TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso - National Industrial Products

Por:   •  24/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso: Implementando mudanças na National Industrial Products
Aluno:
 Alexandro Bianchini GRR 20130107        Turma: N1                Data: 24/05/2014

  1.      Não era adaptativa, pois tinha foco no bom ambiente dentro da companhia. Na época de Jim Carpenter a organização possuia uma cultura que prezava tratar as pessoas corretamente, deste modo elas teriam um sentido de lealdade com a companhia. Carpenter tinha relacionamento próximo com os funcionários, sempre presente nos eventos. Outra prova de que a cultura não era adaptativa é que ele nunca estabeleceu metas de desempenho para os diversos departamentos e também não flexibilizou duas atitudes de acordo com as vontades dos clientes. A confiança nos seus gerentes era boa e os subordiandos seriam conduzidos como achassem melhor. O correto seria determinar como uma cultura corporativa não adaptativa, os valores que Jim Carpenter estabeleceu na empresa era de não correr riscos e também averso as mudanças, pois ele preferia manter um mesmo padrão, mesmo resultando em prejuízo nos negócios, observado na passagem do texto “Alguns dos altos executivos acreditavam que Carpenter tolerava desempenho ruim e baixa produtividade para manter uma atmosfera amigável”.

  1. A nova gestão vê a necessidade de trazer a mudança para a organização devido aos resultados que a empresa vinha obtendo: a competitividade da National começou a decair, as vendas e lucros também caiam, enquanto os custos mantinham a elevação. Além disso, a National estava apresentando baixa produtividade. Era sim necessário mudar a cultura para trazer a mudança desejada, pois com a cultura de não estabelecer metas e padrões de desempenho ficaria difícil reverter o quadro em que a organização se encontrava. Além disso, como citado no texto, a empresa costumava organizar eventos sociais, celebrações de aniversário, programas de treinamentos de RH e diversos outros programas que geravam custos que no momento não eram essenciais, uma vez que a National vinha apresentando aumento nos custos e queda nas vendas.

  1. A cultura implantada por Tom Lawrence era uma cultura contrária à implantada anteriormente, ao invés de focar nos funcionários e nos relacionamentos, ele decidiu focar em metas, objetivos, corte de custos e avaliações de desempenho para garantir o aumento da produtividade. As vantagens dessa nova cultura foram os resultados obtidos: ele conseguiu reduzir os custos da produção e aumentar a produtividade, solucionando os problemas pelos quais ele havia sido contratado. Por outro lado essas atitudes aumentaram o “turnover” da empresa, eles perderam pessoas experientes e com conhecimentos técnicos para as concorrentes e não conseguiam substituir essas pessoas facilmente. A satisfação dos funcionários diminuiu, e a relação que eles tinham de confiança e admiração por seus superiores, se transformou em medo.
  1. A cultura da companhia sob a liderança de Tom Lawrence seria colocada na Cultura de Missão, a qual é caracterizada pela ênfase em uma visão clara do objetivo da organização e no alcance de metas, como o crescimento de vendas, lucratividade ou participação no mercado, ou seja, exatamente as ações que ele tomou ao assumir o cargo na National. Os gerentes passaram a moldar o comportamento de seus funcionários, em prol de atingir os objetivos estabelecidos. Em minha opinião, a cultura apropriada para a situação seria a Cultura Adaptativa, estabelecendo um equilíbrio entre a cultura tradicional de Jim Carpenter e o modo como ele tratava seus funcionários e possibilitando as mudanças necessárias para sanar os problemas que a empresa vinha apresentando, sem afetar o índice de “turnover” e a moral da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com