TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de Pessoa

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.218 Palavras (13 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

        3º SEMESTRE

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA (ATPS) – GESTAO DE PESSOAS

PLANO DE AÇAO COMO GERIR PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAÇOES

MANAUS - AM

ABRIL – 2013

ANTONIO

LUCILA MELO DA CRUZ - RA 378713

ROSANY MARIA PESSOA MOTA - RA 366817

MARIA TAIANE PEDROSA DE LIMA - RA 378394

TEREZINHA DE JESUS COSTA SOARE - RA 349148

PLANO DE AÇAO – COMO GERIR PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAÇOES

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) pelo Prof. Dante Bonetti de Freitas da disciplina de Gestão de Pessoas do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, com a orientaçao do tutor presencial Andre Luiz Sales da Costa.

Manaus, 14 de Abril de 2013

INTRODUÇAO

A visão de gerir pessoas precisa estar voltada para o negócio da organização, para os colaboradores, assim como para o seu próprio comportamento. A área de gestão de recursos humanos tem uma grande parcela de responsabilidade no gerenciar e desenvolver a criatividade como fator de competência, tendo clara a situação atual da organização, identificar necessidades futuras e estabelecer planos de ação.

A necessidade de alterações nos padrões de valorização social e cultural, bem como das condições de vida, passam a ser um ponto importante a ser observado, pois, somente assim consegue-se integrar as expectativas dos empresários com as dos funcionários.

No âmbito da empresa trabalhada em nossa pesquisa, podemos observar que ao longo dos anos vem acontecendo um conjunto de ações e praticas direcionadas as melhorias de processos administrativos e de qualidade de vida no trabalho.

 Levando em consideração a pesquisa realizada, direcionamos nosso plano de ação com a proposta para implementar uma politica de gerenciamento de pessoas que permita conciliar as expectativas necessidades dos colaboradores com a empresa, de modo a gerar satisfação pessoal e melhor desempenho profissional. E com isso diminuir o grande índice de absenteísmo na empresa.

Na busca do cumprimento desses objetivos, organizamos ações direcionadas para a avaliação dos indicadores de doenças ocupacionais e dos motivos mais prováveis de absenteísmo ganham evidencia, sendo assim, foi possível identificar as causas mais frequentes e desenvolver estratégias que melhor se adequam a prevenção e diminuição das mesmas.

Nos últimos anos percebe-se que as organizações vêm preocupando – se com a saúde das pessoas, na busca de maior produtividade e eficiência na sua atuação. Empresas publicas e privadas desenvolvem ações que visam diminuir a ocorrência do absentismo visto como uma das principais preocupações dos gestores na questão da produtividade empresarial.

A Melhor gestão é onde coloca as pessoas certas segundo suas habilidades e conhecimentos e da a ela condições de manifestar esse conhecimento, incentivar o envolvimento com as metas e diretrizes da empresa, gerando um ambiente de cooperação.  Onde cada um é respeitado apesar de suas diferenças. Na Moderna Gestão de Pessoas, os empregados são chamados de colaboradores e os chefes de gestores, visando à valorização dos profissionais e do ser humano.

Fischer (2002, p.12) atribui à gestão de pessoas, a seguinte definição:

Gestão de pessoas é a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. Para isso, a empresa se estrutura definindo princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão. Através desses mecanismos, implementa diretriz e se orienta os estilos de atuação dos gestores em sua relação com aqueles que nela trabalham.

A mudança organizacional é um fenômeno que ocorre necessariamente em um contexto de interações sociais humanas, que constituem e são constituídas por comunicação. Para a implantação de um projeto é de extrema importância que as pessoas envolvidas na organização estejam na mesma visão de comprometimento e capacitação. Por esse motivo, a formação de pessoal é um dos requisitos de sucesso para qualquer projeto de inovação. Trata-se de uma preparação para garantir o sucesso do programa.[pic 2]

A gestão de pessoas vem para auxiliar a coordenação dos esforços das pessoas que trabalham em uma organização e que tem como objetivo tornar real a missão organizacional bem como promover a realização pessoal. Nenhuma empresa sobrevive sem esta sinergia. Antes de tudo, são necessário que se saiba dois conceitos, para que se possa falar na relação entre empregador e empregado. O primeiro é o conceito de empregador, que é aquele que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Já o segundo, é o conceito de empregado, que é toda pessoa física que presta serviço de natureza não eventual a empregador.

A empresa deve oferecer ao empregado a oportunidade de crescimento e reconhecimento pelo trabalho executado para motivação e satisfação do mesmo, uma organização para ter sucesso deve manter uma ótima relação com seus colaboradores.

RELATORIO DO FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTAO DE PESSOAS

O filme retrata a realidade dos trabalhadores nos anos 30, onde o principal foco das fábricas era o lucro e consequentemente o aumento continuo de produtividade. Em uma época onde não havia direitos do trabalhador e nem leis ou órgãos que os protegessem, as empresas exerciam total controle sobre seus funcionários e os exploravam, os mesmos, trabalhavam em uma carga horária extremamente rigorosa e abusiva, o ritmo de produção era sempre acelerado e a existia uma pressão dos supervisores sobre os que estavam exercendo a função para que o processo não parasse. Devido ao surgimento de máquinas, a procura por emprego era enorme e as pessoas não eram qualificadas para suas funções, apenas executavam de maneira mecânica a mesma atividade durante todo o dia de trabalho e o ritmo de trabalho era determinado pela velocidade das máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (286.9 Kb)   docx (644.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com