TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso rádio corredor

Por:   •  10/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

O modelo de comunicação formal da organização é bastante desorganizado e com isso, abre margem para que a comunicação informal ganhe cada vez mais força. Pode se observar que um dos motivos para que tanto a comunicação como até o perfil dos funcionários da organização seja mais informal, é o fato do novo diretor Roberto também ser, é inevitável que a cultura organizacional influencia o modo dos colaboradores se portarem. Também, a postura do líder que no caso é Roberto propiciou o aumento dos boatos, já que o mesmo só se importava com os projetos que aumentavam lucro e negligenciava um dos aspectos mais importantes em todas as organizações, as pessoas.

No caso da funcionária Sandra, uma das desvantagens do recrutamento interno é exatamente que se realizada de forma mal estruturada pode gerar expectativa no candidato e isso pode afetar a sua performance no cargo atual e também pode resultar em conflitos entre os colaboradores, o que aconteceu.

Todos esses problemas foram permitidos pela falta de estruturação dos canais de comunicação formal, a empresa não possui nenhuma política referente à sua comunicação interna e isso possibilita esse “rádio-corredor”.

Primeiramente, para que esses problemas fossem evitados era necessário que não apenas Lisa como todos os gestores das outras áreas dessem importância para a comunicação da organização, pois influencia diretamente nas pessoas e suas qualidade de vida no trabalho. Após, seria fundamental uma implementação de uma padronização nos comunicados da empresa. Além de envios de todas as mensagens por meio de boletins inseridos tanto na intranet como correio eletrônico, é imprescindível que todas os comunicados sejam enviados para todos os colaboradores e de forma clara, não podendo deixar nenhuma dúvida não resolvida entre eles, pois essa é a maior munição para o canal informal. Além de sempre dar abertura para que os funcionários sejam ouvidos.

O setor de RH deve pensar mais nas outras responsabilidades da gestão de pessoas, e não apenas no recrutamento e seleção. No caso da funcionária Michelle, a empresa errou ao realizar a seleção interna para o setor financeiro de forma não clara, Michelle teve suas expectativas frustrada e de certa forma o seu contrato psicológico foi rompido, acarretando no seu descontentamento e na criação de intrigas no próprio setor. Principalmente na seleção interna, todos os funcionários devem receber um feedback para os cargos que tentaram explicando de forma clara o porquê de ter sido selecionado ou não. O que deve ser aprendido na organização para que casos como este sejam evitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (24.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com