TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Por:   •  24/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.596 Palavras (15 Páginas)  •  2.039 Visualizações

Página 1 de 15

Questionário de Gestão de Pessoas Cap. 07

1- Como a estrutura organizacional afeta os cargos de uma organização?

Se a estrutura organizacional é rígida e imutável, os cargos também serão fixos, permanentes e definidos, fechados, individualizados e delimitados.

2- Defina desenho de cargos:

O desenho de cargos envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos.

3-Explique o modelo tradicional de desenho de cargos e suas características:

É o desenho de cargo apregoado pelos engenheiros da administração científica no início do século XX. Os aspectos principais do modelo clássico de desenho de cargo são:

  1. A pessoa como apêndice da máquina.
  2. Fragmentação do trabalho.
  3. Ênfase na eficiência.
  4. Permanência.

4- Quais as vantagens e limitações do desenho clássico de cargos?

  1. Redução de custos.
  2. Padronização das atividades.
  3. Apoio á tecnologia.

Limitações:

  1. Cargos simples e repetitivos tornam-se monótonos e chatos.
  2. Desmotivação pelo trabalho.
  3. Trabalho individualizado e isolado.
  4. Monopólio da chefia.
  5. Era da informação.

5- Explique o modelo humanístico e suas características:

O modelo humanístico é também denominado modelo de relações humanas pelo fato de ter surgido com a experiência de Hawthorne. A abordagem humanística substitui a ênfase antes colocada nas tarefas e na estrutura organizacional.

6- Explique o modelo contingencial e suas características:

Representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização. o nome Contingencial decorre da adequação do desenho do cargo a essas três variáveis.

7-Descreva as cinco dimensões profundas e suas características:

  1. Variedade: a pessoa utilize várias de suas habilidades e competências pessoais na execução das tarefas.
  2. Autonomia: a pessoa tenha certa autonomia, independência e auto direção na execução das tarefas.
  3. Significado das tarefas: a pessoa faça algo significativo e que tenha um certo sentido ou razão de ser.
  4. Identidade com tarefa: a pessoa se sinta pessoalmente responsável pelo sucesso ou fracasso das tarefas em função dos seus próprios esforços.
  5. Retroação: a pessoa perceba e avalie o seu próprio desempenho enquanto executa o trabalho, sem intervenção de terceiros ou da chefia.

     8-Explique os três estados psicológicos críticos.

  1. Percepção do significado do trabalho: É o grau em que o ocupante sente que seu trabalho é importante, valioso e que contribui para a organização.
  2. Percepção da responsabilidade pelos resultados do trabalho: É o grau em que o ocupante se sente pessoalmente responsável pelo trabalho e que os resultados do trabalho dependem dele.
  3. Conhecimento dos resultados do trabalho: É o grau em que o ocupante toma conhecimento do seu trabalho e auto avalia o seu desempenho.

9-Explique os seis conceitos implementadores no desenho de cargo:

  Tarefas combinadas.

  1. Formação de unidades naturais de trabalho.
  2. Relações diretas com o cliente ou usuário.
  3. Carga vertical.
  4. Aberturas de canais de retroação.
  5. Criação de grupos autônomos.

10-O que é enriquecimento de cargos? E quando é lateral ou horizontal?

     É a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação.

     Lateral: adição de novas responsabilidades do mesmo nível.

     Horizontal: adição de novas responsabilidades mais elevadas.

11- O que significa empowerment?

    É o fortalecimento das pessoas que trabalham em equipes, com total responsabilidade por metas e resultados e total liberdade para tomar decisões.

12- Explique a reestruturação da Asea Brown Boveri:

 Alguns sucessos imediatos da ABB foram através da reestruturação pela redução de custos de fabricação através da racionalização das operações da produção e da melhoria no desenvolvimento de novos produtos através de melhor foco nos financiamentos.

3- Defina descrição de cargos e dê exemplos:

     É um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Ela define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz.

14- Faça uma descrição do cargo que você ocupa atualmente.

 Atualmente desempenho as seguintes atividades; acesso ao sistema SAP, conferência de mercadoria não conforme, entrada em documentos, etc.

15- Defina análise de cargos e dê exemplos:

 Significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.

16- Faça uma análise do cargo que você ocupa atualmente:

 Atualmente realizo uma atividade de auxiliar de produtos não conforme e tenho a função de atender adequadamente os clientes e com responsabilidade do fechamento dos fluxos de vendas.

17- Quais são os principais fatores de especificações utilizados?

 Requisitos mentais, físicos, responsabilidades e condições de trabalho.

18- Explique o método da entrevista na colheita de dados sobre cargos.

Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação. Na entrevista existem três tipos para tal finalidade como a entrevista individual, a entrevista em grupo e a entrevista com o supervisor tendo como objetivo buscar dados a respeito dos cargos e determinar seus deveres e responsabilidades. No método do questionário a colheita de dados a respeito de um cargo é feita através de questionários que são distribuídos aos seus ocupantes ou ao seu supervisor. Na prática segue o mesmo roteiro para entrevista, com a diferença de que é preenchido pelo ocupante do cargo ou pelo supervisor ou também em ambos. Tem como vantagem proporcionar um meio eficiente e rápido de coletar informação de um grande número de funcionários, tendo como custo operacional menor do que a entrevista. No método da observação é direta daquilo que o ocupante do cargo está fazendo constitui um outro método de colher informação sobre o cargo é aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos. É comum o método da observação utilizar um questionário para ser preenchido pelo observador para assegurar a cobertura de todas as informações necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com