TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA CULTURA E DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA Curso de Gestão de Recursos Humanos

DISCIPLINA: GESTÃO DA CULTURA E DO CLIMA ORGANIZACIONAL

CABO FRIO 2018

Schein traz a seguinte definição de cultura organizacional: "é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas." (SCHEIN apud LUZ, 2003, p. 15)

Portanto, o clima organizacional é um conjunto de atitudes e valores que um grupo de pessoas cultiva em seu ambiente empresarial. Em nosso cenário atual de crescente competitividade, o sucesso de uma empresa está a cada dia mais ligado a qualidade de vida e bem-estar dos seus colaboradores, bem como no modo em que a gerência incentiva e mantém a relação dos seus clientes internos e externos.

Desse modo, é imprescindível que se saiba a visão que os funcionários têm sobre a empresa em que trabalha e como estão as interações nesse ambiente a fim de promover otimização na comunicação, gerar um ambiente seguro, diminuir a rotatividade e reconhecer a necessidade de especialização e treinamento, haja vista que a estratégia de utilizar o clima organizacional como um diferencial competitivo tem surtido um rápido efeito quanto a atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem e destacar a empresa no mercado através de títulos recebidos como as “Melhores Empresas para se Trabalhar” e/ou do “Prêmio Nacional de Qualidade”.

Nesse sentido, a pesquisa de clima vem para identificar os possíveis problemas e, posteriormente, ajudar a solucioná-los. Uma boa pesquisa não deve impor obrigatoriedade, mas deve haver voluntariado e asseguração de confidencialidade. Assim será possível criar um canal de comunicação direta entre o colaborador e diretoria, onde possa espontaneamente manifestar sua opinião com garantia de que ele será não apenas escutado, mas ouvido genuinamente.

Questões da pesquisa de clima organizacional:

1- Pensando em uma escala de 0 a 5, onde 0 é não gosto nada e 5 é gosto muito, o quanto você gosta de trabalhar aqui?

2- Você tem autonomia para tomar decisões relacionadas às suas próprias tarefas?

3- Em geral, o seu trabalho é estressante?

4- Seu gerente, supervisor ou coordenador costuma dar apoio ao seu trabalho?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com