TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fayol - Administração Industrial e Geral (resenha)

Por:   •  6/11/2019  •  Resenha  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

FAYOL, Henry. Administração industrial e geral

No livro teoria da Administração Industrial de Fayol, nas páginas 23 a 26 temos uma conceituação do termo Administração no capítulo 1. O conjunto das operações de toda a empresa pode ser dividido em 6 grupos:

 Operações Técnicas: Produção, fabricação, transformação.

 Operações comerciais: Compras, vendas, permutas.

 Operações financeiras: Procura e gerência de capitais.

 Operações de Segurança: Proteção de bens e pessoas.

 Operações de Contabilidade: Inventários, balanços, Preços de Custo, Estatística.

 Operações Administrativas: Previsão, Organização, direção, coordenação e controle.

Esses grupos existem em qualquer empresa. Essas 6 funções essenciais vivem em estreita interdependência.

PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO

A função administrativa tem por órgão e instrumento o corpo social, restringe-se apenas ao pessoal. E para o bom funcionamento do corpo social são necessárias condições que Fayol chama de princípios. Esses princípios são maleáveis e suscetíveis de adaptar-se a todas as necessidades. Esse número de princípios não é limitado. São eles:

1. Divisão do Trabalho Tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. Permite reduzir o número de objetivos sobre os quais devem ser aplicados a atenção e o esforço. Melhor maneira de se obter o máximo proveito do indivíduo e da coletividade.

2. Autoridade e Responsabilidade - Consiste no direito de mandar e no poder de se fazer obedecer. Não se concebe a autoridade sem a responsabilidade, isto é, sem a sanção (recompensa ou penalidade) que acompanha o exercício do poder. Em qualquer lugar onde se exerça autoridade nascerá uma responsabilidade. A responsabilidade é  tão temida quanto cobiçada, o temor de assumir responsabilidade muitas vezes paralisa iniciativas.

3. Disciplina Consiste essencialmente, na obediência, assiduidade, na atividade, na presença e nos sinais exteriores de respeito demonstrados segundo as convenções estabelecidas entre empresas e seus agentes. Taylor observou que os franceses são obedientes e abnegados, quando bem dirigidos. Os meios mais eficazes para estabelecer e manter a disciplina são: Bons chefes em todos os níveis hierárquicos, convênios claros e equitativos, sanções penais judiciosamente aplicadas.

4. Unidade de Comando – Para a execução de um ato qualquer, um agente deve receber ordens somente de um chefe. Quando dois chefes exercem autoridade sobre o mesmo homem ou mesmo serviço, cria-se um mal-estar. Se a causa persistir, a saúde social se debilita.

5. Unidade de Ação – Um só chefe e um só programa para um conjunto de operações que visam o mesmo objetivo.

6. Subordinação do Interesse Particular ao Interesse Geral – Numa empresa, o interesse de um agente ou grupo de agentes não deve prevalecer sobre o interesse da empresa. A ignorância, ambição, egoísmo, indiferença, enfim todas as paixões humanas tendem a fazer perder de vista o interesse geral em proveito do interesse particular,

7. Remuneração do Pessoal – É o prêmio pelo serviço prestado. Deve ser equitativa e, tanto quanto possível, satisfazer ao mesmo tempo ao pessoal e à empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com