TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso empresa de fotografia

Por:   •  25/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

Empresa: Click Fotos Estúdio e Revelação

Histórico

    A Click Fotos, Iniciou sua operação em 01 de maio de 2014. Seus fundadores são naturais da cidade de Morrinhos-GO são eles Rosicley Ribeiro Dias e Rosiel Ribeiro Dias, que como muitos empresários locais, acreditaram no potencial turístico da região, migrando então para a cidade de Caldas Novas.

A empresa está situada dentro de alguns hotéis e parques sendo eles Hotel Boulevard, Hotel Rivera, Náutico Praia Clube e Clube Prive, realizando assim o serviço de fotografia dentro de seus hotéis. Ela oferece além das fotografia canecas personalizadas e também chaveiros os assim como os arquivos de suas fotos e a revelação das mesmas, todos estes produtos são confeccionados sem compromisso.

 Análise de Macroambiente

Variável critica: Tecnológica

Porque a Variável é critica para a Empresa: A empresa trabalha com, fotografia registrando assim os momentos de diversão de seus clientes, porém hoje em dia a tecnologia atribuída aos celulares vem dificultando a realização dessa atividade como a cada dia os celulares estão mais sofisticados e contem câmeras de alta resolução, e cabe colocarmos também as câmeras portais onde são de fácil manuseio e fácil de levá-las a qualquer lugar. A tendência e que o mercado a cada dia que se passe fique mais exigente, mesmo com a economia estando em queda e sem estimativa de crescimento, pois com os clientes mais exigentes este mercado não para estimasse um crescimento de 2,7% de crescimento para a área tecnológica onde se busca inovações e adequações para um mercado que muda muito rápido. Isso acaba gerando um impacto muito grande nas vendas onde os produtos oferecidos pela empresa acaba perdendo valor para o cliente.

Oportunidades: 

      Uma oportunidade de expansão da empresa e que por Caldas Novas ser uma cidade turística está inaugurando novos hotéis onde existe a possibilidade de oferecer as estes um contrato para realização do serviço fotográfico dentro dos mesmos, pois a visão da empresa e de um crescimento de pelo menos 20% anual durante os 5 próximos anos.

Ameaças: 

       Uma das ameaças no mercado fotográfico e o enfraquecimento de nossa moeda perante ao dólar pois a maior parte do material para revelação de fotos e equipamentos utilizados, são importados assim com o aumento do dólar o custo do produto e serviço acaba ficando mais alto e com a concorrência e grande a organização tende se a não repassar todo este custo ao cliente.

Análise Setorial:

  1. Ameaça de novos entrantes:

Existe uma grande barreira para a entrada de concorrentes, pois os locais onde os pontos de vendas estão instalados existe um contrato de exclusividade, com isso pode-se dizer que e impossível que isto aconteça, prezando assim um ótimo relacionamento entre o parque e a Click Fotos.

  1. Ameaça de substitutos

A principal ameaça são os celulares pois cada vez mais estes estão com tecnologias mais eficazes e resoluções de fotografias melhores que acabam atrapalhando as vendas, tantos das fotos digitais como fotografias reveladas.

  1. Poder de barganha dos fornecedores

Os fornecedores principais são os de kits de revelação, onde eles tem um alto poder de barganha pois o produto e importado da China e somente se consegue importa-lo comprando em alta escala, com isso a margem de lucro deles se torna muito alta e impossibilitando uma negociação mais eficaz para nossa empresa.

  1. Poder de barganha dos clientes

O poder de barganha do cliente é alto, pois a fotografia e um produto exclusivo de cada cliente, não existe uma forma de vender uma foto de uma família para outra família que não a conheça, com o produto sendo um produto exclusivo de cada cliente acabam tendo que negociar dentro de uma margem de lucro considerada pequena em alguns casos.

  1. Grau de rivalidade na indústria ou segmento

Existe um grau elevado, onde as empresas do ramo de fotografia, tentam a cada dia buscar inovações tecnológicas para que os clientes comprem as fotos naquele momento que está dentro do parque ou do hotel, mostrando assim a ele a importância daquele momento que foi registrado e trazendo esse registro de uma forma diferente.

 

A partir da análise acima preencha a tabela esquemática da seguinte forma:

Assinale 1 quando: a afirmativa caracteriza uma oportunidade;

Assinale 2 quando: a afirmativa indica uma posição intermediária, tendendo a uma oportunidade;

Assinale 3 quando: a afirmativa indica uma posição intermediária, tendendo a uma ameaça;

Assinale 4 quando: a afirmativa caracteriza uma significativa ameaça ao negócio.

Tabela 1 – novos entrantes

Força competitiva 1: novos entrantes

1

2

3

4

Economia de escala

x

Regulamentação

x

Diferenciação de serviços/produtos

x

Necessidade de investimento

x

         Tabela 2 – Ameaça de substitutos

        

Força competitiva 2: Ameaça de substitutos

1

2

3

4

Preço e qualidade dos substitutos

x

Possibilidade dos clientes em substituir

x

Custo de troca

x

        

Tabela 3 – Poder de barganha dos fornecedores        

        

Força competitiva 3: Poder de barganha dos fornecedores

1

2

3

4

Concentração de fornecedores

x

Importância dos seus produtos para os compradores

x

Disponibilidade de produtos substitutos

x

Diferenciação dos produtos/serviços

x

        Tabela 4 – Poder de barganha dos clientes finais

Força competitiva 4: Poder de barganha dos clientes

1

2

3

4

Diversidade de clientes

x

Grau de informação sobre o mercado/produto adquirido

x

Diferenciação dos produtos/serviços substitutos

x

        Tabela 5 – Rivalidade na indústria/setor

        

Força competitiva 5: Rivalidade na indústria/setor

1

2

3

4

Crescimento da indústria/setor

x

Ausência de diferenciação entre os produtos

x

Diversidade de concorrentes

x

Altos custos fixos

X

        Tabela 6 – Avaliação geral das 5 forças

Força

Pontos atribuídos

Predominância de ameaça

Predominância de oportunidade

1

10

x

2

6

x

3

8

x

4

6

x

5

9

x

Total Geral

39

x

        

GRUPOS ESTRATÉGICOS

Concorrentes são empresas dentro da mesma indústria ou segmento de mercado que têm características semelhantes seguindo estratégias similares e competindo com base nos mesmos fatores. Dessa forma, devemos realçar a diferença entre os diversos concorrentes através da identificação de diferentes grupos estratégicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com