TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PESSOAS

Por:   •  31/3/2015  •  Resenha  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  1.819 Visualizações

Página 1 de 7

FICHAMENTO 

BÁRBARA CUSIN DO NASCIMENTO

OBRA/ARTIGO/ENSAIO EM FICHAMENTO:

• LIMA, Renata Fernandes de Oliveira. Gestão Estratégica de Pessoas – Uma Ferramenta Poderosa.

Palavras chave: Gestão de Pessoas, Vantagem Competitiva, Liderança

RESUMO

Neste artigo a autora coloca em foco a importância das pessoas dentro de uma organização, elas podem ser o sucesso ou o fracasso desta.

Retrata a forma como a Gestão de Pessoas evoluiu; antes o chefe era o centro de toda a organização e o funcionário era tratado apenas como empregado cumprido ordens. Já com a moderna Gestão de Pessoas humanizasse a organização dando mais valor e motivação ao colaborador para que este não encare a jornada somente como um meio de sustento e sim que seja prazeroso contribuir positivamente para os objetivos da equipe e da empresa.

A autora também aponta a importância de gerir treinamentos eficazes e motivadores e que os Gestores têm que estar preparados para tal feito com postura participativa e capacidade de estimular e orientar o desempenho dos colaboradores, para que possam identificar e analisar problemas organizacionais. A partir disso fica claro que além de investir em tecnologias e maquinários a organização que investe no colaborador e em um ambiente de trabalho agradável tem altos índices de sucesso em números reais. Reafirmar a capacidade eleva a auto-estima, gera consciência profissional e estimula o colaborador a buscar o desenvolvimento profissional; além de garantir vantagem competitiva no mercado, pois o clima organizacional pode refletir no cliente existente ou em potencial de forma positiva ou negativa de acordo com o clima organizacional e conduta do Gestor da equipe.

Existe também a diferença entre Líder e Gerente. O líder tem a capacidade de influenciar pessoas, desenvolver, compartilhar e inovar e estas ações refletem no desempenho da equipe e nos resultados da organização. Já o gerente prioriza estruturas e sistemas, controla e administra. O foco do artigo, neste capitulo, se da à importância de uma boa liderança e enumera os tipos de lideres: Coercitivos, Controladores, Orientadores e Integradores. O quanto é importante os valores éticos e morais desse lideres para gerir uma equipe e quais as características que um líder deve possuir para ter credibilidade junto a equipe. Saber lidar com a diversidade humana, pois estamos lidando com emoções e diversos sentimentos. Deve também saber aplicar ferramentas para reafirmar os valores e objetivos da organização tratando os colaboradores como clientes internos e respeitados como pessoas para ter resultados positivos.

O conhecimento e inovação são fatores chave para garantir vantagem competitiva. Conhecimento é um valioso recurso estratégico para as pessoas e empresas, faz parte do interior de cada individuo e pode ser extraído de vivencia e experiências. A inovação agrega valores com uso de novas idéias primordiais para desenvolver os negócios da empresa, assim a empresa soma vantagens competitivas em relação à concorrência. A inovação torna-se um ponto chave porque é uma forma de evolução e crescimento possibilitando a criação de estratégias e conquista de novos mercados.

Pesquisas também são fundamentais para descobrir respostas diante de problemas com escassez de respostas para solucioná-los. A autora aborda vários tipos de pesquisas que podem ser aplicadas com a finalidade de desenvolver soluções de forma sistêmica.

A autora enfoca a importância da humanização e valorização do colaborador para o sucesso da organização, mostrando que um bom planejamento, boa gestão e ferramentas certas utilizadas nas situações corretas levam ao sucesso pessoal e profissional de todos os envolvidos na organização.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Com os avanços tecnológicos, os clientes cada vez mais exigentes, as empresas vão buscando dia após dia o aprimoramento em áreas impactantes como meio ambiente, informática, automatização, traz como consequência no ambiente interno das organizações um grande desgaste mental e físico de todos os colaboradores da organização. Os colaboradores mesmo em ação são seres vivos sujeitos a razões e emoções, pois da mesma maneira que um funcionário é advertido e absorve e sente o impacto negativo desse contentamento por parte de seu superior, pode e é capaz de sentir a satisfação, eficiência e eficácia da concretização de um grande negócio para a organização, por isso a empresa em geral vem mudando o pensar empresarial de funcional para sistêmico ou por processos, onde cada departamento ou setor será importante na etapa seguinte.

A Gestão Estratégica de Pessoas é o equilíbrio indispensável nas organizações, pois busca entender os colaboradores e o contexto no qual estão inseridos. O investimento no capital humano traz benefícios e representa o diferencial competitivo, pois são as pessoas que promovem e mantém o sucesso organizacional. Com isto partimos do ponto em que o principal foco não é apenas o cliente, valorizando o profissional ele passa a colaborar com o crescimento da empresa e o Gestor entende que para que a satisfação chegue ao cliente ela deve primeiro passar pelos colaboradores de sua equipe.

Visando sensibilizar o Sr. Pedro, Diretor Geral e Proprietário da  Gráfica Impress, a adotar o sistema de Gestão de Pessoas em sua empresa criamos um organograma para que ele, visualmente, perceba as vantagens do planejamento estratégico:

[pic 1]

Gráfico 1-Planejamento Estratégico

A criação de Missão, Visão e Valores é de extrema importância para que a empresa possa definir quais são seus reais objetivos presentes e futuros e que todos os seus colaboradores também possam ter a visão a respeito da empresa e seu futuro.

A Política de Cargos será usada para a descrição de todos os cargos e funções presentes na organização.

Remuneração Estratégica busca o método de aprimoramento das políticas de remuneração, beneficiando também colaboradores que contam somente com salário fixo.

Gestão por Competências utilizando-se das descrições dos cargos e funções efetua-se a análise e atribuição de competências para cada função.

TD&E intensificar os treinamentos através de assinatura com empresa especializada em cursos e fechar convênios com faculdades e escolas técnicas especializadas para incentivar os colaboradores a buscarem se aprimorar através dos estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com