TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fundamento Gestão de Projeto FGV

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamento de gerenciamento de projetos

Módulo: 1 à 6

Aluno: Natasha de Carvalho

Turma: T01

Tarefa: Estudo de caso da empresa CCC

Características do projeto 

Tendo como fonte o PMBOK fica posto que “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK, 2017). Já o autor Maximiano (2002,  p.26),  descreve a definição  de  projeto   como “ um  empreendimento  temporário  de   atividade  com  início,  meio  e  fim  programados,  que  tem por objetivo  fornecer  um produto  singular e  dentro das  restrições orçamentárias”.

Além da similaridade entre as definições é possível verificar a presença da tríade temporalidade - progressividade - unicidade nos trechos descritos anteriormente, elementos esses que são determinantes para a identificação e caracterização de um projeto e que serão esmiuçados para permitir a contextualização do show em Porto Alegre como um projeto.

Quanto a temporalidade: é possível afirmar que um projeto deve ter o seu ciclo de vida, da concepção à conclusão, definidos. De forma que os envolvidos sejam capazes de identificar o seu início – através da definição daquilo que deve ser obtido ao concluir o projeto (resultado), sua realização – através da realização de atividades que vão compor o resultado, e a sua conclusão, onde propriamente o produto gerado é entregue ao cliente e o projeto é concluído com sucesso. Um projeto também pode ser encerrado por não se mostrar do interesse do cliente antes da sua conclusão.

O projeto do show faz parte do programa nacional de patrocínio de eventos culturais para fortalecimento da marca CCC. O programa em questão deve ser composto por esse e por outros projetos (como por exemplo feiras, mostras, exposições, festivais, peças de teatro, filmes), de forma que o objetivo da companhia seja atingido/ mantido.

Para que o projeto do show em Porto Alegre seja concluído satisfatoriamente é necessário realizar o seu planejamento da presente data, para que sua realização e conclusão seja no final do ano. Assim podemos identificar claramente esse item da tríade no case.

Quanto a singularidade: a exclusividade do resultado é parte fundamental da caracterização de um projeto. Ou seja, todo o planejamento e atividades realizadas durante o projeto tem como objetivo gerar um produto, serviço ou resultado único. O resultado é identificado como produto e que a sua entrega compõe a finalização desse projeto.

Para o projeto do show em Porto Alegre podemos identificar as características de exclusividade do produto quando consideramos a data de realização do evento como final do ano de 2020, o Centro de Eventos FIERGS que foi o local definido para o show, as bandas participantes, as outras empresas do ramo de alimentação que serão patrocinadoras, as empresas contratadas para serviços e etc.

Quanto a progressividade: outro característica fundamental para a classificação de um planejamento como projeto. A elaboração é feita em etapas progressivas e por incremento. Assim a medida que o projeto avança todos os envolvidos adquirem maior conhecimento sobre ele, tornando possível um maior nível de detalhamento e de tomada de ações mais assertivas, que podem incluir mudanças.

Para o projeto do show em Porto Alegre a progressividade pode ser observada frente às etapas de processos necessários para a realização de uma atividade. Por exemplo, hipoteticamente, podem ser listadas 50 artistas de interesse com base em levantamento histórico (pesquisa), posteriormente quantitativo diminuiria para 40 por conta do falecimento de alguns, seguido da avaliação de disponibilidade de agenda digamos que houvesse uma redução para 25 possibilidades e ao final a avaliação dos cachês frente ao orçamento disponibilizado reduziria as possibilidades para 15. Somente após essas etapas pode se iniciar o planejamento da sequência de apresentação das bandas no evento. Dessa forma, fica evidenciado um dos diversos momentos em que a progressividade se mostra presente nesse projeto, onde existe uma sequência de etapas a serem executadas e o resultado de uma etapa pode vir a ser determinante para a etapa posterior.

