TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa

Por:   •  9/4/2015  •  Monografia  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Educacional Anhanguera de Joinville

Curso de Pedagogia 5° Fase

Professor: Alfredo Leonardo Penz.

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa

Abordagens Teóricas

Skinner, Chomsky, Piaget e Vygotsky.

Aluna: Daiane de Melo

RA: 3729696662

Joinville

2014

1 – Introdução

Neste trabalho serão expostas quatro abordagens teóricas. Dentre elas, podemos destacar: O Behaviorismo de Skinner, Inatismo de Chomsky, Cognitivismo Construtivista de Jean Piaget e o Sociointeracionismo de Vygotsky.

Sabemos que todos nós, adquirimos ao decorrer de nossas experiências vividas, conhecimentos sobre tudo o que nos cerca. Pois bem, mas o que tem a falar cada um destes pesquisadores? O que em comum, podemos destacar entre eles?

É o que veremos a seguir com este breve resumo das principais abordagens teóricas citadas a cima.

2.1 – Abordagens Teóricas.

2.1.1 – Behaviorismo: Skinner.

A teoria de Skinner, fala basicamente sobre uma mudança de comportamento que é ensinada através de reforços imediatos e contínuos a um estímulo.

Para entender melhor o behaviorismo de Skinner, é preciso conhecer primeiro os dois tipos de respostas aos estímulos que ele identificou, a partir de experiências com animais em laboratórios: as Respondentes e as Operantes.

Respondentes: São respostas reflexas condicionadas ou não. Que se referem principalmente às reações do organismo; Por exemplo: A contração pupilar diante da luz, a salivação em resposta à comida, o suor em resposta do calor, entre outros.

Operantes: São aquelas que não estão correlacionadas com nenhum estímulo. Estas respostas emitidas são denominadas como operantes. Os movimentos espontâneos de nosso organismo ou simples fato de abrir uma porta ou nadar podem ser denominados como operantes no sentido em que operam ou atuam sobre o meio externo, sem serem evocados.

As consequências que acompanham determinados comportamentos operantes são denominadas “reforços”. Estes são responsáveis pela repetição desses comportamentos. Temos como exemplo, a “Caixa de Skinner”.

[pic 1]

Esta é uma sequência de respostas operantes. Num desses movimentos exploratórios, ele pressiona a barra, a cigarra toca e o alimento é liberado (ou a água). Na primeira vez em que isto ocorre, geralmente o animal não vê o alimento e continua seus movimentos exploratórios, porém, mais cedo ou mais tarde, encontrará o alimento e depois de algumas sessões em que esta situação tiver ocorrido, o rato passará a discriminar a relação entre o pressionar a barra e encontrar alimento.

“O ensino é obtido quando o que precisa ser ensinado pode ser colado sob condições de controle e sob comportamentos observáveis.” (MOREIRA 2009).

2.1.2 – Inatismo: Chomsky.

Basicamente, sua teoria afirma que dentro de cada um de nós, existe um mecanismo que faz “desabrochar” o que já sabemos. Em outras palavras, a aprendizagem, se dá de forma semelhante ao desenvolvimento do corpo humano e acontece de forma natural. Na proposta inatista de Chomsky, ele acredita que o homem nasce com uma aparelhagem herdada biologicamente para desenvolver a linguagem, e que ele é dotado de estruturas gramaticais universais. Por isso, é capaz de formular sentenças na língua materna, dependendo somente da intuição e da criatividade. “O curso geral do desenvolvimento e os traços básicos do que emerge são pré-determinados pelo estado inicial”. (CHOMSKY 1988, p. 23).

[pic 2] Noam Chomsky

2.1.3 – Cognitivismo Construtivista – Piaget.

Ele se interessou em analisar como o conhecimento é adquirido e começou a realizar alguns testes com crianças. Para atingir sua formulação teórica, Piaget pensava que deveria estudar a forma pela qual as crianças construíam as noções fundamentais do conhecimento lógico. Ele observava as crianças em situações naturais e criava experimentos, que foram denominados de método clínico de investigação. 

“Não é a situação e o contexto que determinam o que as pessoas sentem, mas sim o modo como elas interpretam os fatos. Então se percebe que conhecimento é uma representação imediata do mundo exterior, dessa realidade que é única”.  (BECK 1964)

O Cognitivismo baseia-se na atuação ativa do indivíduo em organizar estímulos recebidos do ambiente. E o construtivismo, afirma que cada pessoa constrói sua visão do mundo em que a rodeia por meio das suas próprias experiências e compreensões.

[pic 3]

2.1.4 – Sociointeracionismo – Vygotsky

Ele afirma que a aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos. Sendo assim, a interação social é a origem e o motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual. Por exemplo, o ato de indicar um objeto para uma criança pode não ter nenhum significado, mas quando a criança aponta para um objeto no intuito de alcançá-lo e alguém pega para dar à criança (interação), o ato de “apontar” começa a ter significado; Ela começa a pegar o significado socialmente compartilhado de “apontar” para um objeto. Desta forma, temos a interação social, mediada pelos instrumentos e objetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (241.2 Kb)   docx (946.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com