TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA: Um estudo de caso em uma microempresa de moto peças.

Por:   •  4/4/2019  •  Monografia  •  18.500 Palavras (74 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 74

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-UNIMONTES

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

SETOR DE ESTÁGIO

ANDRÉIA DE CÁSSIA ALVES RIBEIRO

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA: Um estudo de caso em uma microempresa de moto peças.

Brasília de Minas – MG

Novembro - 2015


Andréia de Cássia Alves Ribeiro

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA: Um estudo de caso em uma microempresa de moto peças.

Monografia apresentada à banca examinadora, como requisito para a conclusão do curso de Administração e obtenção do título de bacharel em Administração na Universidade Estadual de Montes Claros.

 

Área de concentração: Finanças

Orientador: Prof. Ms. Roberto César Faria e Silva

Brasília de Minas – MG

Novembro - 2015

Andréia de Cássia Alves Ribeiro

GESTÃO DE FLUXO DE CAIXA: Um estudo de caso em uma microempresa de moto peças.

Monografia apresentada à banca examinadora, como requisito para a conclusão do curso de Administração e obtenção de título de bacharel em Administração na Universidade Estadual de Montes Claros.

Orientador: Prof. Ms_____________________________________

Roberto César Faria e Silva

Membros: Prof. Ms ______________________________________

Júne  Marize Castro Silva Martins

Membros: Prof. Ms _______________________________________

Karla Veloso Coura

Brasília de Minas – MG

Novembro/2015


Dedico este trabalho à minha Mainha e meu Papai (in memorian), aos quais devo tudo que sou e tenho. Exemplos para toda a vida.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente Àquele digno de toda honra e glória, Deus, pelo dom da vida e livre arbítrio para escolher aquilo que me faz bem e me dignifica.

Agradeço ao meu Pai, pela rigidez de sua educação. À ele devo minha honestidade, minha vontade de querer sempre buscar mais e melhor não somente para mim, mas para aqueles que me cercam. Amo você meu pai para além da vida. E meu maior desejo era ter você sempre comigo comemorando nossas vitórias.

A Mainha agradeço pelo apoio de sempre. Pela confiança depositada no meu potencial, pelo colo que me aconchega em todos os momentos difíceis dessa vida.

Agradeço a eles, meus irmãos: Fernando, pelo modelo de paciência; Fagner, pela oportunidade de realização desse trabalho na Central Motos e pelos ensinamentos; Gilmar pelo carinho e mimos dedicados a mim e a Rogério, pela alegria que me proporciona pela presença em minha vida.

Agradeço as minhas lindas e amada irmãs: Graciele pelo zelo e pela disponibilidade sempre que precisei; Sandra, pelos conselhos que acalmam esse coração e Daiane pela alegria e palhaçadas que contagiam todos ao seu redor.

Aos amigos que sempre fizeram parte dos meus sonhos e objetivos agradeço pelo apoio e torcida.

Ao meu orientador Roberto César pela paciência e dedicação durante a confecção dessa monografia.

Aos colegas, em especial Raiany e Ítalo que tornaram essa caminhada menos árdua, ao corpo docente, aos funcionários da Unimontes, meu muito obrigado por fazerem parte e contribuírem na minha formação, no meu crescimento pessoal e profissional.


“O segredo do sucesso não é prever o futuro, é criar uma organização que prosperará em um futuro que não pode ser previsto.”

Michael Hammer

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo verificar como é gestão do fluxo de caixa da Central Motos, empresa de peças e acessórios para motos situada no município de Luislândia. Para tanto, teve como objetivos específicos identificar os processos realizados para a construção do fluxo caixa dentro da empresa, analisar o mesmo durante o último trimestre de 2014 e destacar os benefícios e deficiência da ferramenta analisada, podendo assim sugerir um novo modelo para aprimorar os benefícios e reduzir ou eliminar as deficiências. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa utilizando fontes bibliográficas e documental. Dentre os resultados encontrados pode-se observar que a empresa mantém controle diário das movimentações de caixa e tem uma visão do saldo final, no entanto seu modelo de plano de contas é simplificado e não possibilita uma análise aprofundada das movimentações. O estudo demonstrou que a gestão do fluxo de caixa da empresa tem sido útil, pois a empresa mantém controle sobre o disponível, mas é necessário algumas modificações na utilização da ferramenta para que esta auxilie mais o gestor na tomada de decisão.

Palavras-Chave: Gestão, Fluxo de caixa, Plano de contas.


ABSTRACT

This study aimed to evaluate how the management of the Central Moto's cash flow works, a company of parts and accessories for motorcycles in the municipality of Luislândia. To this end had the following objectives up the processes carried out for the construction of cash flow within the company, analyze the cash flow of the last quarter of 2014 and raise the benefits and disability of the analyzed tool, thus being able to suggest a new model for improving the benefits and reducing or eliminating the deficiencies. To do so, it was carried out a qualitative and quantitative research using bibliographic and documentary sources. Among the findings it may be noted that the company has a daily control of cash movements and has a vision of the final cash balance, however their account plan template is simplified and does not allow a thorough analysis of the drives. The study showed that the management of the company's cash flow has been helpful, for the company keeps track of what is available, but it is necessary to change the use of the tool so that it can better assist the manager in decision making.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (99.3 Kb)   pdf (547.1 Kb)   docx (200.5 Kb)  
Continuar por mais 73 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com