresa pequena, Leandro não tem divisão de setores. A farmácia tem apenas três funcionários. A vendedora Sabrina, o entregador Adriano e o próprio Leandro.

PESQUISA

Com intenção de se fazer um plano de ação para melhoria da Farmácia do Povo, foi realizada uma entrevista com Leandro para se obter mais informações relacionadas a empresa.

01- A empresa possui um banco de dados de clientes?

Sim. Um sistema simples e prático desenvolvido para atender as necessidade do estabelecimento e facilitar o fechamento de caixa, controle de estoque, entradas e saídas.

02 – Como a empresa determina os preços do produto?

Os medicamentos são todos tabelados e tem o mesmo critério para todas as farmácias no Brasil. No setor de perfumaria há um percentual que as normalmente varia entre 30 e 35% sobre o preço de custo.

03- Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

A chamada propaganda “corpo a corpo”, onde uma pessoa vai passando boas informações a respeito da farmácia. É utilizado também as redes sócias para realizar divulgação de ofertas e promoções, assim como rádio e carro de som.

04- A empresa monitora seus concorrentes?

Não.

05- A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

Ainda não existe trabalho de identificação quanto a satisfação dos clientes.

06- A empresa realiza outro tipo de Pesquisa de Mercado? Que tipo? Que resultados já obteve?

Nunca ouve trabalho relacionado a pesquisa. O único feedback que se tem, é através dos clientes que elogiam o trabalho realizado pelos funcionários e proprietários.

Sem dúvidas o maior problema que a empresa apresenta, é o fato de não estar acompanhando o desenvolvimento dos seus concorrentes. Caso esta questão não seja solucionada, os concorrentes de maior porte irão “engolir” o negócio que está nascendo agora. Os concorrentes podem ser classificados de acordo com a percepção da empresa. No caso da Farmácia do Povo, os principais concorrentes são as farmácias de pequeno porte, que são muitas espalhadas por toda a cidade.

Para que este problema possa ser solucionado, existem algumas formas, que são:

Primeira – Conhecer seus concorrentes. Saber qual o publico alvo da outra empresa, conhecer os planos de negócio, fornecedores, promoções, ofertas, enfim, colher o maior número de informações possíveis para que ele possa lutar contra a concorrência.

Segundo – Elaborar um plano de marketing e comunicação para trazer novos clientes para a empresa. Continuar usando a comunicação boca a boca e criar novas estratégias de comunicação que sejam eficazes e eficientes.

Terceiro – Criar um plano de fidelização para clientes antigos. É uma forma de premiar clientes antigos e segurar clientes novos.

Quarto – Elaborar uma pesquisa para saber o que é necessário para atrair novos clientes, conhecer o perfil destas pessoas, saber o que elas precisam e querem.

O maior processo de negociação que acontece dentro da empresa referida, é com fornecedor dos produtos. Saber conversar, entender do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com