Enfim, do ponto de vista de entendimento também é fundamental a diferenciação entre projeto, com todas as características descritas anteriormente, e o trabalho operacional. Na rotina o resultado esperado para o processo é sempre o mesmo, de forma cíclica visa se obter o mesmo produto.

Mesmo que a empresa CCC realize diferentes eventos como marketing da companhia, a realização dos eventos não são rotineiras e se manteriam como projeto uma vez que para cada evento se teria um tempo para realização, locais, equipe de prestadores de serviço, público alvo e metas de resultados.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Entendendo o PMBOK como um guia genérico das melhores práticas relacionadas a gerenciamento de projetos, é necessário compreender melhor a estrutura adotada, seus conceitos e possíveis adaptações para o case.

O ciclo de vida do projeto são todas as etapas relacionadas a um projeto, do início até o término.

Conceitualmente vão existir categorias dessas etapas conforme aplicabilidade. As fases de um projeto é série de fases que um projeto passa, do início ao término. O grupo de processos (5) é a área de conhecimento (10) de gerenciamento de projetos definida pelos seus requisitos e descrita em termos dos processos que a compõem: práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas. Os processos de gerenciamento de projetos (49) é série de atividades sistemáticas direcionadas para alcançar um resultado final, de forma que se aja em relação a uma ou mais entradas a fim de criar uma ou mais saída

Adicionando apontamentos de Freitas (2019 – apostila), que diz que as fases de um projeto estão associadas diretamente à natureza do produto final. Assim, sendo o produto final de um projeto exclusivo, não faria sentido dizer que as fases dos projetos são padronizadas, por isso cada projeto terá suas fases definidas conforme o produto desse projeto. Para o show em Porto Alegre foram adotadas as fases: pré evento, evento, pós evento.

Já os grupos de processo totalizam 5 e são definidos no guia como: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento. Já descrevem necessidades de ordem mais amplas, permitindo aplicabilidade independente da natureza do produto/ projeto.

As áreas de conhecimento de acordo com a última versão do PMBOK são 10: integração, escopo, cronograma, custo, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas (stakeholders) – pilares fundamentais a serem desenvolvidos para o sucesso do projeto. Elas também são amplas, permitindo aplicabilidade independente da natureza do produto/ projeto. Nas áreas de conhecimento estão contidos os processos de gerenciamento de projetos.

Os processos a serem adotados em um processo também dependem fortemente da natureza do projeto, sua complexidade, e da estrutura da empresa responsável pelo projeto. Cabendo a metodologia adotada e aos envolvidos definir a melhor estratégia para cada projeto.

O case trata de um projeto de um show, possuindo uma curva de comportamento de ciclo de vida um pouco incomum, onde o maior volume de atividades e recursos não ficam na etapa de execução do processo, e sim na etapa anterior. Por esse motivo na etapa de pré evento foram alocados todos os processos de planejamento, contratações e controles relacionados. Durante o evento foram alocados os processos de execução, controle de qualidade e ações resposta a riscos que venham se apresentar como problemas durante o evento. E no pós evento foram alocados os processos de entrega do produto, encerramento formal do projeto e documentação dos conhecimentos adquiridos.

Pré evento

Desenvolver o termo de abertura do projeto

Identificar as partes interessadas

Desenvolver plano de gerenciamento do projeto

Definir o escopo

Desenvolver cronograma

Determinar orçamento

Adquirir recursos

Estimar recursos das atividades

Realizar análise de riscos

Planejar resposta para riscos

Definir indicadores de qualidade/ requisitos

Definir metas objetivas para o projeto

Desenvolver equipe

Realizar aquisições

Realizar o controle integrado de mudanças

Validar o escopo

Controlar cronograma

Controlar custo

Gerenciar a qualidade

Monitorar a comunicação

Monitorar o engajamento das partes interessadas

Controlar recursos

Evento

Gerenciar a execução do projeto

Controlar a qualidade

Implementar ações de resposta para riscos

Pós evento

Documentar o conhecimento adquirido no projeto
Encerrar o projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (379.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com