TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso, Gestão contemporânea

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO

Como consultor:

1. Cite um ponto forte, um ponto fraco, uma oportunidade, uma ameaça que a organização estudada enfrenta.

Baseado na análise “SWOT”, podemos dizer que os pontos fortes e fracos são referentes ao ambiente interno da organização, assim como oportunidades e ameaças remetem ao ambiente externo à mesma.

Sendo assim, em relação ao caso apresentado pode-se elencar:

• Ponto forte: a empresa de Ricardo é estabelecida no mercado e possui estrutura organizacional formal e definida, bem como departamentalização e gestores preparados com conhecimento teórico (Sérgio e Alberto).

• Ponto fraco: boa parte do orçamento está empenhada com empréstimos, o que interfere no planejamento. Além disso, a estrutura de poder é comprometida por disputas entre Ricardo e os filhos.

• Oportunidade: horizonte de novos mercados a serem explorados, como o desenvolvimento de novos produtos para promissores clientes no ramo das grifes.

• Ameaça: as multinacionais com maiores condições de competitividade. Com a globalização, essas marcas podem produzir em países que proporcionam baixo custo tributário e de mão de obra, refletindo num preço final bem menor.

2. Indique duas estratégias que você indicaria para o Ricardo.

1. A primeira medida que eu poderia sugerir é o afastamento do nível estratégico da empresa.

Podemos identificar em Ricardo um perfil empreendedor, com conhecimento técnico e vasta experiência, porém com pouco domínio conceitual, uma vez que se viu obrigado a abdicar dos estudos em prol da empresa. Diante disso, é importante lembrar que seus filhos, Sérgio e Alberto, dominam a teoria, além de ter vivência empresarial, o que os torna mais preparados para exercer esse papel.

Ele pode se concentrar, por exemplo, no nível tático, voltando seus esforços para a produção, área que possui grande conhecimento técnico, a fim de garantir eficiência e eficácia.

2. Focar em mercados em que sua empresa tenha mais condições de competitividade.

Foi mostrado no texto que após a abertura do mercado a competição tornou-se cada vez mais acirrada. Apesar de uma boa estrutura e de mais de 25 anos de mercado, talvez eles não tenham como competir com as gigantes multinacionais.

Novos mercados, onde a empresa tenha maior condição de competir, podem ser uma boa saída, além de ampliar o horizonte de negócios e diversificar os clientes.

3. Descreva dois papéis, segundo os descritos por Mintzberg, demonstrando com determinadas passagens no texto.

Papel empreendedor:

Quando abandona o emprego para abrir uma loja de materiais esportivos e também posteriormente, quando passa a dedicar-se exclusivamente à indústria, apesar de uma trajetória próspera no comércio, Ricardo está empreendendo, ou seja, analisando novas oportunidades, iniciando novos projetos e assumindo riscos.

“Recém-casado, Ricardo abandonou o emprego para iniciar uma loja de materiais esportivos em uma rua de grande movimento, de um bairro comercial da capital.”

“Finalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com