TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do caso bom frio

Por:   •  26/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 8

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

DOCENTE: JOSÉ VANDERLEI

ACADÊMICOS (AS):

DEIR GOMES FERREIRA JUNIOR

RENATA SCHETTINI DIAS

VALCILENE GOMES DE SOUZA

        

                 

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA QUE FRIO!!!

NIQUELÂNDIA/GO

JUNHO/2019

RELATÓRIO: CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO  

ESTUDO DE CASO DA EMPRESA QUE FRIO!!!

QUESTÃO 01

Análise ao estudo de caso da empresa QUE FRIO!!!, em busca de entender melhor a logística de distribuição de ar condicionado por intermédio de canais de distribuição.

Em um primeiro momento, é possível verificar que a probabilidade de encurtar o canal 4, eliminando o distribuidor regional é relevante para o processo de distribuição, contudo demanda muita análise visto que há vantagens e desvantagens nesta decisão. A grande vantagem está no fato de oferecer ao consumidor final um preço mais competitivo, em virtude da eliminação de intermediários e respetivos custos. Além disso, ainda poderia elencar como vantagem a proximidade que se teria do cliente, melhorando seu atendimento. Nota-se desvantagens no que se refere a um custo inicial de implantação de uma infraestrutura para distribuição e na armazenagem e distribuição em função do aumento da quantidade de produtos. Para isso, uma nova estrutura e logística necessita ser adotada para atender essa nova realidade, sem deixar de lado a qualidade dos produtos.

No período dos próximos cinco anos, a empresa QUE FRIO!!!, precisa adotar algumas prerrogativas necessárias para que este processo alcance os objetivos almejados, como: custos proibitivos e dificuldade no atendimento de clientes localizados em regiões distantes e de difícil acesso, sem o intermédio de distribuidores, e a necessidade de um grande investimento de infra - estrutura de distribuição para manter o nível de serviço e ampliar o mercado consumidor através da tecnologia da informação, que permita uma estrutura de armazenamento e distribuição que consiga manter o nível de serviço.

QUESTÃO 02

É primordial que se faça a separação dos clientes das microempresas das pessoas físicas, pois estas possuem características diferenciadas no que tange à formalização da compra. Neste contexto, as microempresas adquirem um quantitativo maior e tem poder de negociação que demandam maiores especificidades técnicas. Em contrapartida, as pessoas físicas, por adquirirem menor quantidade, buscam o menor preço e praticidade, sendo a compra em torno de uma unidade do produto.

Essa dinâmica tem vantagens que se mostram pela fidelização do cliente e possibilidade de promover um atendimento diferenciado com especialidade para cada tipo de cliente. Como em todo processo de vendas, há ainda as desvantagens. Neste caso, o custo da manutenção destas equipes e distribuição diferenciadas torna o processo um pouco mais oneroso.

QUESTÃO 03

Outro ponto de destaque se refere ao conflito mercadológico entre os dealers e os varejistas que formam os canais 2 e 3 da figura 1 poderia ocorrer com certa probabilidade. Isso acontece porque a adoção de canais variados de distribuição aumentará a disponibilidade deste produto o que ocasionará um aumento nas vendas. Entretanto, haverá em contrapartida, a perda da competitividade entre esses canais, uma vez que os dealers terão mais capacidade de adotar preços e condições de fornecimento mais vantajosos, por terem a vantagem  de não possuírem custos com lojas e atenderem diretamente os consumidores do condicionador de ar e que poderiam vir a comercializar aos mesmos clientes do canal de distribuição.  Essa questão pode ser evitada definindo claramente a segmentação do mercado e do responsável por seu atendimento, limitar às vendas dos dealers apenas a pessoas físicas.

QUESTÃO 04

Analisando detalhadamente o texto proposto identifica-se algumas funções cujo o entendimento se faz necessário. A primeira função é a customização do produto que é a sua projeção para que o mesmo produza ruído quase imperceptível, sob a prerrogativa de ser montado em uma base específica e preparado para ter resistência ao clima litorâneo.

 Outra função é a afirmação da qualidade do produto. Nesta vertente, os grandes clientes contarão com uma atenção mais voltada para a instalação da base especial, sendo feito um atendimento para esta questão. Por outro lado, no que se refere aos pequenos compradores, esta função fica a cargo dos dealers, representante regionais, que fariam o atendimento junto às pequenas e médias empresas.

Merece destaque também a função de variedade do produto, que é, no caso da QUE FRIO!!!, a fabricação dos condicionadores de ar em duas voltagens (110 e 220 volts), além de conterem três capacidades de refrigeração. Ainda nesta proposta, sob a sugestão do sr. Komys Lonado, em termos de variedade, os condicionadores de ar receberiam um tratamento especial, em áreas litorâneas, para evitar a corrosão em decorrência da ferrugem oriunda da maresia, um grande diferencial para os compradores destas localidades.

 Em sequência, a próxima função a ser abordada é o serviço pós-venda, sendo esta, de grande relevância para a empresa. Este serviço consiste basicamente na oferta de mão de obra para a de instalação da base especial, fator importante para a perda de ruídos. Esta função está prevista para os grandes clientes e para as empresas de pequeno e médio porte. Enfim, para finalizar a exposição das funções, está os serviços logísticos, com a adoção de um atendimento direto para os grandes clientes, com uma equipe de vendedores próprios. Já as pequenas empresas e as pessoas físicas contam com o atendimento dos dealers, que disponibilizam seus produtos em lojas para serem comercializados.

Ainda dentro da temática, os conflitos entre os dealers e o corpo de vendas do fabricante remete à decorrência de uma área cinzenta entre os dois mercados no que tange à delimitação entre os tipos de clientes (grandes clientes, pequenas e médias empresas). Sabe-se que o corpo de vendas do fabricante tem responsabilidade pelos grandes clientes e os dealers atendem localmente as pequenas e médias empresas. Entretanto, esta delimitação por vezes se torna pauta de discussões, especialmente quando se refere aos clientes médios. Isso acontece tendo em vista a fidelização das médias empresas aos dealers, adquirindo seus produtos somente por este canal. Essa realidade tende a despertar o interesse do corpo de vendas em transportar estes clientes fidedignos para suas carteiras, estabelecendo um processo de contrato. Neste caso, é primordial que as regras e normas, no que tange à classificação dos clientes e seus representantes, estejam claramente definidas evitando assim que um canal de distribuição interfira ou sofra interferências por outro canal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com