TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de pessoas

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.193 Palavras (17 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

As organizações atuais levaram a competição a outro nível, além de brigarem por uma fatia de mercado, elas se enfrentam na procura de colaboradores que contribuam de maneira positiva ao capital humano da empresa. No passado os funcionários eram vistos como ferramentas da produção, hoje eles representam uma importante fonte para obtenção de vantagens competitivas. Para competir no atual ambiente globalizado, as organizações tende a valorizar as habilidades, os conhecimentos e as experiências de seus recursos humanos.

Em busca de obter o máximo de seus colaboradores as organizações aplicam ações para capacitar seus funcionários, mas essa tarefa é longa e é preciso um bom planejamento para obter resultados positivos sem desiquilibrar os outros processos da empresa.

A organização deve organizar o capital humano de modo que os indivíduos produzam mais do que fariam como colaboradores individuais, portanto uma equipe formada por colaboradores capacitados e motivados tendem a ser muito mais que a soma dos indivíduos que a compõem.

ABSTRACT

Today's organizations led the competition to another level, and scrambling for a slice of the market, they face in finding employees who contribute positively to the human capital of the company way. In the past, employees were seen as tools of production, today they represent an important source for obtaining competitive advantages. To compete in today's globalized environment, organizations tend to value the skills, knowledge and experience of its human resources.

Seeking to get the most from their employees ' organizations apply actions to empower your employees , but this task is long and it takes good planning to get positive results without unbalancing the other processes of the company.

The organization should organize human capital so that individuals produce more than they would as individual contributors, so a team of skilled and motivated employees tend to be much more than the sum of the individuals who compose it.

 INTRODUÇÃO

Esse trabalho é baseado na pesquisa realizada na empresa de pequeno porte nomeada de COMERCIAL MARIANA, sendo uma organização com fins lucrativos que atua na comercialização de produtos tangíveis de materiais para construção, decoração e reforma.

A pesquisa foi concentrada no setor de RH da organização, tendo como foco o treinamento dos funcionários em busca de um excelente desempenho dos colaboradores como forma de competir em um mercado muito concorrente com a presença de fortes e grandes empresas.

Foi desenvolvido o processo de desenvolvimento, e treinamento com o objetivo de dar auxílio nas estratégias da organização, pois, lida com o alcance dos objetivos, treinam os trabalhadores da organização nos requisitos necessários a fim de competir no mercado atualmente concorrente, desenvolve competências, disseminam os valores a missão a visão os objetivos as metas da organização entre outros.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2. 1 - GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas poderia confundir a própria historia da administração pelo seu desenvolvimento que se iniciou como administração cientifica em varias pesquisas de Taylor nos Estados Unidos e Fayol na França no início do século XX, e se transformou em um movimento que fundamentou a racionalização do trabalho pelos métodos científicos utilizados para proporcionar maior produtividade à força de trabalho. Em seguida na mesma década outro movimento foi desencadeado para se opor à administração cientifica, tendo como principal defensor o psicólogos Elton Mayo, cujas pesquisas ressaltaram que a importância dos fatores psicológicos e sociais para a produção. Essa escola foi chamada Escola das Relações Humanas. (GIL 2001)

Os primeiros estudos sobre liderança, democracia no trabalho e motivação surgiram em estudos realizados na década de 1940. Foi exatamente nesse cenário que passou a ser valorizada a função e atenção ao pessoal, pois até então era de terceiro escalão de chefe de pessoal, onde passou a ganhar um status de gerencia. Esse foi um dos marcos de grande importância, pois na hierarquia natural das organizações, essa função subiu um degrau de grande importância na estrutura organizacional, pois deixa de ser uma função operacional e passa a se tornar uma função tática. (MARRAS, 2000)

O recurso mais importante passou a ser o conhecimento e segundo Davenport & Prusak (apud Pereira & Quelhas, 2005) as pessoas deixaram de ser vistas apenas como recursos ou custos e passaram a se tornar capital humano. Este termo abrange o significado de capacidade, experiência e conhecimento. As pessoas possuem habilidades, comportamentos e tempo próprios, que são elementos que constituem o capital humano, ou seja, o patrimônio pessoal serve como retorno para o investimento em suas atividades.

No mesmo contexto, a organização passa a sofrer impactos e para sua sobrevivência deverá ser privilegiada a mudança e a inovação. Rodriguez (2002) defende que para manterem-se competitivas, as organizações da nova era do conhecimento devem apoiar-se em novo modelo de gestão, considerando três pilares de sustentação: Pessoas, Tecnologia e Processos. Nessas três dimensões, a gestão de pessoas representa a maneira como a organização lidará com as pessoas que trabalham em conjunto. Os recursos organizacionais não precisam mais ser passivamente administrados, mas precisam ser seres inteligentes e pró-ativos, capazes de assumir responsabilidades e iniciativas, possuírem habilidades e conhecimentos que auxiliam os demais recursos inertes como a Tecnologia e os Processos.

De acordo com Chiavenato (2006), a Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade predominante nas organizações, pois é contingencial e situacional e depende de vários aspectos da organização como a cultura, a estrutura organizacional, as características do contexto ambiental, o negócio, a tecnologia utilizada, os processos internos, além de outras variáveis importantes.

Para Fisher e Fleury (apud Calvosa et al, 2005), a gestão de pessoas é um conjunto de políticas e praticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. A expressão gestão de pessoas surgiu em substituição à administração de recursos humanos, que é o termo comum mais utilizado para melhor definir as maneiras de relacionar-se com as pessoas nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (262.2 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com