TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CONFLITOS: UM ESTUDO DE CASO NUMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR DE VESTUÁRIO

Por:   •  22/12/2020  •  Resenha  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE                                                                            CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA                                                                     CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS                                                                              DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL                                                  PROFESSOR: MELINA SOUSA GOMES    

ALUNOS:

 ITALO DA SILVA TORRES

JOANA LARISSA DOS SANTOS FELIX

BRUNA VALÉRIA MARTINS MENEZES

LUCAS DE MELO ARAÚJO FANJAS

RESENHA DO ESTUDO DE CASO “GESTÃO DE CONFLITOS: UM ESTUDO DE CASO NUMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR DE VESTUÁRIO”

FORTALEZA

2020

A gestão de conflitos dentro de uma organização é um dos maiores desafios a serem enfrentados pelos gestores. Além de ser um grande desafio, os conflitos são inevitáveis e está sempre presente no cotidiano de qualquer empresa.  Os conflitos podem ser internos, quando ocorre intimamente dentro de uma pessoa em relação aos seus sentimentos, opiniões, motivações, desejos, entre outros; ou externos, quando ocorre entre duas pessoas ou mais, denominado, assim, conflito social. Essa relação será vista mais para frente, no estudo de caso. Geralmente essas ações conflituosas ocorrem porque as pessoas não possuem interesses e objetivos idênticos, fazendo com que os colaboradores se oponham a cooperação e deem espaço para o antagonismo e a discórdia.

O conflito pode gerar efeitos negativos e positivos. Alguns efeitos negativos ou destrutivos são um trabalho hostil, gasto de energia para lidar com a situação e não com o trabalho, comportamentos de tensão no qual implica um mau funcionamento da organização, já que o mesmo vai prejudicar o desempenho das tarefas e o bem-estar das pessoas. Já alguns efeitos positivos seria a possibilidade de a equipe descobrir novas formas de se realizar certas tarefas, de corrigir problemas existentes afim de evitar problemas mais graves, de proporcionar soluções para que ambas as partes saiam ganhando e a identificação da identidade individual de cada um dentro de um grupo.

A partir da análise do estudo de caso, foi identificado que a coleta de dados aconteceu em outubro de 2013, com o gestor e seis dos dez vendedores das lojas. A coleta dos dados aconteceu através de uma entrevista semiestruturada e foram abordadas as questões conflituosas que tinham maior impacto na empresa, com o intuito de entender as ações específicas quanto à resolução de conflitos, a atuação do gestor na administração desses problemas e o processo de comunicação entre o líder e a equipe.

A empresa é do ramo varejista, no qual se trabalha com vestuário e está no mercado há 19 anos. Ela é composta por duas lojas, sendo uma delas voltada para o público feminino e outra para o público masculino. O principal gestor é o proprietário, no qual não possui formação na área, mas tem anos de experiência no mercado e sua esposa administra a unidade voltada para o público feminino. Apesar do aumento de sua receita ao longo do tempo, alguns conflitos foram evidenciados. A análise de resultados foi apresentada em duas partes: na visão da percepção do gestor e na percepção dos empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (154.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com