TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação Teorica- Estruturas Organizacionais

Por:   •  18/9/2015  •  Artigo  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  1.791 Visualizações

Página 1 de 7
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Afinal, o que é Estrutura Organizacional ?

Estrutura Organizacional  é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.

Cada empresa enfrenta o problema de como organizar-se. A reorganização frequente é necessaria para refletir uma nova estratégia, mudanças nas condições do mercado ou inovações relevantes na tecnologia de produção. As empresas, no mundo todo , estão se reestruturando  para se tornarem mais enxutas, mais eficientes e mais ágeis no ambiente  global altamente competitivo de hoje.(1999, P. 192)

Segundo, Richard L. Daft,

A organização é a disposição dos recursos organizacionais para atingir as metas estratégicas. A disposição de recursos se reflete na divisão de trabalho dentro da organização em departamentos específicos e funções, linhas formais de autoridade e mecanismos para coordenar diversas tarefas da organização.(1999, P.192)

A organização é importante porque ela segue segue a estratégia . A estratégia define o que fazer, a organização define como fazer. A estrutura organizacional é a ferramenta que os gerentes usam para aproveitar os recursos e realizar as coisas. (1999, P. 192)

ORGANIZAÇÃÓ DA ESTRUTURA VERTICAL

O processo de organização  conduz à criação da estrtura organizacional, que define como as tarefas são desenvolvidas e os recursos aplicados. A estrutura da organização é definida  como (1) conjunto de tarefas formais designadas  a um indivíduo ou departamento; (2) as relações formais de relacionamento , incluindo linha de autoridade, decisão de responsabilidade, número de níveis hierárquicos, a amplitude de controle dos gerentes; e (3) o projeto dos sistemas para assegurar a coordenação eficaz dos empregados nos departamnentos. RICHARD L. DAFT ( 1999, P. 192)

O conjunto de tarefas  e relações formais  de autoridade fornece uma estrutura de controle  vertical da organização. As características da estrutura vertical  são descritas no organograma, que é a representação visual da estrutura da organização.(1999, P. 192)

ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO

As organizações desempenham uma grande variedade de tarefas. Um princípio fundamental é que o trabalho pode ser desempenhado com  maior eficiência se é permitido aos empregados  se especializarem. A especialização do trabalho, algumas  vezes chamada de divisão do trabalho, é o grau  dentro do qual  as tarefas  da organização são subdivididas em tarefas separadas.(1999, P.192)

Apesar das grandes vantagens aparentes da especialização, muitas organizações estão abandonados estes este princípio. Os empregados muito entendiados ficam isolados e realizam somente uma tarefa que é pequena e tediosa. Muitas empresas estão ampliando as tarefas para possibilitar maiores desafios ou designando grupos para as tarefas , de modo que os empregados póssam fazer rodízio dentro das tarefas desempenhadas pela equipe.RICHARD L. DAFT (1999, P. 192)

CADEIA DE COMANDO

A cadeia de comando é uma linha de autoridade é uma linha de autoridade contínua que une todas as pessoas da organização e mostra quem se reporta a quem. Está asspciada a dois destacados princípios. A unidade de comando significa que cada empregado está sob  a responsabilidade de um único supervisor.( 1999, P. 192)

AUTORIDADE, RESPONSABILIDADE E DELEGAÇÃO

A cadeia de comando ilustra a estrutura de autoridade da organização. Autoridade é o direito formal e legítimo do gerente de tomar decisões, dar ordens e alozar recursos para atingir  o resultado desejado pela organização. (1999, P. 193 e 194 )

A responsabilidade é o reverso da moeda da autoridade. Responsabilidade é a obrigação  de desempenhar  a tarefa ou a atividade  para a qual um empregado foi designado.Geralmente, é designada aos gerentes autoridades comparável às responsabilidades. (1999, P. 193 e 194 )

Outro conceito relacionado à autoridade é o da delegação. A delegação é o processo que os gerentes usam para transferir a responsabilidade para posições abaixo deles na hierarquia. Muitas organizaçõesatuais estimulam os gerentes a delegar poder aos níveis mais baixos possíveis a fim de promover a máxima flexibilidade para atender as necessidades do cliente e adaptar-se ao ambiente. RICHARD L. DAFT (1999, P. 193 e 194 )

“Percebemos que as  funções de autoridade, responsabilidade e delegação são atribuídas a diversas pessoas que integram diversos departamentos da organização.”(1999, p. 193 e 194)

AMPLITUDE DA ADMINISTRAÇÃO

A amplitude da administração é o número de empregados que se reportam a  um supervisor. Algumas vezes chamada de amplitude de controle, esta característica da estrutura determina com que proximidade o supervisor pode monitorar o subordinado. A  visão tradicional do p´rojeto organizacional recomendava uma ampitude de cerca de sete funionários por gerente. Entretanto, muitas organizações líderes  atuais de amplitude de administração de 30,40 ou até mais.(1999, P. 194)

Conforme, RICHARD L.  DAFT, a analise feita de comparação da ampitude tradicional para amplitude atual de que no campo da administração existe uma dinâmica, um crescimento que nos traz os fatores seguintes, na qual estão associados ao menor envolvimento e, portanto , à maior amplitude de controle.

  1. O trabalho realizado pelos subordinados é estavel e rotineiro.
  2. Os empregados desempenham tarefas similares.
  3. Os subordinados estão concentrados em um único local real.
  4. Os subordinados são altamente treinados e necessitam de pouca orientação para realizar as tarefas .
  5. O sistema de suporte e as pessoas estão disponíveis para o gerente.
  6. O sistema de suporte e as pessoas estão disponiveis para o gerente.
  7. Pouco tempo é exigido em atividades não-supervisionadas, tais como coordenação com os outros departamentos ou planejamento. ( 1999, P. 194)

CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

Os termos centralização e descentralização referem-se ao nível hierárquico em que as decisões são tomadas. Centralização significa que a autoridade de decisão é colocada  próximo ao topo da organização. Com a descentralização, a autoridade da decisão é forçada  para os níveis baixos da organização. As organizações podem precisar experimentar para encontrar o nível hierarquico correto onde as decisões devem ser tomadas.(1999, P. 196)

FORMALIZAÇÃO

Formalização é a documentação escrita para dirigir e controlar empregados. A documentação escrita inclui o manual de regras as políticas, os procedimentos , a descrição de tarefas e as regulamentações. Esses documentos complementam o organograma ao dscreverem as tarefas, as responsabilidades e a autoridadede de decisão. (1999, P. 196)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com