TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de Pessoas

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.271 Palavras (14 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        DESCRIÇÃO DE CARGOS        

2.2        RECRUTAMENTO        

2.3        TÉCNICAS DE SELEÇÃO        

2.4        CONTRATO DE TRABALHO        

2.5        INTEGRAÇÃO        

2.6        AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A partir das necessidades existentes e futuras dos Recursos Humanos da organização é realizado o Recrutamento, que requer planejamento detalhado, e para que o processo seja eficiente e eficaz o quantitativo de candidatos devem ser suficientes e adequados ao processo seletivo.
O Recrutamento é o processo que objetiva identificar e granjear por meio das mídias de comunicação e pesquisas, candidatos disponíveis no mercado de trabalho, com potencial para o cargo vago.

Inicialmente, para o Recrutamento, é necessário a descrição do cargo à ser preenchido, ação primordial para a elaboração de uma análise orientativa, sobre onde buscar os candidatos mais adequados e como deverá transcorrer o processo de recrutamento.

O Recrutamento pode ser interno ou externo. No primeiro caso, a busca é realizada na própria empresa, e no recrutamento externo a busca é realizada no mercado de trabalho.

O Recrutamento externo é mais oneroso para as organizações, pelo fato de que deverá haver treinamentos para sua inserção na cultura, bem como conhecimento das normas internas da organização.

A seleção visa o preenchimento da vaga pela pessoa mais adequada ao cargo e é realizada com os candidatos já recrutados possibilitando a melhor escolha. São muitos os métodos aplicados para seleção de pessoal e os mais utilizados são:

Entrevistas (inicial e final), provas, testes de conhecimentos gerais e específicos, psicotécnicos, de capacitação e dinâmicas.

A necessidade de profissionais capacitados é grande e o desafio para os recrutadores está em encontrá-los. As organizações estão investindo maciçamente no setor de Recurso Humano para a melhor captação de pessoal.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. DESCRIÇÃO DE CARGOS

TÍTULO DO CARGO: Gerente Comercial


AREA: Comercial


DESCRIÇÃO SUMÁRIA/MISSÃO Elaborar planos estratégicos das áreas de comercialização, para consultoria; programar atividades e coordenar sua execução, assessorar a diretoria e setores da empresa, na área de atuação, gerenciar recursos humanos, administrar recursos materiais e financeiros e promover condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade.


DESCRIÇÃO DETALHADA/RESPONSABILIDADES - Elaborar plano estratégico das áreas de comercialização; - Estabelecer políticas e procedimentos de comercialização; - Pesquisar mercado; - Analisar tendências de mercado; - Analisar fatores econômico-financeiros; - Estabelecer metas e indicadores de desempenho;- Planejar ações para promoção de imagem institucional;- Planejar campanhas publicitárias;- Planejar campanhas de vendas;- Planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários).


ESPECIFICAÇÃO/REQUISITOS 1. Instrução: Superior completo. 2. Conhecimentos: Pacote Office avançado, Inglês domínio. 3. Experiência: 04 anos. 4. Habilidades Humanas: Liderar pessoas, capacidade de negociação, tomar decisões.


 

  1. RECRUTAMENTO

O método utilizado para o recrutamento conta com 3 etapas distintas:
Planejamento: diz respeito à definição do perfil de competências que a empresa deseja, assim como à definição das fontes de atração dos candidatos.


Execução: análise dos currículos, do histórico da vida profissional do candidato e, atualmente, pesquisa nas redes sociais.


Avaliação dos resultados: nesta fase definem-se os candidatos que serão submetidos à seleção. As informações sobre o candidato deverão ser comparadas com as competências que a empresa deseja adquirir, manter ou desenvolver de uma forma coerente. 


Utiliza-se tanto o recrutamento interno quanto o externo, dando prioridade ao recrutamento interno, visando incentivar aprimoramentos e valorizar colaboradores que investem na carreira, criando comprometimento com a empresa.

  1. TÉCNICAS DE SELEÇÃO

Seleção por competências (conhecimento, habilidades e atitudes).
Saber, saber fazer e fazer acontecer.


1. Mapeamento das competências inerentes ao cargo;


2. Validação das competências;


3. Descrição das competências;


4. Definição dos indicadores das competências.


Entrevista de seleção por competências:


Preparação
Introdução
Descrição das responsabilidades e contexto


Eventos de sucesso


Eventos frustrantes


Questões sobre competências específicas


Encerramento da entrevista 


Avaliação
Comparação
Escolha.


Testes de conhecimento: 


São os medem os conhecimentos gerais e específicos dos candidatos, podendo ser orais ou escritos, visando medir o grau de informação do candidato sobre aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos do momento atual e as tendências futuras.
Visa também medir a informação que o candidato tem acerca do segmento de mercado que a empresa atua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com