TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA CULTURA E DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DA CULTURA E DO CLIMA ORGANIZACIONAL

ANA PAULA DIAS JOSELLI

PROJETO PESQUISA DE CLIMA

RIO DE JANEIRO - RJ

2019


Muito tem se discutido sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável nas empresas. “Apesar de as pressões competitivas na maioria das organizações estarem mais fortes que nunca, algumas delas estão tentando obter vantagem competitiva ao promover um ambiente de trabalho positivo” (ROBBINS, 2010, p. 20).

Para que o ambiente de trabalho propicie conforto, segurança e todos os requisitos necessários ao bom desenvolvimento das atividades, os gestores devem atentar-se constantemente com a manutenção do ambiente de trabalho e um fator determinante é o clima organizacional, pois, de acordo com Chiavenato (2014, p. 470): “A percepção sobre clima organizacional afeta o comportamento dos funcionários e pode servir como um instrumento administrativo para integrar a motivação pessoal com o objetivo da organização”.

 Para compreendermos o que é pesquisa de clima organizacional (PCO), é necessário que primeiro saibamos o que é cada um dos elementos que compõe esse termo. O ato de pesquisar é o conjunto de atividades que tem por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico, etc.  Já clima organizacional, possui diversas definições dentre as quais destacamos Chiavenato (2003): “clima organizacional é a qualidade do ambiente psicológico de uma organização, em decorrência do estado motivacional das pessoas. O clima pode ser favorável, quando é receptivo e agradável, ou negativo e desfavorável, quando é frio e desagradável”.

Com isso, definimos então pesquisa de clima organizacional como sendo uma forma de avaliar se o clima organizacional está agradável, motivando a equipe ou desagradável, ajudando a aumentar o nível de insatisfação dos colaboradores.

Temos como objetivo principal da pesquisa de clima, preencher as lacunas entre a organização e a motivação dos empregados, aumentando a qualidade de vida no trabalho, maximizando a satisfação destes e, alcançando os objetivos da empresa.

A pesquisa de clima organizacional é na maioria dos casos, benéfica pois ajuda a identificar problemas que não são evidentes, economiza tempo e dinheiro que seriam gastos com novas contratações caso o colaborador se sinta desmotivado e queira deixar a empresa, aumenta a produtividade, melhora a comunicação e identifica possíveis necessidades de treinamento. Além de demonstrar aos colaboradores que a organização se preocupa com a opinião deles e que é muito importante que eles se sintam motivados, dizendo o que pode ou não ser melhorado.

A maior desvantagem é diretamente ligada a percepção dos colaboradores, pois caso estes percebam que tudo o que sugeriram não foi aplicado, a pesquisa pode acabar tendo efeito contrário ao objetivo, por isso é muito importante ouvi-los e verificar os melhores meios para agradar cada um individualmente, mas também de forma coletiva.

Para que tal pesquisa seja implantada de forma correta, é necessário cumprir algumas etapas, como: identificar os objetivos (definir "o que se quer saber", e posteriormente " o que será feito com os resultados); comunicar o processo (informar aos gestores sobre a realização da PCO, assim como seus benefícios para a organização e os funcionários); difusão da proposta (detalhar a PCO através de reuniões de departamento e canais de comunicação interna); sigilo e credibilidade da PCO (assegurar aos funcionários que seus questionários serão mantidos em sigilo, e que nenhuma ação punitiva será tomada, caso não concordem com determinadas ações da empresa ou dos superiores); definir indicadores (definir os tópicos que serão abordados); elaborar o questionário (definir as questões do questionário que irá compor a PCO, lembrando que o mesmo deverá ser pautado de acordo com a realidade da organização); aplicar a ferramenta (divulgar antecipadamente para que a participação alcance o maior número de pessoas dentro da organização); dia da PCO (o local deve ser adequado e tranquilo, para que os funcionários se sintam à vontade e seguros); entrega do questionário ( ao final do preenchimento, o funcionário deverá entregar o questionário ao responsável pelo processo, que ficará responsável pelo encaminhamento do mesmo ao RH); compilar os dados da PCO (o RH irá compilar as informações e identificar os erros e acertos da gestão. O resultado deverá ser encaminhado a direção para que as providências sejam tomadas); divulgar os resultados (finalizando o processo, os resultados devem ser divulgados aos funcionários, juntamente com as ações que serão adotadas pela empresa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (216.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com