TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso Quanto mais motivados estamos, mais trabalhamos?

Por:   •  15/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso: Administração

Disciplina: Contabilidade Gerencial e contabilidade de custos Análise  NovaAndradina, 17 de março de 2021

Professor: Vítor Cardoso da Silveira

Academico: João Victor Ribeiro de Morais Gomes

LISTA 01

  1. Sobre as assertivas abaixo, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(F) A Contabilidade de Custos nasceu a partir da Contabilidade Gerencial, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria, mais especificamente com o início da Revolução industrial.

(V) A Contabilidade de Custos fornece os dados detalhados sobre os custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais e planejar o futuro.

(F) A Contabilidade Gerencial tem por objetivo controlar o patrimônio das empresas e apurar o resultado (variação do patrimônio). Ela deve também prestar informações a usuários externos que tenham interesse em acompanhar a evolução da empresa.

(V) A Contabilidade de Custos, nos seus primórdios, teve como principal função a avaliação de estoques em empresas industriais, que é um procedimento muito mais complexo do que nas comerciais, uma vez que envolve muito mais que a simples compra e revenda de mercadorias.

(V) Um dos objetivos da Contabilidade Gerencial é fornecer informações para os administradores da empresa que lhes permitam gerenciar o desempenho da mesma, avaliando se foram cumpridas as metas previstas no orçamento (função de controle).

(F) A Contabilidade Gerencial, cuja função inicial era de fornecer elementos para avaliação dos estoques e apuração do resultado, passou, nas últimas décadas, a prestar duas funções muito relevantes: a utilização dos dados de custos para auxílio ao controle e para tomada de decisões.

  1. Qual o Conceito de Contabilidade de Custos?

Ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos serviços, dos componentes de organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição, para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisões e de planejamento“ (LEONE, 2009).

  1. Quais as principais finalidades da Contabilidade de Custos atualmente?
  1. Avaliação de estoque
  2. Apuração do resultado
  3. Controle dos custos
  4. Tomada de decisões

  1. Qual o Conceito de Contabilidade Gerencial?

Contabilidade Gerencial: voltada à administração de empresas, não se condiciona às imposições legais, tem o objetivo de gerar informações úteis para a tomada de decisões: “pode ser conceituada como o sistema de informação que tem por objetivo suprir a entidade com informações não só de natureza econômica, financeira, patrimonial, física e de produtividade, como também com outras informações de natureza operacional, para que possa auxiliar os administradores nas suas tomadas de decisões” (MARION; RIBEIRO, 2011)

  1. O que são informações financeiras e informações não financeiras?

Informações são necessario dentro da contabilidade para seu detalhamento de capital, ou para um planejamento entaão pode-se constituir tipos de informações sendo finaceiras ou não nas quais tem como conceito abaixo:

Informações financeiras: Informações financeiras tem como caracteristica dados e atividades relacionado a organização informando sobre a situação finceira seus resultados operação ou alguma alteração relacionada.

Um exemplo de informação financeira pode ser caracterizado como seu balnço patrimonial que detalha todo bens, entradas e saidas de receitas.

Informacões não financeiras: As informações não financeiras pode ter definidas como ativos intangiveis ou intelectuais, isso pode ser dado como exemplo o processo de atendimento do cliente no qual tem como objetivo de ver a qualificação de serviços de atendimento prestado ao cliente ou a sua satisfação de compra, e muito importante trantando de uma informação não financeira.

  1. Cite algumas informações derivadas da contabilidade de custos que justifica seu papel como ferramenta de gestão.

A contabilidade de custo e crucial para a organização de fato ela e responsavel por uma administração contabel exata, oque e extremamente necessaria para se otimizar lucros, gatstos, redução de gastos e etc.

Quando se trata de comercialização de produtos e de extema necessidade definir um valor de venda, analisar custo de uma produção, calcular todos pagamento e buscar fundos de ivestidores tudo isso a contabilidade de custos se faz presente.

  1. (FGV-2018) A contabilidade apresenta subdivisões para fornecer diferentes tipos de informações.
  1.  Entre as funções da contabilidade de custos está a de oferecer ao gestor a capacidade de gerar informações que permitam o planejamento das ações no ambiente operacional.
  2. transmitir aos fornecedores segurança em relação ao cumprimento das obrigações da entidade.
  3. orientar investidores e credores ao decidirem onde alocar seus recursos.
  4. o avaliar desempenho dos setores administrativos da empresa e de seus empregados.
  5. garantir aos emprestadores de recursos que os prazos serão cumpridos.
  1. Sobre o tema contabilidade gerencial, indique quais as afirmações estão corretas.
  1. A Contabilidade Gerencial tem como seu principal público-alvo os usuários externos.
  2. A Contabilidade Gerencial é responsável por analisar dados econômicos da empresa.
  3. A Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais.
  1. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
  2. Apenas a alternativa I está correta.
  3. Apenas a alternativa III está correta.
  4.  Todas as alternativas estão corretas.
  5. Todas as alternativas estão corretas.
  1. A Informação Gerencial pode ter Natureza Econômica, Financeira ou Patrimonial. Disserte sobre as mesmas, apontando as principais diferenças.
  • Informações de Natureza Econômica: Informação de natureza econômica deve ser sempre entendida dentro da visão que a Contabilidade tem do que seja econômico e não, necessariamente, do tratamento que a Economia daria ao mesmo fenômeno; em largos traços, podemos afirmar que os fluxos de receitas e despesas (demonstração do resultado, por exemplo), bem como o capital e o patrimônio, em geral, são dimensões econômicas da Contabilidade, ao passo que os fluxos de caixa, de capital de giro, por exemplo, caracterizam a dimensão financeira.
  • Informações financeiras ou patrimoniais: Em contrapartida, a situação financeira está relacionada ao caixa da empresa, ou melhor, diz respeito aos rendimentos e às despesas que a organização apresenta ao longo de um período determinado, o que constitui seu orçamento, podendo ser positivo ou negativo.

Embora exista uma separação entre contabilidade financeira e gerencial, as informações contábeis que são apresentadas externamente também podem ser usadas para fins internos. Portanto, existe uma intersecção entre elas, não uma separação completa.

  1. Em sua opinião e considerando conhecimentos prévios de Custos, o que é necessário, para saber por quanto se deve vender um determinado produto ou serviço?

E necessario para ser determinado um preço muitos eventos nos quais podem ser atribuidos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com