TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL

INTRODUÇÃO

          Na década de 30, o Distrito Federal, na época localizado na cidade do Rio de Janeiro, possuía uma população numerosa e devido ao êxodo rural, obrigou muitas pessoas a abandonar o campo para ir às cidades pela carência de emprego resultante da desestruturação da agricultura nesse período da história. Escassez de emprego no campo e crescimento da oferta de emprego na cidade ocasionou a construção de algumas indústrias.

          O filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin enfatiza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção no sistema de linha de montagem, trata das desigualdades de classes sociais existentes desde aquela época entre a vida dos pobres e dos ricos, e as diferenças de perspectiva de vida de cada classe social.

          No filme, focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nessa mesma década, logo após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome, demonstrando no filme pequenos furtos realizados por crianças a fim de sobreviver à miséria em que viviam. Já demonstravam greves de trabalhadores que exigiam melhores condições de trabalho e qualidade, pois sentiam pressionados no desenvolvimento de algumas ações.

          O êxodo rural viabilizou o atendimento da oferta por mão-de-obra, que embora abundante, necessitava ser disciplinado para o trabalho, e também continuar sendo dependente do Estado.

          A partir do objetivo de obter um controle ainda mais amplo, o Estado passa a intervir não somente na regulação do mercado, através de política salarial e sindical, como também no estabelecimento e controle de uma prática assistencial.

          Portanto, o Serviço Social enquanto profissão se iniciou no processo das relações sociais no exercício e controle social entre a classe dominante e a classe trabalhadora.

DESENVOLVIMENTO

          Mudar significa amadurecimento político da classe trabalhadora, que foi um processo de mudança e reestruturação da sociedade, pois os trabalhadores se uniram em uma ação coletiva e não em luta individual, eles queriam mudanças nas condições de trabalho e nas condições de vida. Isso vai mudar toda a estrutura e todas as características da crise do capitalismo naquele momento.

          Conforme o texto, na historiografia sócio-econômico há pelo menos três grandes vertentes sobre o capitalismo:

  • Concepção idealista – forma econômica que constituiu uma síntese do espírito empreendedor e racional;
  • Escola Histórica Alemã – caráter de sistema comercial capitalismo (uso da moeda)
  • Fundada sob o pensamento de Karl Marx, é uma relação social, e o capitalismo é um determinado modo de produção pela dominação do processo de produção pelo capital.

          O capitalismo acentuou a diferenciação entre as classes burguesia X trabalhadora, e houve um surto no seu desenvolvimento devido ao fato de que as indústrias ganharam campo e o momento em que a produção ganha mais espaço.

          Mas houve também suas crises, e como conseqüências do desemprego enquanto questão social foi:

  • Graves problemas sociais – saúde, educação e moradia;
  • Excesso de mão-de-obra – como tinha uma mão-de-obra excedente, não precisava trabalhar com as condições de melhoria e nem com o salário, pois podia empregar dois trabalhadores no lugar de um;
  • Generalização da pobreza
  • Miséria.

          A história do Serviço Social é muito importante para conhecer todo esse processo de intervenção, iniciando como ajuda e caridade para chegar até hoje, como uma profissão assegurada pela lei. Com disciplina e muito conhecimento torna a profissão mais eficaz, pois tem a capacitação e orientação de conhecimentos desde os primórdios até hoje que foram aprimorando e se aperfeiçoando.

          No Brasil o Serviço Social inicia-se nos anos 30, com o declínio da economia cafeeira devido à crise do capitalismo no qual muda de cenário, iniciando o processo de industrialização e, junto do capitalismo, surge à exploração da classe trabalhadora como já citamos. É por conta dessa exploração é que vão surgir as questões sociais. A classe trabalhadora começou a lutar pelos seus direitos aí começou a surgir o Serviço Social.

          No início foram criadas as instituições católicas para ajudar parte da sociedade necessitada, era um trabalho social voluntário, voltada para a caridade e o cristianismo.       O Serviço Social nasce da influência da Igreja e a presença do Estado para atender as questões sociais, e uma delas era o desemprego.

          A direção do Serviço Social percebe que é necessário uma capacitação, e aí se inicia a profissionalização impulsionando a institucionalização. A identidade da prática social nasce para atender os interesses da burguesia através das funções ideológicas, por meio da ajuda é que realizava a boa impressão da classe dominante, eles tinham o controle social dos trabalhadores. Atender esse público era interessante para garantir a manutenção do poder, dificultando a organização da classe trabalhadora, através das visitas domiciliares eles tinham acesso a tudo.

          O movimento de Reconceituação do Serviço Social na trajetória da profissão, inicia-se com o processo de quebrar com o processo conservador, pois a categoria começa a questionar a abordagem conservadora percebendo as contradições do sistema capitalista e a manipulação da classe dominante nas relações sociais de ajustamento social. Para romper com o conservadorismo, vai ter que enfrentar a realidade de forma crítica, entender a realidade de forma diferente.

As questões sociais mais importantes na cidade de Osvaldo Cruz escolhida pela equipe foram: o desemprego e a violência doméstica.

          O desemprego como expressão da questão social em Osvaldo Cruz, aponta para a mais grave crise social da cidade. Essa crise social é que alimenta a violência, a marginalidade, e outras expressões que também merecem atenção.

          No caso da violência doméstica principalmente com as mulheres, cabe a intervenção do assistente social em:

  • Acolher;
  • Orientar;
  • Promover junto à comunidade ações de caráter preventivo como debates, palestras, atividades, com o objetivo de sensibilizar a população, para a questão das desigualdades sociais e da violência contra a mulher;
  • Conscientizá-las quanto a seus direitos, com a criação de grupos de ajuda;
  • Oferecer atividades objetivando preparar e inserir a mulher no mercado de trabalho como forma de conquista e independência financeira e melhoria da auto-estima e superação da violência.

          O desemprego é um problema individual, trata-se na maioria dos casos de pessoas mal qualificadas, que não tiveram oportunidades de estudar. É um problema social que atinge a amplas camadas da população independente da sua condição, que ao contrário querem trabalhar, mas não conseguem emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (95.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com