TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao de pessoas

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.828 Palavras (12 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA -RIBEIRÃO PRETO – SP

GESTÃO DE PESSOAS.

3º SÉRIE     TG - RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE DE  2015.

ATPS – GESTÃO DE PESSOAS ETAPAS 1 E 2.

DATA DA ENTREGA: 07/04/2015

PROFESSOR: ADRIANO LIMA

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, mostrar claramente todos os processos que envolvem a Gestão de Pessoas. Detalhar e explicar cada processo de forma independente, sendo assim, fazer uma análise do que é necessário, para que a área de Recursos Humanos possa desempenhar com sucesso seu papel dentro das organizações e demonstrar de forma clara o processo para, motivar bem as pessoas a trabalharem melhor. A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Como consultores da empresa GRÁFICA IMPRESS, vamos contribuir, para moderniza-la na Gestão de Pessoas, praticando todos estes objetivos.

  • ETAPA 1 - Aula-tema: Os novos desafios da Gestão de Pessoas. Agregando Pessoas.

Passo 4. 3 - PROPOSTAS DE PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

[pic 2]

As empresas buscam indivíduos que possam compor o seu quadro de funcionários. O objetivo comum é estabelecer uma relação de troca de benefícios, que será mais satisfatória se a pessoa escolhida apresentar os requisitos adequados.

Em virtude desta procura por pessoas adequadas, faz-se necessário a realização de um processo de recrutamento e seleção o mais eficaz possível.

O recrutamento consiste em fornecer à organização um número suficiente de pessoas, aquelas necessárias à organização para a consecução de seus objetivos, a partir de dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. Ou seja, é a busca de canais competentes e efetivos, sendo estes os mais diversos, de fontes de captação de indivíduos necessários e adequados às vagas em aberto.

O recrutamento de seleção interno possui suas vantagens e desvantagens. A tabela a seguir apesenta:

[pic 3]

O recrutamento e seleção é um dos processos fundamentais para o crescimento continuo da organização, pois é responsável pela entrada de pessoas para agrega-las nos setores da organização, e com isso detém o investimento direto do capital intelecto humano, sendo assim ele tem maior atenção a esse processo para evitar gastos desnecessários.

E na "GRÁFICA IMPRESS" foi necessário realizar um processo de atualização e implantação de seleção e recrutamento, para obter identificação com os planos da empresa.

Para dar inicio a este processo, é fundamental para a empresa, segmentar os tipos de recrutamento em áreas. Para que a área que se encontra em uma situação de produção abaixo de todas as demais obtenha maior rotatividade de funcionários, administrando-a com recrutamento misto. Através disto, será melhor na identificação de talentos que estejam mais próximos ao perfil desejado, e também contribui para potencializar e agregar candidatos internos e externos.

Que por sua vez a área de produção requer mais atenção à vista, que há necessidade de processo de recrutamento externo, ou seja, há maior demanda de gastos e tempo para realização.

Porém, agregado a captação bem equalizada é possível ser mais assertivo garantindo redução nos recursos para sua realização e conclusão.

Embora que identificados os processos de recrutamento, é preciso determinar o meio de captação, logo se pode se candidatar as vagas pessoas indicadas, alias não só estas, pois como sugerido pelo grupo de assessores é importante divulgar as vagas de forma a reduzir custos, como em sites gratuitos e outros meios que detenham menores custos e agregue boa qualidade de serviço, garantindo a captação de potenciais colaboradores que não tenham vínculos com empregados da organização.

No inicio do processo as vagas devem conter suas atribuições de trabalho, valores de remuneração e um breve relato sobre os valores e visão da empresa.
Porem, para iniciar a seleção é preciso analisar os currículos, e em seguida medir o grau de instrução dos candidatos aplicando testes de conhecimentos básicos, buscando quais deles tem maior potencial e se aproxima ou está dentro do perfil da vaga. Após selecionar os currículos e selecionar os aprovados aos testes, o próximo passo é entrevistar os candidatos para avaliar suas condições psicológicas, suas experiências, conhecimento, vida social e motivação, eliminando candidatos que fogem do perfil da empresa e da vaga ofertada, por fim se faz necessário aplicar uma dinâmica para avaliar o comportamento do individuo na realização de tarefas, cuja pode ser mais importante no processo, pois avalia atitude, motivação, trabalho em equipe e sobre pressão, deixando mais evidente o perfil do candidato selecionado.

Embora tenha um processo seletivo equalizado é preciso determinar o currículo/perfil alinhado a necessidade da área e também a visão da empresa, portanto temos como exemplo de perfil e conhecimento: 
Perfil: É necessário para atuação na empresa colaborador motivador, analítico, multiplicador, obstinado, centrado e que saiba trabalhar em equipe.
Conhecimento: É importante ter ensino médio sendo um diferencial se cursar ou tiver concluído o ensino superior.
Experiência: Para exercício de atividades é necessário no mínimo seis meses de experiência na área registrada em carteira.
Tratando-se de uma sugestão da assessoria, é importante ressaltar que este processo seletivo está embasado na teoria de “Chiavenato (2006) as etapas do processo de seleção podem ser esquematizadas da seguinte forma: análise curricular, testes, entrevista verificação de referência e dinâmica de grupo”.

 4 – RELATÓRIO.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS

O conhecimento teórico é de muita importância para fundamentar os diversos aspectos da Administração de RH, porém essa teoria precisa ser explicada em termos práticos, para que possa ser aplicada nas empresas, na sua rotina.

 

Apresentamos a seguir algumas etapas sequenciais sobre a operacionalização de planejamento de recursos humanos:

 

 1º PASSO: ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO DE RH

         

Fazer uma análise ambiental sobre os problemas que possivelmente ocorrerão durante o ciclo de planejamento, no meio ambiente externo da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (340.9 Kb)   docx (143 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com