TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de pessoas

Por:   •  14/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.037 Palavras (21 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Gestão Da Qualidade

Jaisson Espírito Santo Limeira - RA 198521

Samara Correa Almeida - RA 204947

Andrea Alcântara Mariano - RA 194093

João Augusto Oliveira Neto - RA 234992

Paraty, 28 de Setembro de 2013.

Jaisson Espírito Santo Limeira

Samara Correa Almeida

Andrea Alcântara Mariano

João Augusto Oliveira Neto

Atividade Prática Supervisionada

Gestão Da Qualidade

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Administração da Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação à Distância, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Paraty, 28 de Setembro de 2013.


Gestão Da Qualidade

INTRODUÇÃO 

        Gestão da Qualidade é um conjunto de práticas e ferramentas, apoiada em políticas e normas internacionalmente estabelecidas com a finalidade de garantir a qualidade de produtos, processos e serviços,        é uma metodologia de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes. 
        Ou seja, um conjunto de técnicas e ferramentas foi sendo agregado aos sistemas da qualidade tornando-os complexos e robustos, no sentido de envolver todas as pessoas e áreas das empresas para atingir os resultados esperados. 

        A Qualidade atravessa as fases de pré e pós-industrialização sempre procurando atingir objetivos de melhores níveis de excelência, em meio às dificuldades de mercado, produtividade e competitividade. Assim sendo, surge inicialmente a inspeção, com a mera finalidade de separar produtos em “bons e ruins”, posteriormente o controle de qualidade passa a incluir o processo produtivo na avaliação dos produtos, mas ainda não assegura a geração de produtos livres de falhas, visto que as ferramentas avaliam unicamente o fim do processo.  A garantia da qualidade passa então a atuar preventivamente, com inspetores ao longo da cadeia produtiva, surgindo dessa forma, o conceito mais amplo de Qualidade Total que inclui as pessoas na “luta” contra os erros e defeitos em ações globais de atuação. 
        Atualmente um conjunto de técnicas e ferramentas foi sendo agregado aos sistemas da qualidade tornando-os complexos e robustos, no sentido de envolver todas as pessoas e áreas das empresas para atingir os resultados esperados.

        Nos últimos anos, a economia mundial vem passando por um crescente processo de globalização e conseqüente exasperação da competição entre as empresas em um âmbito global.

Como conseqüência desse fato, as empresas brasileiras passaram a encarar a necessidade de adaptar-se a um mercado muito mais competitivo que aquele a que estavam anteriormente acostumadas. Baseando nesta nova realidade, muitas destas empresas estão gradativamente sendo obrigadas a optar entre sintonizar seu desempenho com a das concorrentes ou a abandonar o mercado. 

        fato que vem ocorrendo de forma lenta e gradativa num processo de evolução social, por conseguinte, o consumidor brasileiro vem passando por um refinamento de seu posicionamento.
        Ainda, tendo de encarar estes dois processos simultaneamente, as empresas brasileiras vem sendo obrigadas a acelerar seu processo de modernização com a finalidade de assegurar um crescimento sustentado e até mesmo sua própria sobrevivência. 
        Dentre as inúmeras opções de caminhos a seguir, observa-se que muitas delas envolvem alto nível de dispêndios, tais como a implantação de ERPS, enquanto outras asseguram melhorias a baixos custos, tais como as modernas técnicas de gestão. 
        Assim, nota-se que dentre as opções que preconizam envolver baixos custos, a filosofia da Qualidade Total é objeto de destaque. Tendo sido uma das responsáveis pelo sucesso da indústria japonesa a nível mundial, a filosofia da Qualidade Total já foi exportada com sucesso para empresas em diversos países e inclusive para o Brasil. 


        Entretanto, é importante destacar que a indústria brasileira, porém, não é caracterizadas somente por empresas de grande porte e detentora de um alto nível de profissionais qualificado e sintonizado com as tendências mundiais.

PRINCÍPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE:

Foco no cliente

Liderança

Envolvimento das pessoas

Abordagem de processo

Abordagem sistêmica para a gestão

Melhoria contínua

Abordagem factual para tomada de decisão

Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

O que é qualidade?

        “Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências”. Esta é a definição técnica estabelecida pelo ISO – INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION, situado na Suíça e responsável pelas normas de Qualidade, em diversos setores, no mundo inteiro. Contudo, quando falamos de Qualidade é forçoso render-se a definições mais abrangentes. “Qualidade tem a ver, primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final advirá naturalmente. A Qualidade reside no que se faz, aliás em tudo o que se faz e não apenas no que se tem como consequência disso”. Ou, em outras palavras, todos os processos de uma determinada atividade são importantes; se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade. 


O que é gestão da qualidade e como foi sua evolução?

GESTÃO DA QUALIDADE

É um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que trabalham coordenados para estabelecer e alcançar o cumprimento da política e dos objectivos da qualidade, dando consistência aos produtos e serviços para que satisfaçam as necessidades e expectativas dos seus clientes.

Existe um organismo internacional que dita as normas desse Sistema de Gestão – o ISO – International Organization for Standardization, com sede em Genebra, Suíça. As empresas que se propõem a adotar o SGQ segundo as normas ISO, passam por um longo processo de alinhamento de procedimentos e ajustes tecnológico, físico e de pessoas, além de serem auditadas por organismos certificadores acreditados e, finalmente, a Certificação é concedida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (388.1 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com